• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

O ACIDENTE DE TRÂNSITO VISTO POR MÉDICOS

identicon por Celso Franco
29/11/2019
em CF, Destaques, Trânsito
Foto:jornalvs.com.br

Foto:jornalvs.com.br







O “buchanista” Marcos Prado, diretor de Trânsito de Curitiba nos idos de 1970, durante a primeira gestão do prefeito Jaime Lerner que, juntos, revolucionaram a cidade, escreveu um livro abordando o trânsito como um todo, citando as providências tomadas na sua excelente gestão em sua cidade.

Por uma questão de honestidade, cito-o, com saudade, pois já nos deixou, e permito-me citar aqui neste meu artigo trechos do seu utilíssimo livro, em seu capítulo “O acidente”, quando menciona a opinião médica desta “doença” chamada: Acidente de Trânsito.

Comecemos com a sua opinião abalizada quando escreveu;, “Os acidentes de trânsito estão, em nossos dias, substituindo, em face do número exagerado de óbitos, as grandes pragas da Idade Média, como a peste e a lepra”. Perfeita observação, face a sua justa revolta pela pouca importância dos responsáveis, em Brasília, em diminuir o nossos índices alarmantes de acidentes rodoviários.

E mais adiante prossegue citando o professor de Psiquiatria Jorge Malafaia quando aborda o problema sob o enfoque da psicologia. Entende que os fatores psicológicos dos tipos recalque, agressão, insegurança, depressão e desespero entram de forma mais do que evidentes nos acidentes de trânsito.Esta colocação levou aos exames psicotécnicos dos motoristas.

O interessante é que todas estas reações previstas pelo professor se enquadram, na realidade, nas reações da Emoção e Volição, componentes do Princípio do PIEV que nos comanda quando, comportando-nos como “primatas”, conduzimos um veículo.

Tinha razão, portanto, o lendário diretor de Trânsito de Nova York, Henry Barnes quando alertava: “ Trânsito é o povo em movimento”, querendo enfatizar que todas as medidas para ordená-lo devem ter como alvo o motorista.

No seu estudo o professor procura abordar três dos mecanismos mentais que intervêm no acidente:

a) A regressão ao narcisismo
b) Extravasamento do desejo de poder em busca do desconhecido
c) Necessidade de autoafirmação

A regressão ao narcisismo se demonstra pela exposição pessoal ao perigo.

A fuga da realidade, consequência de conflitos íntimos, se traduz por manobras perigosas.

A necessidade de autoafirmação, comum nos motoristas amadores, é fato marcante nos acidentes e de pessoa portadoras de grandes frustrações afetivas.

Todo fator que diminua a capacidade de reação do motorista favorece o acidente, a saber: a instabilidade, o uso de drogas ou álcool, cansaço, diminuição da audição, defeitos físicos ou mentais, idade avançada, etc

Eu, pessoalmente, no limiar de completar 94 anos, abandonei o volante. Não tenho mais os reflexos exigidos para o trânsito desorganizado de minha cidade, completamente à “matroca”. Nesta decisão, embora com a CNH em dia, aprovado nos exames periódicos,para renovação da mesma, atendi à regra básica do trânsito, em relação aos motorista: “conheça os seus limites”.

A ameaça, vinda de Brasília, de aumentar a periodicidade da verificação médica das condições de saúde do motorista, aumentando-a para 10 anos, é totalmente disparatada e, exagerando, criminosa.

O controle destas vulnerabilidades é o bloqueio da doença Acidentes de Trânsito.
A linguagem que o médico Samuel Barney utilizou na sua obra “Patologia Médica” nos dá um rumo a seguir copiando a medicina, devem ser estudados :

a) Fatores relacionados aos transmissores
b) Fatores relacionados com as fontes de infecção
c) Fatores relacionados com a infecção pelo homem.
d) Tratamento .

Resumindo o que acima foi dito está na frase. “No momento em que o automóvel estiver fora dos limites de controle de segurança.passa a ser o “vírus”, que combinado com o “primata” condicionado que o conduz, o seu comportamento, apenas controlado pelas suas reações de Emoção e de Volição, o acidente acontece e, convém enfatizar, raramente são acidentais.”

Cabe ao administrador do trânsito que faça jus a este honroso título, criar condições, eu diria comparando com a medicina, capazes de eliminar todos os sintomas aqui enumerados através uma sinalização correta,e um exame técnico sério das condições do veículo.

Infelizmente, uma administração que ignore o “vírus” motorista, não condicionando-o devidamente,atuando apenas por simulação em computador, não chegará a coisa alguma, uma vez que as simulações ignoram o principal “vírus”, um veículo mal conservado conduzido por um “primata” mal condicionado.

Sugere-se e, eu a utilizei com absoluto sucesso, como se faz no Primeiro Mundo, a observação das vias, em escala real, de 1:1, com o trânsito em movimento, tudo real, usando o helicóptero.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito

 





Anterior

PRODUÇÃO ALINHADA

Próximo

FORD E GM, ARREPENDIDAS?

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Foto: cotandoseguro.com

FORD E GM, ARREPENDIDAS?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In