• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

AUTOMOBILISMO PAULISTA AINDA SEM CALENDÁRIO PARA 2020

ADMINISTRAÇÃO DE INTERLAGOS EMPERRA DEFINIÇÃO DE DATAS PARA O ANO QUE VEM

identicon por Wagner Gonzalez
10/12/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG
Foto: Júlio D'Paula

Foto: Júlio D'Paula







Pilotos, equipes e a Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp), entre outros grupos, seguem paralisados com relação à programação do esporte para 2020. Por tradição, os calendários dos esportes motorizados que utilizam o Autódromo Municipal José Carlos Pace, na capital paulista (foto de abertura), são definidos por uma sequência que coloca os eventos internacionais, nacionais e regionais nesta ordem de importância. Ocorre que a postura adotada pela Confederação Brasileira de Automobilismo em não impor aos organizadores e promotores de campeonatos brasileiros um prazo para atuar de forma proativa aos interesses estaduais, acaba por prejudicar todo o conjunto do esporte, que se vê forçado a pagar um preço alto por tal inoperância.

As etapas de campeonatos brasileiros, como a Copa Truck, incluem provas de outras categorias (Foto: Júlio D’Paula)

Em anos anteriores houve movimentação por parte da CBA para administrar a definição do calendário nacional de maneira mais eficiente, mas o resultado foi praticamente nulo. Em linhas gerais, vive-se um cenário onde o calendário da F-1 define as datas dos campeonatos nacionais mais importantes e que contam com transmissão de TV de forma a não ocorrer coincidências e prejudicar a audiência. Nada a criticar, porém a realidade mostra que na prática a teoria é outra: nos últimos anos sempre houve mudanças de datas e locais, motivo de prejuízos financeiros e logísticos para todos os envolvidos nas categorias afetadas.

São Paulo é a praça com o calendário regional mais amplo do País e exibe um campeonato estadual com 10 etapas programadas pela Fasp e sete pela Liga Desportiva de Automobilismo. Somam-se a estas datas as solicitadas pelos promotores de motociclismo, modalidade que demanda cerca de 10 datas anuais. As categorias nacionais — Copa Truck, Endurance, Porsche Cup, Stock Car e Turismo 1600— e seus respectivos eventos de apoio, demandam entre oito e dez datas anuais. Isso perfaz 37 eventos de fins de semana em um calendário que tem 52, ou seja, há um saldo de 15 fins de semana livres.

O espaço livre é ocupado por eventos como o festival de música Lollapalooza e o Grande Prêmio do Brasil de F-1, o grande vilão da história: por contrato essa corrida ocupa o autódromo por cerca de dois meses, ou seja, oito semanas, incoerência que não ocorre em nenhum outro autódromo do mundo. De qualquer forma, posto que o calendário dessa categoria dita a ordem dos campeonatos nacionais e regionais, há meses poderia ter sido definido o equivalente do País e do Estado.

Campeonato Paulista reúne diferentes especialidades, como a categoria-escola F-Vee (Foto: Cláudio Larangeira)

Infelizmente não é o que acontece na prática: a Fasp tenta há semanas confirmar as datas do seu calendário em conjunto com outras partes interessadas e não obtém sucesso. Enquanto isso, setores importantes da economia movimentada pelo esporte ficam paralisados e afetam desde a correta preparação e promoção dos futuros eventos, prejudicam negociações com investidores interessados em apoiar o esporte e ameaçam empregos de preparadores, fabricantes de veículos e peças de competição, oficinas mecânicas e várias categorias de prestadores de serviço.

A hipótese de que o autódromo de Interlagos está em processo de ser concedido à iniciativa privada não justifica a demora em definir as datas para as atividades nacional e regional, muito pelo contrário. Não se deve esperar uma administração mais profissional e eficiente unicamente pelo setor empresarial: a administração pública tem por obrigação e conceito promover o melhor uso dos bens da cidade e em prol da sociedade.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Calendário 2020CBAFASPInterlagos
Anterior

A TORTURA DAS ESTATÍSTICAS

Próximo

O QUE PENSA A CAÇADORA DE MITOS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto? Pixabay

O QUE PENSA A CAÇADORA DE MITOS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In