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Home BS

VW GOLF GTE, PRIMEIRO HÍBRIDO DA MARCA NO BRASIL

identicon por Bob Sharp
08/11/2019
em BS, Destaques, Lançamentos
Foto: autor/demais fotos: divulgação VW/Pedro Danthas

Foto: autor/demais fotos: divulgação VW/Pedro Danthas







A Volkswagen inaugura sua presença no mercado brasileiro de carros híbridos com o Golf GTE, lançado esta semana. A ainda é o Golf de 7ª geração, lançado em agosto de 2014 — o GTE de 8ª geração já foi anunciado no site alemão da VW como “estando a caminho” — e seu preço público sugerido é R$ 199.990, sem opcionais. As três primeiras revisões.estão incluídas no preço. Ao menos por enquanto haverá apenas a cor azul Galactic metálica. A produção é em Wolfsburg, como os demais Golfs.

Nessa ocasião a Volkswagen anunciou a chegada de seis veículos elétricos e híbridos para a Região América Latina até 2023. O Golf GTE é o primeiro dessa ofensiva e o 14º lançamento dos 20 previstos até 2020.

O motor elétrico de 102 cv e 33,6 m·kgf, que também age como motor de partida,  fica entre o motor EA211 1,4 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 m·kgf e o transeixo com câmbio automático dupla-embreagem (DSG) de seis marchas.

Um Golf que vai bem tanto na cidade quanto na estrada

A potência combinada é de 204 cv e com dois motores atuando o GTE acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, apesar dos 1.585 kg em ordem de marcha, e atinge 222 km/h.

A bateria de íons de lítio de 8,7 kW·h é localizada sob o assento do banco traseiro e é recarregável (plug-in) pela rede elétrica. O tanque de combustível de apenas 40 litros (51 litros no Golf normal) está sob o assoalho do porta-malas, que por isso  teve sua capacidade reduzida de 338 litros para 272 litros.

Não, não é foto errada: o GTE vem para o Brasil com esse adorável revestimento dos bancos

Modos de condução

São quatro modos: elétrico, híbrido, recarga e GTE.

No Elétrico, como o nome infere, a propulsão é apenas elétrica. Roda até 50 km com a carga da bateria e pode alcançar 130 km/h. É o modo padrão e entra sempre que o carro é energizado.

No Híbrido, o gerenciamento do sistema determina qual o motor mais eficiente para a situação. Se mais potência for exigida, o motor a combustão entra em funcionamento.

No Recarga, só o motor a combustão funciona, tanto para movimentar o veículo quanto para carregar a bateria. Caso, por exemplo, de estar próximo ao destino e precisar usar o carro logo depois em modo elétrico, sem tempo para carregar a bateria pela tomada.

GTE: quando se quer máximo desempenho do veículo. Os dois motores funcionam juntos.

Nem parece que o Golf foi eletrificado, tão perfeita que é adaptação

Os principais sistemas são acionados de forma rápida e são sempre visualizados, seja no painel de instrumentos ou no sistema de infotenimento com tela tátil, que mostra as funções como monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia e estatísticas de emissão zero. Sabe-se quanta energia do sistema está sendo utilizada no momento ou a intensidade da regeneração da bateria ao levantar o pé do acelerador ou frear, como é comum nos híbridos..

Rede de recarga rápida

A Volkswagen, juntamente com Audi e Porsche, empresas que fazem parte do Grupo Volkswagen, firmou em outubro uma parceria estratégica com a EDP para a instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no País.

Serão 29 postos de 150 kW e um posto de 350 kW, capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente, e mais 30 equipamentos de 22 kW (corrente alternada). Assim, cada posto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Elas serão instaladas nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro I, Washington Luís e Régis Bittencourt.

O motor 1,4 TSI à esquerda e à direita os elementos de controle do sistema híbrido

Essa rede, segundo a Volkswagen, será interligada a outras já existentes no País, conectando um total de 64 pontos de carregamento, formando um corredor de 2.500 km de extensão, ligando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina (de Vitória a Florianópolis).

Por o Golf GTE ser plugável, o carregamento é feito em tomada convencional de 220 V ou em equipamento instalado na parede (wallbox) de 3,6 kW ou mais.  A tomada fica atrás do emblema-logotipo da grade.

A VW não informou tempos de recarga.e tampouco consumo de combustível e de energia elétrica. O dado que obtive da catálogo suíço Automobile Revue é consumo médio de gasolina (com a participação do motor elétrico) de 55,5 km/l. Isso pelo método NEDC, conhecido pelo otimismo exagerado e abandonado em favor do WLTP, mais exigente, o que deve alterar bem esse número. Já o de energia elétrica, pelo mesmo NEDC, é de 0,12 kW·h/km.

A Volkswagen, na peça de informação à imprensa, fala em R$ 5,00 para rodar 50 quilômetros ao atual preço da energia elétrica da região sudeste.

Andando com o Golf GTE

O percurso de teste inicial oferecido foi sair e voltar ao belo Condomínio Porto São Pedro, em Porto Feliz, no km 85 da Rodovia Castello Branco, com um bom trecho de curvas sinuosas de média velocidade em paralelepípedos e ótimo asfalto, e também na própria Castello Branco.

Notei uma dianteira um pouco mais pesada devido ao motor elétrico, mas nada que prejudique muito o conhecido e bom comportamento do Golf, e tampouco o maior peso — 1.585 kg contra 1.371 kg do Golf GTI — deixou má impressão em razão da farta potência e torque disponíveis. A rapidez com que o carro chega a velocidades impublicáveis é notável.

O veículo é bem dotado de equipamentos (não foi fornecida lista) como controle de cruzeiro, adaptativo, painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display) e citado sistema de infotenimento com tela tátil de 9,2 polegadas e controle por gestos.

As vendas do GTE começam nesta segunda-feira (11), mas apenas em três concessionárias localizadas em São Paulo, Curitiba e Brasília. A garantia do sistema híbrido, bateria incluída, é de oito anos.

 

Falando em vendas, a VW anunciou no evento a comercialização de dois veículos elétricos: uma bicicleta montanhesa e um patinete, por R$ 11.495 e R$ 3.339, respectivamente. Ambos têm motor de 0,47 cv, com autonomia de 30 qullômetros e velocidade de 25 km/h sem pedalar e 20 quilômetros e velocidade de 25 km/h, mesma ordem. O patinete tem carga útil de 100 kg e o freio na roda traseira é a disco.

O Gol GTE, apesar do preço elevado, tem condições de ser bem aceito pelo mercado. Foi a impressão que deixou.

BS

 

FICHA TÉCNICA VW GOLF GTE 2019
MOTOR
Designação EA211 R4 TSI
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, corrente, variador de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Taxa de compressão (:1) 10
Potência máxima (cv/rpm) 150/5.000 a 6000
Potência máxima combinada (cv) 204
Torque máximo (m·kgf/rpm,) 25,5/1.500 a 3.000
Comprimento de biela (mm) 159
Relação r/l 0,291
Corte de rotação 6.600 (teórico, sobe marcha a essa rotação)
Gerenciamento do motor Bosch MED
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio automático DSG de seis marchas marchas à frente e ré, dupla embreagem em banho de óleo, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 3,500; 2ª 1,773; 3ª 1,852; 4ª 1,020; 5ª 1,023; 6ª 0,840; ré 2,863
Relações de diferencial (:1) 3,750 e 2,885
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 24 mm
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 21,7 mm
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 10,9
Relação de direção (média, :1) 13,6
N° de voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante de direção (mm)
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido por força hidráulica
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/312
Traseiros (Ø mm) Disco/272
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagens de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6,5Jx16
Pneus 205/55R16V
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.585
Carga máxima 455
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,325
Área frontal (m²) 2,210
Área frontal corrigida (m²) 0,718
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.276
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.027
Altura 1.484
Distância entre eixos 2.631
Bitola dianteira/traseira 1.533/1.503
Distância mínima do solo em ordem de marcha/carga máxima (mm) n.d./n.d
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 272
Tanque de combustível 40
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,6
Velocidade máxima (km/h) 222
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 47,8
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.500
Rotação à vel. máxima 5ª (rpm) 5.650

 





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Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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