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Home BS

TOYOTA YARIS SEDÃ, UMA REVISITA

FOI A VERSÃO XS CONNECT, QUE NÃO É A TOPO

identicon por Bob Sharp
23/12/2019
em BS, Destaques, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor







 

Fazia algum tempo que eu me perguntava como será o Yaris no uso do dia a dia. Eu só o havia dirigido brevemente em duas ocasiões, numa apresentação prévia duas semanas antes do lançamento, em que fomos da fábrica de motores Toyota, em Porto Feliz, à fábrica do Etios e do Yaris em Sorocaba, às margens da Rodovia Castello Branco, e no lançamento propriamente dito, curto percurso na marginal do Pinheiros congestionada. Assim, solicitei um a Toyota, que cedeu um  sedã XS ao AE.

Essa versão, de preço público sugerido R$ 80.990, é bem parecida com a de topo XLS, de R$ 85.990; e são mecanicamente idênticas. Em relação ao preço de lançamento em agosto do ano passado o XS aumentou exatos R$ 4 mil, 5,2%.

Visual do Yaris está dentro dos padrões autuais e tem o traço da marca

Comparando-o à versão XLS, o XS não tem bolsas infláveis laterais e de cortina, sensor de chuva, maçanetas externas cromadas (pintadas de prata na XS), faróis com máscara negra e luzes de guia em LED, e teto solar.

Desempenho não é extraordinário, mas agrada

O resultado de sete dias andando com o Yaris é que um carro que me agradou. O motor 1,5-litro de aspiração natural parece insuficiente em potência e torque com seus 105/110 cv a 5.600 rpm e torque de 14,3/14,9 m·kgf a 4.000 rpm, mas como precisa deslocar um carro de apenas 1.130 kg de peso em ordem de marcha, o que resulta num relação peso-potência de 10,8/10,3 kg/cv, é bem aceitável em disposição para acelerar e ganhar velocidade. O torque específico na melhor hipótese, 9,9 m·kgf/L, é 1 m·kgf menor que o do motor Fiat Firefly, o campeão brasileiro nesse quesito.

 

A desenvoltura satisfaz, essa versão arranca com facilidade da imobilidade. Estimo (a Toyota não informa) o 0-100 km/h em 11 a 11,5 segundos e velocidade máxima que beira os 180 km/h, coerente com um carro para servir de transporte básico com conforto e bom espaço interno. O porta-malas é de 473 litros, menor que o do irmão Etios sedã e seus superlativos 562 litros, mas aceita levar bastante bagagem. Mas a “boca” do porta-malas mede 960 mm de largura por 450 mm de altura, uma das menores entre os sedãs..

Ajuda o rodar tranquilo e agradável — longe de esportividade — o câmbio automático CVT de sete marchas chamado de Multidrive pela Toyota, com trocas manuais pela alavanca ou  pelas borboletas.. Funciona bem, estando mais para tipo epicíclico do que para relações continuamente variáveis. Sai prontamente nas arrancadas dos semáforos como se não fizesse força e vai trocando marchas automaticamente, com indicação da marcha em uso no quadro de instrumentos. Para quem quer deixar a perna esquerda sossegada vai muito bem.

 

Na relação de marcha mais longa o motor vai sereno a 2.700 rpm a 120 km/h  e o controle automático de velocidade de cruzeiro é comandando por prática e inconfundível pequena alavanca atrás do volante, em posição mais baixa.

O consumo de homologação no Denatran é 12,0/8,3 km/l na cidade e 14,6/10,1 km/l, na cidade. Com gasolina, o consumo oficial foi atingido sem dificuldade, às vezes um pouco pior na cidade  segundo o tráfego. O tanque é menor do que deveria ser, só 45 litros, mas com gasolina o alcance é bom, em torno de 600 quilômetros. Com álcool cai para 450 quilômetros.

 

O comportamento em curva é muito bom e os pneus 185/60R15 são plenamente adequados; o estepe é estreito, temporário. A rodagem mostra bom compromisso entre estabilidade e conforto. A direção eletroassistida perdeu a maior parte da relutância em retornar após uma curva e o centro está mais bem definido. Digamos que agora passa, não incomoda mais. Mas a redução da assistência com o aumento da velocidade é correta.

O Yaris XS recebeu sobrenome Connect por ser possível agora — finalmente — espelhamento de aplicativos em plataforma Android Auto e Apple Car Play,

Da esquerda para a direita: ajuste elétrico da altura do foco dos faróis, desativação do alarme volumétrico e desligamento do controle de estabilidade e tração

Há itens que agradam no Yaris. Caso do ajuste do relógio, feito por dois botões a parte inferior do conta-giros. Simples, fácil e rápido. A partida é por botão e, comum hoje, é assistida, basta um único toque rápido no botão. Melhor ainda é ser desnecessário apertar o pedal de freio o para a partida, ao contrário de alguns carros..E sendo a chave presencial, o acesso ao interior é sem chave, basta tocar num botão da maçaneta da porta do motorista. O mesmo para trancar o carro. Pode parecer futilidade, mas o fato é que se acostuma rapidamente com essas modernidades.

O Yaris XS tem faróis e luz traseira de neblina, nada mais lógico — se tem um tem que ter o outro, o perigoso fenômeno meteorológico não escolhe lugar — mas tem fabricante que acha que não.

Desenho da traseira é harmonioso

Muito bom o computador de bordo, fácil e intuitivo de usar, inclusive com a indispensável repetidora do velocímetro em leitura digital. O quadro de instrumentos tem grafismo clássico, até certo ponto antiquado, mas é belo e sobretudo fácil de ler.

Mas há a esdrúxula solução, herança do Etios, de alojar o macaco sob o banco do motorista. Tirá-lo até que é fácil, mas para fixá-lo no lugar é preciso fazer curso… Falta o útil acionamento rápido das setas, o “pisca-3”, existente em praticamente todos os carros novos hoje.

E a falta das faltas: a luz de rodagem diurna que não vem de fábrica, só colocando o sistema nas concessionárias como acessório original — ao preço superior a R$ 2 mil. O carro revisitado a tinha, um erro, carros de teste devem estar equipados do jeito que saem da linha de produção.

Para fechar a revisita, fiquei com impressão bem  melhor do Yaris do  que quando o dirigi no começo, como dito. Tem todos os atributos do seu irmão mais velho Etios, mas tem linhas incomparavelmente mais atuais e bonitas.

BS

.

FICHA TÉCNICA YARIS XS SEDÃ XS CONNECT
MOTORIZAÇÃO
Motor 1,5L Dual VVT-I
Designação do motor 2NR-FBE
Tipo 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação da folga de válvulas flex
Diâmetro e curso (mm) 72,5 x 90,6
Cilindrada (cm³) 1.496
Taxa de compressão (:1) 13 +/- 0,3
Potência (cv/rpm, G/A) 105/110/5.600
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 14,3/14,9/4.000
Rotação de corte (rpm) 5.800
Formação de mistura Injeção no duto
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo automático CVT Multidrive de 7 marchas + ré, tração dianteira
Ligação motor-câmbio conversor de torque, trocas manuais pela alavanca ou por borboletas
Relações das marchas (:1) 2,386 a 0,426
Espectro (:1) 5,600
Relação de diferencial (:1) 5,833
SUSPENSÃO
Dianteira Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 18,6
Número de voltas entre batentes 3,8
Diâmetro mínimo de giro (m) 9,8
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Tambor/n.d
Circuito hidráulico/assistência Duplo em diagonal/a vácuo
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço)
Pneus 185/60R15H (estepe temporário 175/65R14T, 80 km/h)
CONSTRUÇÃO Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.425
Largura sem espelhos 1.730
Altura 1.490
Distância entre eixos 2.550
Bitola dianteira/traseira 1.470/1.460
Distância mínima do solo 150
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1130
Peso bruto total (kg) 1550
Carga útil (kg) 420
Capacidade máxima de tração (kg) 1.550
Porta-malas (L) 473
Tanque de combustível (L) 45
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 12/8,3
Estrada (km/l, G/A) 14,6/10,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª/CVT 44,5
rpm a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) 2.700

 

EQUIPAMENTOS YARIS 1,5 SEDÃ XS CONNECT
ESTILO
Acabamento do volante e detalhe da manopla da alavanca seletora de câmbio em couro
Acabamento externo preto na coluna central
Acabamento interno das portas e bancos parcialmente revestidos de couro
Base da manopla de alavanca seletora de câmbio cromada
Controle de áudio e computador de bordo no volante
Descansa-braços dianteiros
Difusores de ar com acabamento na cor prata
Espelhos externos de acionamento elétrico na cor do veículo, rebatíveis por comando dedicado e com repetidoras de setas integradas
Grade dianteira com detalhes na cor do veículo, acabamento preto e detalhes cromados
Grade inferior tipo reta
Maçanetas externas e para-choques na cor do veículo
Maçanetas internas com acabamento na cor prata
Rodas de liga de alumínio com acabamento em dois tons (preto e cinza)
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura elétrica do porta-malas
Abertura interna mecânica da portinhola do tanque de combustível
Acesso ao interior sem chave e partida do motor por botão, chave presencial (Smart key)
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura do volante de direção
Ajuste elétrico de altura do facho faróis
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente
Bancos parcialmente em couro
Borboletas para trocas de marcha manuais atrás do volante
Computador de bordo com visão multifunção (tela 4,2″ TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio digital, termômetro do ar externo, marcha em uso, nível de combustível, repetidor digital do velocímetro, EcoWalllet e luz de condução econômica, e ranking de eficiência com histórico de consumo)
Condução ECO, econômica, indicada no quadro de instrumentos
Console central com dois porta-copos iluminados
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Descansa-braço traseiro com porta-copos
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto do banco traseiro dividido 60:40
Espelho interno eletrocrômico
Faróis com acendimento automático e luz de acompanhamento
Faróis halógenos tipo projetor com máscara negra e linha guia em LED
Luzes de leitura dianteiras e traseiras
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron
Para-sóis com iluminação
Porta-garrafas nas quatro portas
Porta-moedas localizadas no painel
Porta-objetos com tampa no console central
Porta-revistas no dorso dos bancos dianteiros
Sensor de chuva
Tomada 12 V no console central
Vidros elétricos um-toque subida/descida com antiesmagamento
SEGURANÇA
Alarme perimétrico e volumétrico
Apoios de cabeça (5) com regulagem de altura
Assistente de partida em aclive
Aviso de cintos dianteiros não atados
Aviso sonoro de faróis ligados (carro estacionado), porta-malas aberto com carro em movimento
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias)
Câmera de ré com linhas de distância, imagem mostrada na tela do multimídia
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força
Cintos de três pontos (5)
Controle de estabilidade e tração desligável
Desembaçador do vidro traseiro
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis e luz traseira de neblina
Imobilizador de motor
Jogo de tapetes dianteiros em carpete com presilhas
Limpador de para-brisa intermitente
Travamento automático de portas a 20 km/h
ÁUDIO
Antena curta
Quatro alto-falantes e dois tweeters
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tecnologia Harman, tela tátil de 7″, AM/FM, MP3, tomada USB no console central, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através de espelhamento para SDL (Smart Device Link) de plataformas Android Auto e Apple CarPlay

 





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Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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