• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DA

O CURIOSO MOTOR MWM A ÁLCOOL

NO ÁPICE DA EUFORIA DO PROÁLCOOL, SURGIRAM DIVERSAS INICIATIVAS. MAS NENHUMA COMO ESSA

identicon por Daniel Araújo
27/01/2020
em DA, Destaques, Tecnologia
Tratores Valmet a álcool  (Foto:  wheelsage.org)

Tratores Valmet a álcool (Foto: wheelsage.org)







No ápice do Proálcool na década de 1980, diversos veículos utilitários tiveram versões movidas a combustível de origem vegetal, (conforme já publicado aqui no AUTOentusiastas), todavia, exceto, talvez, os caminhões Chevrolet movidos a álcool (e graças a Eletropaulo e à Sabesp) nenhum teve sobrevida longa.

Nos idos de 1983, a então MWM Motores Diesel apresentou talvez, a mais radical conversão de um motor para uso de álcool: O modelo PID-229.

(Foto: lexicarbrasil.com.br)

Naquela época, a então empresa alemã (hoje a MWM pertence ao grupo americano Navistar, proprietária da International Truck) produzia no país o tradicional, robusto e econômico motor D-229, um motor de 3, 4 ou 6 cilindros em linha, com 0,98-L de cilindrada unitária. O 229, dentre outras características, possui um bloco estrutural (capaz de ser parte integrante do corpo de um trator monobloco) robustíssimo, camisas úmidas removíveis e um virabrequim extremamente robusto, muitas vezes, sendo desnecessário serviço de usinagem em caso de reforma do motor, caso raro.

O MWM D-229-6: motor robusto, bastante pesado e de ampla aplicação, desde geradores industriais, embarcações até tratores de esteira (Foto: lojadogeradordeenergia.com.br)

Tendo em vista a demanda por motores a álcool — bem longe ainda do ridículo “apelido” de etanol — naquela primeira metade da década de 1980, a MWM adotou o uso do sistema dual fuel onde o 229 “queimava” diesel e álcool simultaneamente.

A grosso modo, número de cetanos refere-se ao tempo entre o inicio da injeção e o inicio da ignição do combustível por compressão no interior de um motor de ciclo Diesel. Quanto maior esse número, menor o esse tempo entre injeção e ignição.

Tendo em vista que o álcool etílico hidratado tem um número de cetanos estimado entre 5 e 15 (o atual diesel S-10 é 48 cetanos), a ideia básica foi a de criar um ambiente propício para a combustão do álcool (aumento da pressão e temperatura interna do cilindro) realizada por uma injeção piloto de diesel, e assim, permitindo a injeção do álcool no motor, via um segundo conjunto de injeção.

Para tal, foi necessário a adaptação de um segundo injetor de combustível em cada cabeçote, bem como a colocação de uma segunda bomba injetora rotativa no motor, destinada à injeção-piloto de diesel e tocada por correia sincronizada. A bomba injetora principal, do tipo em linha (e com lubrificação própria — diferentemente da rotativa lubrificada pelo próprio óleo diesel) era para a injeção de álcool no motor.

Em verde, as linhas de combustível a álcool, em vermelho, de diesel (Foto: (Ethanol Summit 2009)

O motor PID-229 (PID de Pilot Injection Diesel) foi lançado em 1983, sendo oferecido nos modelos de 4 e 6 cilindros, sendo imediatamente colocado no mercado pela Valmet (atual Valtra) com os tratores modelo 88 (4 cilindros) e 118 (6 cilindros) e Ford, com o lançamento dos caminhões F-13000A e o F-22000A 6×4.

Especificamente no caso da Ford, não deixa de ser curioso ela adotar o MWM a álcool numa época que ela tinha, como solução de “prateleira” o motor Ford FTO 6.6 do Cargo, facilmente conversível para queima de álcool em ciclo Otto, solução já oferecida no trator 4810 dotado do motor FTO 3.3 da marca.

Ford F-22000. Até 1988 havia, pelo menos em catálogo, a opção a álcool. (Foto: mundodospesados.blogspot.com)

Segundo folhetos da época, o PID poderia queimar, em condições de alta carga, até 90% de álcool e 10% de óleo diesel e em funcionamento normal, 50%/50%, todavia o funcionamento prático desses motores é pouco documentado, remanescendo as lembranças de algumas pessoas que tiveram contato direto com essas máquinas.

O pouco de informações que colhi dão conta que os motores tinham desempenho equivalente ao congênere movido a diesel, todavia o elevado consumo desses motores bem como problemas com os bicos injetores de álcool fizeram com que algumas dezenas de unidades dessas tenham durado menos de dois anos, sendo logo “reconvertido” para queima de óleo diesel.

Linha Valmet de 1984-1985; O 68 empregava o MWM D-229-3; o 88, D-229-4; 118, D-229-6, e o 138, o TD-229-6 turbocarregado. Foi neste ano que o 88 e o 118 tiveram a opção do motor movido a álcool-diesel.
(en.wheelsage.org)

Cerca de 10 anos atrás, o assunto voltou à tona e a International MWM chegou a estudar uma versão do motor MS4.1 (antigo motor Maxion S4) para uso de álcool, entretanto com injeção indireta, no duto, permanecendo o sistema de injeção de diesel sem alterações significativas.

Vale a menção que o uso de injeção piloto de Diesel no motor é uma estratégia hoje, amplamente empregada em qualquer motor de ciclo Diesel moderno, e visa justamente otimizar o ambiente da câmara de combustão para a queima do combustível, melhorando consumo e emissões.

DA





Anterior

REAPARECE O SEGUNDO VEMP

Próximo

É PRECISO REVER CONCEITOS

identicon

Daniel Araújo

Administrador de formação acadêmica, é antes de tudo, um apaixonado por automóveis e aviões. Busca compreender a história existente em um projeto e os porquês técnicos envolvidos. Sua atuação como como gerente de empresa agrícola durante 9 anos aguçou ainda mais essa curiosidade e a levou para os utilitários, máquinas e motores e veículos comerciais. Após excelentes contribuições pontuais ao AE se tornou editor regular.

Próximo
Foto:  José Mário Dias

É PRECISO REVER CONCEITOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In