O Kia Rio foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016 e reapresentado em 2018, mas só agora toca o solo brasileiro para aumentar as opções de compra no segmento de hatches compactos. O importador tinha a opção de trazer também o modelo sedã, mas decidiu iniciar apenas com o hatch por considera-lo mais bonito e atraente para nosso mercado.
O nome Rio utilizado mundialmente pela Kia desde 2000 não tem nenhuma relação com a Cidade Maaravilhosa brasileira. Porém, o evento de lançamento desta semana na região metropolitana de São Paulo foi ilustrado com uma decoração carioca.

Perspectivas
O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, fez uma breve explanação mostrando que vê otimismo dos empresários e do mercado com a retomada do crescimento da economia brasileira em 2020. Para isso a marca trabalha com um volume de vendas de 12.000 veículos para o ano, sendo que o Kia Rio deve colaborar com 20% desse volume, ou seja, 2.400 unidades.
Outra estratégia utilizada pela empresa é fortalecer a rede de concessionárias, aumentando a capilaridade através do crescimento do número de pontos de vendas e de assistência técnica. Para isso foi contratado José Luiz Vendramini para liderar o planejamento e crescimento da rede. Vendramini teve uma longa carreira na área comercial e pós-vendas da GM e recentemente estava na Nissan.
Em termos de produto, Gandini adianta que ao longo do ano haverá a substituição de dois modelos, o lançamento de outros novos da marca e a estreia de uma versão híbrida.
Hatch compacto
O Rio tem uma distância entre-eixos bem avantajada para este segmento, 2,580 mm, o que resulta em ótimo espaço interno. Durante o test drive tive a oportunidade de ir de passageiro no banco traseiro e dessa forma pude comprovar que, além de bom espaço para pernas e cabeça, o conforto da suspensão também agrada.

Importado do México, virá em apenas duas versões: LX por R$ 69.990 e EX, por R$ 78.990, preços que sofrem uma grande pressão da desvalorização do real perante o dólar. Ambas têm câmbio automático epicíclico de 6 marchas, controle de estabilidade e tração, central multimídia com tela tátil de 7” e rodas de liga de alumínio de 15”.
Sete cores estão sendo oferecidas para atrair o público alvo de “jovens de espírito”. A estratégia inicial da Kia é vender 80% do volume em versão topo de gama e 20% dá LX.
Motorização
O motor 1,6-l de quatro cilindros em linha e 16 válvulas é flex e tem duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento. O coletor de admissão também é variável, o que ajuda na entrega de 123/130 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 16,0/16,5 m·kgf a 4.700/4.500 rpm, porém proporcionando elasticidade correta..

No pequeno trecho oferecido o motor mostrou boa resposta à aceleração e baixo nível de vibrações. Isso se traduz em bom nível de ruído interno e um maior prazer ao dirigir.
Com peso em ordem de marcha de 1.141 kg, a relação peso/potência fica em 8,7 kg/cv, o que ajuda a explicar a agradável dirigibilidade do carro. A injeção é no duto com bicos injetores aquecidos, o que elimina a necessidade de sistema de injeção da gasolina para partidas com temperatura ambiente inferior a 18 ºC estando com álcool no tanque,e tampouco lanças aquecedoras de álcool..
O câmbio automático epicíclico de seis marchas é da “casa”, da Hyundai Powertrain (HPT), e está muito bem casado com o motor. Foi possível notar que tanto no modo Drive quanto no Manual (movendo a alavanca para a esquerda), as trocas de marcha são suaves. O escalonamento também é bem adequado ao peso do carro e potência do motor, estando a 5ª e 6ª marchas otimizadas para baixo consumo de combustível.

Em modo Manual, ao passar ligeiramente da rotação de potência máxima do motor, 100 rpm mais, ocorre a troca de marcha, não chegando ao corte de rotação que provavelmente é a 6.500 rpm. A 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor está a 2.800 rpm.
Um ressonador é utilizado na entrada de ar do filtro de modo a propiciar uma mudança no ruído de aspiração, dando assim um som de característica esportiva ao modelo.
Dinâmica veicular
A calibração da suspensão do Kia Rio foi desenvolvida para as condições de piso e uso do México, e dada a similaridade com o Brasil, não foi necessário fazer nenhum ajuste de molas ou amortecedores.
O resultado geral agrada, porém como esta avaliação foi bem curta, vamos esperar uma avaliação “no uso” para passar todas as sensações; um carro de teste já foi solicitado.

O sistema de direção é eletroassistido e apresenta um baixo esforço de giro em velocidades de manobra, aumentando progressivamente com a velocidade. O diâmetro de giro é de convenientes 10,2 metros e o volante multifuncional tem ótima empunhadura.
A utilização de pneus 185/65R15 trouxe um bom conforto, baixa aspereza e ótimo nível de ruído de rodagem. Por ser um pneu largamente utilizado em vários modelos, a futura troca será mais econômica, com certeza.

Design que agrada
Sem ter um design exterior revolucionário, eu diria que agrada a todos. A grade dianteira é diferente entre as versões no tocante ao acabamento, porém idênticas na sua forma onde nota-se o DNA Kia.
Externamente é possível notar vários apêndices aerodinâmicos que foram instalados para atingir o Cx 0,31.

O interior tem revestimento dos bancos em tecido na versão LX e em “couro” sintético na EX. A distribuição dos comandos é ergonômica e bem estudada. Fica a decepção por ter vidros elétricos com função um toque para subir e descer apenas na versão EX e somente para o motorista. Todas os demais são elétricos, porém sem a função um-toque. Essa característica, além de incômoda, impede a instalação de um fechamento automático dos vidros ao trancar o carro.
Os painéis de portas e painel de instrumentos são abundantes em plástico rígido, o que não tira a beleza do design empregado. É bem-vinda a adoção de apoios de braço acolchoados nas portas dianteiras, trazendo conforto onde é necessário.
Conectividade
A central multimídia de instalação semiflutuante no centro do painel equipa as duas versões. A tela tátil de 7 polegadas tem boa resposta e visibilidade. Através da compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay é possível fazer os espelhamentos de mapa ou reprodução de aplicativos de música e voz.

Câmera de ré também é equipamento de série nas duas versões e vem com gráfico auxiliar de manobras projetado na tela do multimídia, porém sem o alerta de obstáculos na traseira, o mesmo na dianteira.
O computador de bordo apresenta as funções básicas de uma viagem (km, média horária e tempo), porém, para consumo de combustível apresenta apenas o consumo instantâneo, não sendo disponível o consumo médio. Segundo o Sr. Gandini esta é uma decisão corporativa da Kia Motors que afeta outros carros da marca, como o Cerato recentemente avaliado pelo Bob Sharp.
O quadro de instrumentos tem um grafismo sóbrio com velocímetro e conta-giros analógicos e de fácil visualização através do volante.
Expectativa
Por ser uma novidade no mercado brasileiro, e também por estar dentro do segmento de maior volume de vendas no Brasil, a Kia Motors local deverá ver um aumento no fluxo de interessados e curiosos às concessionárias.
Se por um lado o volume projetado de vendas demonstra um conservadorismo da empresa, por outro lado o objetivo deve ser conceder poucos descontos, de modo a manter a margem de lucro planejada.
Uma das apostas para rápida aceitação no mercado pode ser o carisma da Cidade Maravilhosa. Certamente traria maiores frutos se o lançamento tivesse acontecido em 2016, quando o Rio de Janeiro estava em alta devido à realização das Jogos Olímpicos naquele ano..
GB
| FICHA TÉCNICA KIA RIO 2020 | |
| MOTOR | |
| Denominação | F4FA – 1,6 l |
| Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, coletor de admissão variável, injeção no duto, flex, partida a frio com álcool mediante aquecimento dos injetores |
| Diâmetro e curso (mm) | 77 x 85,44 |
| Cilindrada (cm³) | 1.591 |
| Taxa de compressão (:1) | 11 |
| Potência (cv/rpm, G/A) | 123/1307/6.000 |
| Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 16,0/4.700 // 16,5/4.500 |
| Corte de rotação (rpm) | 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000) |
| TRANSMISSÃO | |
| Câmbio | Transeixo automático epicíclico Hyundai Powertrain, 6 marchas a frente e ré, trocas manuais pela alavanca seletora, tração dianteira |
| Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726;; 3ª 1,834;; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; ré 3,440 |
| Relação do diferencial (:1) | 3,437 |
| SUSPENSÃO | |
| Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
| Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
| DIREÇÃO | |
| Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
| Diâmetro mín. de curva (m) | 10,2 |
| Relação de direção (:1) | n.d. |
| Voltas entre batentes | 2,8 |
| Diâmetro do volante (mm) | 370 |
| FREIOS | |
| Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
| Traseiros (Ø mm) | Tambor/203 |
| Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes |
| Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
| RODAS E PNEUS | |
| Rodas | Liga de alumínio, 6J x 15 |
| Pneus | 185/65R15H |
| CONSTRUÇÃO | |
| Tipo | Monobloco em aço e alumínio, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
| AERODINÂMICA | |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,31 |
| Área frontal (calculada, m²) | 2,00 |
| Área frontal corrigida (m²) | 0,62. |
| DIMENSÕES (mm) | |
| Comprimento | 4.065 |
| Largura (sem/com espelhos) | 1.725/n.d. |
| Altura | 1.450 |
| Distância mínima do solo | 140 |
| Distância entre eixos | 2.580 |
| Bitola dianteira/traseira | 1.518/1.524 |
| CAPACIDADES (L) | |
| Porta-malas (VDA) | 325 (1.103 com encostos rebatidos) |
| Tanque de combustível | 45 |
| PESO (kg) | |
| Em ordem de marcha | 1.141 |
| Carga útil | 469 |
| DESEMPENHO | |
| Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d. |
| Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. |
| CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
| Cidade (km/l, G/A) | n.d. |
| Estrada (km/l, G/A) | n.d. |
| CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
| v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 42,8 |
| Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.800 |
| Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
| MANUTENÇÃO | |
| Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
| Óleo do câmbio | Não requer troca |
| EQUIPAMENTOS KIA RIO 2020 | ||
| LX | EX | |
| CONFORTO E COMODIDADE | ||
| Ajuste de altura do volante de direção | S | S |
| Ar-condicionado automático digital com filtro antipólen | – | S |
| Ar-condicionado manual com filtro antipólen | S | – |
| Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância | S | S |
| Banco do passageiro com bolsa porta-revistas no dorso do encosto | S | S |
| Banco traseiro bipartido (60:40) e rebatível para ampliação do porta-malas | S | S |
| Bancos, volante e alavanca de transmissão revestidos em couro | – | S |
| Bluetooth com controle de chamada no volante | S | S |
| Chave “Keyless” para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância | S | S |
| Console central com descansa-braço, porta-objetos, porta-copos e porta USB para o banco traseiro | – | S |
| Console central com porta-objetos e porta-copos | S | – |
| Console central com uma porta USB para dados/energia, tomada 12 V e Aux | S | S |
| Console no teto com porta-óculos e luzes de leitura | S | S |
| Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes | S | S |
| Iluminação no porta-malas | S | S |
| Maçanetas internas padrão aço escovado | S | S |
| Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5″ | S | S |
| Para-sol do motorista e passageiro com espelho | S | S |
| Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras | S | S |
| Revestimento dos apoios de braço em toque macio nas quatro portas | – | S |
| Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters | S | S |
| Travamento elétrico central das portas e porta-malas | S | S |
| Vidros com comando elétrico nas 4 portas, um-toque subida/descida no do motorista | S | S |
| Vidros com comando elétrico nas portas dianteiras um´toque e antiesmagamento para o motorista | – | S |
| Vidros esverdeados | S | S |
| Volante multifuncional com controles do sistema de entretenimento e comando de voz | S | – |
| Volante multifuncional com controles do sistema de entretenimento, comando de voz e do controlador automático de velocidade de cruzeiro | – | S |
| EXTERIOR E DESIGN | S | S |
| Espelhos retrovisores externos com rebatimento e regulagem elétrica, repetidoras de setas e aquecimento | – | S |
| Espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica | S | – |
| Faróis de neblina | S | S |
| Lanternas de posicionamento dianteiras em LED | – | S |
| Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável | S | S |
| Maçanetas externas na cor do veiculo | S | S |
| Para-choques e retrovisores externos na cor do veiculo | S | S |
| Rodas de liga de alumínio de 15″ | S | S |
| TECNOLOGIA E SEGURANÇA | S | S |
| Acelerador tipo Drive by wire (eletrônico) | S | S |
| Acendimento automático dos faróis | S | S |
| Assistente de partida em aclive | S | S |
| Barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas e zona de deformação programada | S | S |
| Câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia | S | S |
| Cintos dianteiros com pré tensionador, limitador de carga e regulagem de altura | S | S |
| Controle de estabilidade e tração | S | S |
| Controle de frenagem em curvas | S | S |
| Desembaçador do vidro traseiro temporizado | S | S |
| Destravamento automático das portas em caso de colisão | S | S |
| Direção eletroassisida indexada à velocidade | S | S |
| Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | S | S |
| Faróis com luz de assistência de manobra | – | S |
| Gerenciamento da estabilidade veicular | – | S |
| Imobilizador de motor | S | S |
| Luz de rodagem diurna (DRL) em LED | – | S |
| Sensor de monitoramento de pressão dos pneus | S | S |
| Sistema Multimídia, com tela de 7″, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e controles no volante | S | S |





