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Home Destaques

KIA RIO É APRESENTADO

FINALMENTE O KIA RIO CHEGA AO BRASIL

identicon por Gerson Borini
31/01/2020
em Destaques, GB, Lançamentos
Fotos do autor exceto quando indicado diferentemente

Fotos do autor exceto quando indicado diferentemente







O Kia Rio foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016 e reapresentado em 2018, mas só agora toca o solo brasileiro para aumentar as opções de compra no segmento de hatches compactos. O importador tinha a opção de trazer também o modelo sedã, mas decidiu iniciar apenas com o hatch por considera-lo mais bonito e atraente para nosso mercado.

O nome Rio utilizado mundialmente pela Kia desde 2000 não tem nenhuma relação com a Cidade Maaravilhosa brasileira.  Porém, o evento de lançamento desta semana na região metropolitana de São Paulo foi ilustrado com uma decoração carioca.

Kia Rio perante o cartão postal da cidade do Rio de Janeiro (Foto: divulgação)

Perspectivas

O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, fez uma breve explanação mostrando que vê otimismo dos empresários e do mercado com a retomada do crescimento da economia brasileira em 2020. Para isso a marca trabalha com um volume de vendas de 12.000 veículos para o ano, sendo que o Kia Rio deve colaborar com 20% desse volume, ou seja, 2.400 unidades.

Outra estratégia utilizada pela empresa é fortalecer a rede de concessionárias, aumentando a capilaridade através do crescimento do número de pontos de vendas e de assistência técnica. Para isso foi contratado José Luiz Vendramini para liderar o planejamento e crescimento da rede. Vendramini teve uma longa carreira na área comercial e pós-vendas da GM e recentemente estava na Nissan.

Em termos de produto, Gandini adianta que ao longo do ano haverá a substituição de dois modelos, o lançamento de outros novos da marca e a estreia de uma versão híbrida.

Hatch compacto

O Rio tem uma distância entre-eixos bem avantajada para este segmento, 2,580 mm, o que resulta em ótimo espaço interno. Durante o test drive tive a oportunidade de ir de passageiro no banco traseiro e dessa forma pude comprovar que, além de bom espaço para pernas e cabeça, o conforto da suspensão também agrada.

Um dos maiores carros no segmento de hatches compactos

Importado do México, virá em apenas duas versões: LX por R$ 69.990 e EX, por R$ 78.990, preços que sofrem uma grande pressão da desvalorização do real perante o dólar. Ambas têm câmbio automático epicíclico de 6 marchas, controle de estabilidade e tração, central multimídia com tela tátil de 7” e rodas de liga de alumínio de 15”.

Sete cores estão sendo oferecidas para atrair o público alvo de “jovens de espírito”. A estratégia inicial da Kia é vender 80% do volume em versão topo de gama e 20% dá LX.

Motorização

O motor 1,6-l de quatro cilindros em linha e 16 válvulas é flex e tem duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento. O coletor de admissão também é variável, o que ajuda na entrega de 123/130 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 16,0/16,5 m·kgf a 4.700/4.500 rpm, porém proporcionando elasticidade correta..

O motor 1,6-l é o mesmo utilizado nos carros da Hyundai

No pequeno trecho oferecido o motor mostrou boa resposta à aceleração e baixo nível de vibrações. Isso se traduz em bom nível de ruído interno e um maior prazer ao dirigir.

Com peso em ordem de marcha de 1.141 kg, a relação peso/potência fica em 8,7 kg/cv, o que ajuda a explicar a agradável dirigibilidade do carro. A injeção é no duto com bicos injetores aquecidos, o que elimina a necessidade  de sistema de injeção da gasolina para partidas com temperatura ambiente inferior a 18 ºC estando com álcool no tanque,e  tampouco lanças aquecedoras de álcool..

O câmbio automático epicíclico de seis marchas é da “casa”,  da Hyundai Powertrain (HPT), e está muito bem casado com o motor. Foi possível notar que tanto no modo Drive quanto no Manual (movendo a alavanca para a esquerda), as trocas de marcha são suaves. O escalonamento também é bem adequado ao peso do carro e potência do motor, estando a 5ª e 6ª marchas otimizadas para baixo consumo de combustível.

Pelo gráfico dente de serra fica mais fácil visualizar a 5ª. e 6ª. marchas mais longas, favorecendo o consumo em rodovias (Compilado pelo autor)

Em modo Manual, ao passar ligeiramente da rotação de potência máxima do motor, 100 rpm mais, ocorre a troca de marcha, não chegando ao corte de rotação que provavelmente é a 6.500 rpm. A 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor está a 2.800 rpm.

Um ressonador é utilizado na entrada de ar do filtro de modo a propiciar uma mudança no ruído de aspiração, dando assim um som de característica esportiva ao modelo.

Dinâmica veicular

A calibração da suspensão do Kia Rio foi desenvolvida para as condições de piso e uso do México, e dada a similaridade com o Brasil, não foi necessário fazer nenhum ajuste de molas ou amortecedores.

O resultado geral agrada, porém como esta avaliação foi bem curta, vamos esperar uma avaliação “no uso” para passar todas as sensações; um carro de teste já foi solicitado.

Suspensão traseira com eixo de torção vendo-se o freio a tambor; a suspensão dianteira é McPherson com disco ventilado

O sistema de direção é eletroassistido e apresenta um baixo esforço de giro em velocidades de manobra, aumentando progressivamente com a velocidade. O diâmetro de giro é de convenientes 10,2 metros e o volante multifuncional tem ótima empunhadura.

A utilização de pneus 185/65R15 trouxe um bom conforto, baixa aspereza e ótimo nível de ruído de rodagem. Por ser um pneu largamente utilizado em vários modelos, a futura troca será mais econômica, com certeza.

Pneu 185/65R15 é uma medida adotada em vários modelos e com boa aceitação no mercado, principalmente na reposição

Design que agrada

Sem ter um design exterior revolucionário, eu diria que agrada a todos. A grade dianteira é diferente entre as versões no tocante ao acabamento, porém idênticas na sua forma onde nota-se o DNA Kia.

Externamente é possível notar vários apêndices aerodinâmicos que foram instalados para atingir o Cx 0,31.

Linhas modernas e muito bem acabado nos seus detalhes

O interior tem revestimento dos bancos em tecido na versão LX e em “couro” sintético na EX. A distribuição dos comandos é ergonômica e bem estudada. Fica a decepção por ter vidros elétricos com função um toque para subir e descer apenas na versão EX e somente para o motorista. Todas os demais são elétricos, porém sem a função um-toque. Essa característica, além de incômoda,  impede a instalação de um fechamento automático dos vidros ao trancar o carro.

 

Os painéis de portas e painel de instrumentos são abundantes em plástico rígido, o que não tira a beleza do design empregado. É bem-vinda a adoção de apoios de braço acolchoados nas portas dianteiras, trazendo conforto onde é necessário.

Conectividade

A central multimídia de instalação semiflutuante no centro do painel equipa as duas versões. A tela tátil de 7 polegadas tem boa resposta e visibilidade. Através da compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay é possível fazer os espelhamentos de mapa ou reprodução de aplicativos de música e voz.

Desenho do painel de instrumentos é bem moderno e de boa ergonomia

Câmera de ré também é equipamento de série nas duas versões e vem com gráfico auxiliar de manobras projetado na tela do multimídia, porém sem o alerta de obstáculos na traseira, o mesmo na dianteira.

O computador de bordo apresenta as funções básicas de uma viagem (km, média horária e tempo), porém, para consumo de combustível apresenta apenas o consumo instantâneo, não sendo disponível o consumo médio. Segundo o Sr. Gandini esta é uma decisão corporativa da Kia Motors que afeta outros carros da marca, como o Cerato recentemente avaliado pelo Bob Sharp.

O quadro de instrumentos tem um grafismo sóbrio com velocímetro e conta-giros analógicos e de fácil visualização através do volante.

 

Expectativa

Por ser uma novidade no mercado brasileiro, e também por estar dentro do segmento de maior volume de vendas no Brasil, a Kia Motors local deverá ver um aumento no fluxo de interessados e curiosos às concessionárias.

Se por um lado o volume projetado de vendas demonstra um conservadorismo da empresa, por outro lado o objetivo deve ser conceder poucos descontos, de modo a manter a margem de lucro planejada.

Uma das apostas para rápida aceitação no mercado pode ser o carisma da Cidade Maravilhosa. Certamente traria maiores frutos se o lançamento tivesse acontecido em 2016, quando o Rio de Janeiro estava em alta devido à realização das Jogos Olímpicos naquele ano..

GB

 

FICHA TÉCNICA KIA RIO 2020
MOTOR
Denominação F4FA – 1,6 l
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, coletor de admissão variável, injeção no duto, flex, partida a frio com álcool mediante aquecimento dos injetores
Diâmetro e curso (mm) 77 x 85,44
Cilindrada (cm³) 1.591
Taxa de compressão (:1) 11
Potência (cv/rpm, G/A) 123/1307/6.000
Torque (m·kgf/rpm, G//A) 16,0/4.700 // 16,5/4.500
Corte de rotação (rpm) 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000)
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo automático epicíclico Hyundai Powertrain, 6 marchas a frente e ré, trocas manuais pela alavanca seletora,  tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,400; 2ª 2,726;; 3ª 1,834;; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; ré 3,440
Relação do diferencial (:1) 3,437
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 10,2
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante (mm) 370
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Tambor/203
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes
Circuito hidráulico Duplo em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6J x 15
Pneus 185/65R15H
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço e alumínio, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31
Área frontal (calculada, m²) 2,00
Área frontal corrigida (m²) 0,62.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.065
Largura (sem/com espelhos) 1.725/n.d.
Altura 1.450
Distância mínima do solo 140
Distância entre eixos 2.580
Bitola dianteira/traseira 1.518/1.524
CAPACIDADES (L)
Porta-malas (VDA) 325 (1.103 com encostos rebatidos)
Tanque de combustível 45
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.141
Carga útil 469
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d.
Velocidade máxima (km/h, G/A) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) n.d.
Estrada (km/l, G/A) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) 42,8
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.800
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) n.d.
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) 10.000/anual
Óleo do câmbio Não requer troca

 

EQUIPAMENTOS KIA RIO 2020
LX EX
CONFORTO E COMODIDADE
Ajuste de altura do volante de direção S S
Ar-condicionado automático digital com filtro antipólen – S
Ar-condicionado manual com filtro antipólen S –
Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância S S
Banco do passageiro com bolsa porta-revistas no dorso do encosto S S
Banco traseiro bipartido (60:40) e rebatível para ampliação do porta-malas S S
Bancos, volante e alavanca de transmissão revestidos em couro – S
Bluetooth com controle de chamada no volante S S
Chave “Keyless” para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância S S
Console central com descansa-braço, porta-objetos, porta-copos e porta USB para o banco traseiro – S
Console central com porta-objetos e porta-copos S –
Console central com uma porta USB para dados/energia, tomada 12 V e Aux S S
Console no teto com porta-óculos e luzes de leitura S S
Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes S S
Iluminação no porta-malas S S
Maçanetas internas padrão aço escovado S S
Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5″ S S
Para-sol do motorista e passageiro com espelho S S
Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras S S
Revestimento dos apoios de braço em toque macio  nas quatro portas – S
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters S S
Travamento elétrico central das portas e porta-malas S S
Vidros com comando elétrico nas 4 portas, um-toque subida/descida no do motorista S S
Vidros com comando elétrico nas portas dianteiras um´toque e antiesmagamento para o motorista – S
Vidros esverdeados S S
Volante multifuncional com controles do sistema de entretenimento e comando de voz S –
Volante multifuncional com controles do sistema de entretenimento, comando de voz e do controlador automático de velocidade de cruzeiro – S
EXTERIOR E DESIGN S S
Espelhos retrovisores externos com rebatimento e regulagem elétrica, repetidoras de setas  e aquecimento – S
Espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica S –
Faróis de neblina S S
Lanternas de posicionamento dianteiras em LED – S
Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável S S
Maçanetas externas na cor do veiculo S S
Para-choques e retrovisores externos na cor do veiculo S S
Rodas de liga de alumínio de 15″ S S
TECNOLOGIA E SEGURANÇA S S
Acelerador tipo Drive by wire (eletrônico) S S
Acendimento automático dos faróis S S
Assistente de partida em aclive S S
Barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas e zona de deformação programada S S
Câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia S S
Cintos dianteiros com pré tensionador, limitador de carga e regulagem de altura S S
Controle de estabilidade e tração S S
Controle de frenagem em curvas S S
Desembaçador do vidro traseiro temporizado S S
Destravamento automático das portas em caso de colisão S S
Direção eletroassisida indexada à velocidade S S
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior S S
Faróis com luz de assistência de manobra – S
Gerenciamento da estabilidade veicular – S
Imobilizador de motor S S
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED – S
Sensor de monitoramento de pressão dos pneus S S
Sistema Multimídia, com tela de 7″, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e controles no volante S S

 

 





Tags: GBGerson BoriniKiaKia Rio
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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