• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

DANIEL REPETE O FEITO DO PAI E É CONFIRMADO PELA FERRARI

Entrada da Toyota na Stock Car provoca mudanças na categoria

identicon por Wagner Gonzalez
17/12/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto: Danilo Cardoso

Foto: Danilo Cardoso







O equilíbrio que caracteriza a Stock Car brasileira poderá ser severamente abalado na temporada do ano que vem, quando a Toyota desembarca oficialmente na categoria na qual a GM tem reinado absoluta e quase que solitária. Encerrada temporada de 2019, com a conquista do terceiro título consecutivo de Daniel Serra (foto de abertura), engenheiros, equipes e pilotos se movimentam para as 12 etapas de 2020, a primeira delas prevista para  29 de março em Goiânia, quando será disputada a Corrida de Duplas, evento que normalmente conta com a presença de convidados especiais e que marcará a estreia de um novo carro. A ligação da marca japonesa com Fernando Alonso já suscita comentários de que o bicampeão da F-1 poderá ser uma das atrações desse evento.

Otimismo é o que não falta no circo da categoria, conhecida pelo equilíbrio das disputas, em especial durante os treinos: não raramente 15 pilotos se classificam com diferença inferior a um segundo, situação vista em pouquíssimos campeonatos em todo o mundo. Ironicamente, essa qualidade tem tudo para ser atenuada na primeira fase da temporada: carros novos, motores diferentes e a disputa que GM, por sua marca Chevrolet, e Toyota alimentarão naturalmente são motivos que endossam essa projeção. Este ano os japoneses levaram a melhor na Monster Energy Nascar Cup ao chegar ao título com Kyle Busch.

Kyle Busch venceu a principal categoria da Nascar em 2019 pilotando um Toyota (Foto: Toyota Racing Development)

Os carros de 2020 abandonarão a bolha e célula de sobrevivência usadas desde 2010, chassis tubulares originados de um projeto argentino e melhorados pelo engenheiro Gustavo Lehto e a fábrica JL. Esta empresa, controlada pela Família Giaffone, há tempos é a única responsável pelo desenvolvimento dos carros e motores, situação que já deixou de existir: embora ela continue projetando e construindo peças para o modelo Chevrolet Cruze, parte da carroceria do Toyota está sob responsabilidade da empresa Pavão Design.

Daniel (E) e Chico Serra: filho e pai somam seis títulos na Stock Car (Foto: autor)

Ainda que câmbio, diferencial, estrutura tubular, freios, rodas e suspensão sejam mantidos para 2020, a parte central do carro será revestida por peças da carroceria original dos dois modelos que entrarão na pista. Para facilitar a construção dos carros as equipes receberão itens como portas e teto para serem montados no chassi atual, decisão que foi considerada mais prática e viável. Com relação aos motores, as equipes ligadas à GM continuarão usando os atuais, que certamente passarão por extensa e profunda revisão. As equipes escolhidos pela Toyota receberão novas unidades fabricadas pela Triad, empresa que desenvolve o programa de competições da fábrica japonesa nas categorias ligadas à Nascar e soma mais de 100 vitórias nos três campeonatos disputados.

A Pirelli confirmou que os pneus de 2020 serão do composto médio, já usados este ano e fabricados em Campinas; teste comparativos com a opção de composto macio determinou tal escolha. Para 2021 já se conhece mais uma mudança: a caixa de câmbio X-Trac usada atualmente será substituída. Otimistas de plantão apostam na chegada de uma terceira marca, até mesmo de uma quarta, algo que seria muito bem-vindo.

Toyota vai trazer motor desenvolvido pela Triad, empresa americana com bom histórico (Foto: Toyota Racing Development)

No ambiente externo às oficinas a movimentação também é marcante. O tricampeão Daniel Serra foi confirmado na equipe RC-Eurofarma junto com o bicampeão Ricardo Maurício (2008/2013). A conquista de Serra repetiu o feito de seu pai, Chico Serra, tricampeão em 1999/2000/2001) e foi coroada com o anúncio de sua contratação como piloto oficial da Ferrari para as provas de Resistência. Para 2020 a equipe liderada por Rosinei Campos terá apenas dois carros, consequência de uma revisão da Eurofarma em seu programa esportivo. A decisão afetou diretamente Max Wilson, campeão de 2010, que no fim de semana fez sua última apresentação pela equipe onde entrou em 2009.

Cacá Bueno (E), ao lado de Felipe Fraga, aposta em tempos melhores  (Foto\; Duda Bairros/Vicar)

Cacá Bueno, outro nome consagrado na Stock Car, vê com bons olhos a chegada da Toyota e outras possíveis fábricas à categoria, onde mantém uma equipe em sociedade com William Lube e Duda Pamplona. Pentacampeão (2006/7/8/10/13) e com ampla experiência em provas internacionais de Turismo, ele explica seu otimismo: “A participação de fábricas na Stock Car vai alavancar a chegada de novos patrocinadores e investidores, em especial os fornecedores dessas fábricas. Esse é o modelo que funciona muito bem na Argentina e em vários países.”

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Calendário 2020ChevroletFernando AlonsoStock CarToyota
Anterior

ROUSH OPEN HOUSE

Próximo

HONDA CIVIC TOURING 2020, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos e captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

HONDA CIVIC TOURING 2020, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In