• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

O FABULOSO RALI DAKAR (COM VÍDEO DE SUA HISTÓRIA)

PERDIDO NO DESERTO, THIERRY SABINE IDEALIZOU O MAIOR RALI DO MUNDO, QUE NESTE ANO, NA ARÁBIA SAUDITA, ABRE UM TERCEIRO CAPÍTULO NA SUA HISTÓRIA

identicon por Wagner Gonzalez
07/01/2020
em Conversa de Pista, Destaques, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
O bugue  SRT de Serradori Mathieu e Lurquin Fabian nas dunas entre Jeffah e AL Wajh (Foto DPPI)

O bugue  SRT de Serradori Mathieu e Lurquin Fabian nas dunas entre Jeffah e AL Wajh (Foto DPPI)







Recém-chegado à quarta década de sua história, o Dakar segue sendo o maior rali-reide do mundo. realizado anualmente, segue fiel tanto quanto possível aos valores do seu criador, o francês Thierry Sabine.

Personagem dos mais ativos, capaz de circular com desenvoltura entre as competições de autos e motos e o mundo da música, ele nasceu em Neully-sur-Seine (pequena cidade de 60 mil habitantes na região de Nanterre, que faz divisa com o noroeste de Paris), no dia 13 de junho de 1949; e viveu até o dia 14 de janeiro de 1986, quando o helicóptero em que viajava foi atingido por uma tempestade de areia no deserto do Mali.

Thierry Sabine, 13/06/1949 –14/01/1986 (Foto: Paris-Dakar-It)

Seu pai, Gilbert Sabine, era um dentista que abandonou a profissão para levar adiante o trabalho do filho, tarefa que em 1993 ele entregou à empresa ASO (Amaury Sport Organisation). Gilbert faleceu no dia primeiro deste mês, aos 98 anos.

Inquieto, Thierry disputou provas de moto e de automóveis, inclusive as 24 Horas de Le Mans de 1975/76/80, criou o enduro motociclístico de Le Touquet, cursou jornalismo e trabalhou como assessor de imprensa do grupo “Il Était Une Fois”, um dos mais populares da França na primeira metade da década de 1970.

Brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin formam dupla importante na categoria SSV (Foto: Maryan Chytka)

Não é, portanto, coincidência que o evento nascido como Paris-Dakar surgiu quando Sabine se viu perdido no deserto que une o Níger à Líbia durante a disputa do rali Abidjan-Nice em 1977. Uma vez encontrado, o inquieto organizador de eventos esportivos e culturais optou por retornar para casa percorrendo as florestas e desertos do norte da África.

O cenário dessa aventura o motivou a criar o evento cuja edição 2020 começou domingo, desta vez, no deserto da Arábia Saudita. Três brasileiros participam da prova deste ano: a dupla formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, atuais campeões mundiais de rali-reide e tripulantes de um SSV Can-Am, e o joalheiro curitibano Antônio Lincoln Berrocal, que pilota uma KTM 450 RR e aos 60 anos é um dos pilotos de mais idade entre os motociclistas inscritos.

Joalheiro, Lincoln Berrocal é um dos pilotos de mais idade da prova, que disputa com uma KTM 450RR (Foto: Dakar 2020)

História do Dakar em vídeo

A história do rali ganhou este ano um resumo bem-humorado, em vídeo, produzido pelos organizadores e que você pode assistir aqui. Com legendas em português, este vídeo de cerca de 14 minutos de duração conta muitos detalhes que raramente são comentados. Nele você terá boas noções da história da prova, da logística que envolve os preparativos de largada, a camaradagem que une os competidores, como acontece cada etapa da competição, e até mostra o equipamento básico das cinco categorias de veículos que participam da competição.

História do Dakar inicia terceiro capítulo no deserto da Arábia Saudita (Foto: Dakar 2020-DPPI)

O que ele não conta é que o primeiro Paris-Dakar poderia ter sido realizado na América do Sul: problemas burocráticos impediram que o projeto fosse adiante, ainda que em 1978 os argentinos tenham organizado uma volta à América do Sul para celebrar a disputa do Campeonato Mundial de Futebol daquele ano no país vizinho. O rali “Vuelta a la América del Sur” saiu de Buenos Aires rumo a Caracas e seu trajeto de 28.592 km — o maior de uma competição automobilística até hoje — percorreu estradas do Brasil, Bolívia Chile, Colômbia Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Réplica do Fusca de Nygaard e Reolon está exposta em Passo Fundo, RS (Foto: Museu do Automobilismo Brasileiro)

Os brasileiros Christiano Nygaard e Neri Reolon foram os melhores na classe A pilotando um Fusca. Uma réplica bem detalhada desse carro está exposta no Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo, RS; o escocês Andrew Cowan e o inglês Colin Malkin (Mercedes 450 SLC 5.0) foram os vencedores na classificação geral.

Edição 2020 do Dakar será disputada em um único país, Arábia Saudita (Foto: Dakar 2020)

Deslocado da África por questões de segurança, a prova de 1988 foi cancelada por ameaças terroristas, ocasião em que o Paris-Dakar foi rebatizado como apenas Dakar e passou a ser disputado na América do Sul até o ano passado, sem jamais ter passado pelo Brasil. Os vastos desertos do Oriente Médio, e a disposição de governos locais para apoiar eventos internacionais facilitaram a segunda grande mudança na história da competição. Este ano o maior rali-reide disputado anualmente em todo o mundo acontece em um único país, a Arábia Saudita.

Incluída entre as favoritas na categoria SSV (da sigla Side by Side Vehicle, nova denominação dos UTVs), a dupla Reinaldo Varela-Gustavo Gugelmin viveu uma situação inusitada na etapa de domingo: uma pedra que atingiu seu SSV forçou os brasileiros a uma solução de emergência. Varela pilotou cerca de 300 km dirigindo o seu veículo com uma chave de fenda, uma inglesa e um grifo, ferramentas transformadas em volante e coluna de direção. Eles estão em décimo lugar na categoria, que tem 46 concorrentes.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

MISSA DE 7º DIA DO MARINHO

Próximo

SÓ 300 QUILÔMETROS DE ESTRADAS: BEM-VINDO À MACEDÔNIA DO NORTE

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Igreja St. Clement, em Ohrid (Foto: Ricardo Gonzlez)

SÓ 300 QUILÔMETROS DE ESTRADAS: BEM-VINDO À MACEDÔNIA DO NORTE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In