• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

APLICATIVOS DE ROTAS AINDA ERRAM FEIO

identicon por Fernando Calmon
20/02/2020
em Coluna Fernando Calmon, Destaques, Especial - Fernando Calmon - Destaque do Editor, FC
Foto: olhardigital.com.br

Foto: olhardigital.com.br







As recentes enchentes em várias cidades brasileiras, provocadas por chuvas muito acima do normal e grandes erros de projeto da malha viária ou falta de manutenção das vias pluviais chamaram atenção para os graves problemas de mobilidade urbana do Brasil.

No caso específico de São Paulo, com a maior população e frota de veículos do País, que ficou literalmente paralisada por várias horas e em algumas regiões por mais de um dia, ocorreu outro episódio surpreendente. No dia de interrupção total das duas maiores vias expressas da cidade, quem procurasse o caminho para o aeroporto internacional de Guarulhos recebia um tempo de viagem surreal de 43 minutos informado pelos dois principais aplicativos de rotas alternativas, Waze e Google Maps. Esse é o tempo em feriados, domingos ou horários longe do pico.

Desconcertante foi a resposta das duas empresas. Alegaram “apenas desenvolver ferramentas colaborativas que se baseiam nos alertas dos usuários para estabelecer quais pontos das rotas das pessoas estão afetados por incidentes”. Waze acrescentou ainda que troca informações com órgãos públicos. Rádios e TVs de livre acesso, porém, mostravam tudo ao vivo…

Em plena era de desenvolvimento da inteligência artificial, trata-se de algo classificável como desinteligência artificial. Não é crível algoritmos deixarem de detectar problemas, naquele dia e horário, quando milhares de veículos deveriam estar circulando pelas duas vias com inevitáveis longos e enervantes congestionamentos. Com a interrupção de trechos por horas isso teria de ser considerado de alguma forma e não indicar trânsito leve.

Embora os dois aplicativos sejam de uso gratuito, as rotas incluem várias inserções publicitárias que, em teoria, deveriam dar suporte mais do que suficiente para ao menos garantir um nível primário de inteligência artificial. Sempre é bom lembrar que São Paulo é a cidade com maior número registrado de usuários da plataforma Waze no mundo.

O caso lembra o truque que enganou o sistema do Google Maps em Berlim, capital alemã, no início deste mês. Com um carrinho de mão e 99 celulares ali armazenados, o artista Simon Wreckert circulou calmamente puxando sua “carruagem de fogo” e conseguiu esvaziar quase completamente uma via da cidade. A iniciativa foi irresponsável por provocar congestionamentos em outras ruas.

A brincadeira de mau gosto do alemão repercutiu aqui e fica claro que algo precisa ser feito para aperfeiçoar os programas de rotas alternativas. Os dois aplicativos citados prestam, sem dúvidas, relevantes serviços e já livraram milhões de usuários em todo o mundo de milhares de horas perdidas no trânsito. É recurso válido para melhorar a mobilidade urbana, reduzir poluição e gasto extra de combustível.

Também vale relembrar os esforços para evitar áreas mais perigosas em cidades sujeitas à violência. Waze, por exemplo, fez um bom trabalho, iniciado no Rio de Janeiro e depois estendido a outras capitais, ao mapear locais sensíveis e evitá-los ao indicar outros caminhos.

Nada, porém, justifica o erro flagrado em São Paulo e que poderia ter acontecido em qualquer outra cidade do Brasil ou do mundo.

 

ALTA RODA

 

ANTONIO FILOSA, presidente da FCA Latam, confirmou a estratégia de 25 lançamentos no Brasil até 2024 quando se concluirá o atual plano de investimentos. Desse total, seis chegaram ao mercado em 2019 e mais seis, virão este ano. Para 2020, indicou uma picape grande (Ram 1500), a picape leve Strada e a importação do Fiat 500 elétrico (em volume simbólico). O sexto produto é a picape Jeep Gladiator, importada da América do Norte.

FALTAM contabilizar outros três modelos do grupo, que Filosa não abriu aos jornalistas em entrevista em São Paulo. A Coluna aposta nos recém-lançados na Europa modelos híbridos dos Jeep Renegade e Compass que também chegarão importados em pequenos volumes da Itália. O sexto produto é a picape Jeep Gladiator importada dos EUA.

VIRTUS GTS, sexto sedã VW, tem mesmo motor do Polo GTS: 150 cv e 25,5 kgfm. Eixo traseiro com calibração diferente em razão do maior peso e capacidade de carga. 0 a 100 km/h, 8,7 s; 210 km/h, máxima. Câmbio automático 6-marchas. Novo para-choque frontal, faróis full LED, grade, spoiler e saias laterais com friso vermelho, rodas 17 pol. e interior exclusivo. R$ 104.940.

EMBORA sem grandes mudanças, Honda Civic EXL continua um sedã particularmente íntegro e bem agradável de dirigir, em especial pela suspensão independente nas quatro rodas. Câmbio CVT simula sete marchas, mas não empolga. Seu freio ëletomecânocp de imobilização é exemplo de conforto no para e anda do trânsito. Destacam-se espaço para as pernas atrás e porta-malas (519 litros).

PROH PUDOR!, expressão em latim para Ó vergonha!. É o que se deduz sobre projeto, que passou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado: proibir fabricação de motores a gasolina e diesel no Brasil, a partir de 2030.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

RIP GUIA DE RUAS

Próximo

FIAT TORO ENDURANCE 2,0 DIESEL 4X4 2020, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Fernando Calmon

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Antônio Nunes Júnior

FIAT TORO ENDURANCE 2,0 DIESEL 4X4 2020, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In