• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

EMOÇÕES E REAÇÕES MARCARAM GP

ÚLTIMAS VOLTAS DERAM TOM DO FUTURO PRÓXIMO

identicon por Wagner Gonzalez
19/11/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG






Os acontecimentos que marcaram as últimas 15 das 71 voltas do GP do Brasil mostraram como o esporte é imprevisível. Em um fim de semana no qual o holandês Max Verstappen esteve acima dos seus rivais, o que remete à sua identificação com o circuito de Interlagos, o francês Pierre Gasly conseguiu seu primeiro pódio em uma prova onde seu algoz Alex Albon foi tirado da prova por ninguém menos que Lewis Hamilton. O inglês hexacampeão mundial acabou punido e perdeu o terceiro lugar para o espanhol Carlos Sainz, que também obteve seu melhor resultado na F-1 depois de largar da última posição do grid.

Charles Leclerc (E) e Sebastian Vettel: exercício “bateu-levou” afastou ambos da prova (Ferrari)

Porção generosa de molho a la arrabiata (aquele famoso pela quantidade de pimenta nele utilizada) coroou o fim de semana da Ferrari. O alemão Sebastian Vettel mostrou ter perdido a frieza tedesca e provocou um acidente que eliminou a si próprio e seu companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc, da prova em que ocupavam o quarto e quinto lugares quando faltavam poucas voltas para a bandeirada. Este pequeno resumo do evento de anteontem indica o que podemos esperar da prova que encerra esta temporada, o GP de Abu Dhabi (dia 1º de dezembro) e até mesmo do campeonato de 2020.

Com o título decidido, novos nomes entre os três primeiros, mais uma crise na Ferrari e o progresso dos motores Honda, a F-1 promete manter o crescendo de emoções que caracterizou o segundo semestre deste ano. Junte-se a isso a ansiedade das equipes Haas, Racing Point e, principalmente, Williams para terminar uma das piores — no caso desta última sem dúvida a pior da sua história —, e há campo para otimismo.

Max Verstappen esteve absoluto no final de semana e liderou dobradinha da Honda (RBCP/Getty Images)

Otimismo, aliás, que não pode ser confundido com a afirmação de que o final emocionante do GP do Brasil deste ano se deve às características de Interlagos. Verdade que a pista paulistana tem tradição e trechos que demandam técnica, caso das curvas S do Senna e Laranjinha. Daí a afirmar que as atuações bem-sucedidas de Verstappen, Gasly, Sainz e companhia, e a presepada da Ferrari, só aconteceram porque a corrida foi em São Paulo — como exaltaram alguns críticos —, há uma longa distância.

Pierre Gasly estava a postos para aproveitar as oportunidades e subiu pela primeira vez ao pódio (RBCP/Getty Images)

Vida que segue e a ausência de Toto Wolff no paddock paulistano (primeira ausência do austríaco em GPs em muitos anos), mostra que a Mercedes não esmorece e implica em considerar como rumores as notícias que pregam a interrupção do seu programa de F-1, tema em que até o todo-poderoso Roger Penske foi anunciado como possível comprador. Penske desmentiu o rumor alegando que a recente aquisição do Império Indy já é bastante para saciar seu apetite.

O sueco Ola Kallenius, primeiro estrangeiro a ocupar o cargo de presidente-executivo da Mercedes-Benz, declarou recentemente em um encontro com investidores em Londres que esse programa esportivo “mais do que pagou o seu custo financeiro e deve ser cisto como um investimento que vale a pena”. Apesar disso, a marca de Stuttgart ainda não confirmou sua adesão às regras que entrarão em vigor em 2021, tema ainda em discussão.

Após vencer em Spa John Surtees deixou a Scuderia quando tinha chances de conquistar seu segundo título (Ferrari)

Apesar da maior torcida e dos investimentos que a Ferrari dispõe em relação aos seus rivais, o desempenho dos carros da Red Bull e da Toro Rosso em Interlagos consolidou o progresso dos motores Honda a ponto de permitir enxergar essas equipes como concorrentes mais fortes na próxima temporada, em particular a primeira. Na tradicional Scuderia teme-se uma repetição da crise 023/3, categoria em que os pilotos desertam o time em função de disputas internas. Exemplos disso são o abandono de John Surtees após vencer o GP da Bélgica de 1966 e Alain Prost no GP da Austrália de 1991.

No primeiro caso, nem o fato de ter o carro mais competitivo da temporada (vencida por Jack Brabham, a bordo de um Brabham-Repco) evitou o desastre provocada por divergência de opinião com a direção do time; no segundo, o francês foi sumariamente demitido às vésperas daquela prova após externar sua opinião não elogiosa sobre a administração do time. Em tal cenário, Vettel parece mais perto de um rompimento com a Scuderia do que Leclerc.

Alex Albon fez por merecer um lugar pódio, mas Lewis Hamilton não deixou isso acontecer (RBCP/Getty Images)

No caso da Honda, o cenário tem cores mais orientais e tons mais relaxantes. Após a frustrada reedição de sua bem-sucedida associação com a McLaren, os japoneses trabalharam em silêncio e conseguiram em Interlagos a primeira dobradinha da marca desde…desde…1991! Abandonos e acidentes contribuíram, mas o francês Pierre Gasly andou forte o suficiente durante a prova para aproveitar a chance que caiu no seu colo. Ironia do destino, essa vaga no pódio seria o coroamento da campanha muito bem-sucedida do estreante Alex Albon, o anglo-tailandês com quem foi obrigado a trocar de lugar no meio da temporada. Espantosamente, para os padrões da F-1, Albon inocentou Hamilton de qualquer culpa no acidente.

O autódromo paulistano ficará marcado na carreira de Carlos Sainz como seu primeiro grande resultado na F-1 (McLaren)

A destacar as atuações de Carlos Sainz e do australiano Daniel Ricciardo, o que destaca a resistência do motor Renault. O espanhol largou do último lugar do grid, consequência de não ter disputado a prova de classificação, e manteve um ritmo forte durante a prova, mostrando um amadurecimento contínuo. O australiano fez duas paradas e foi punido com cinco segundos (consequência de um toque com Kevin Magnussen na curva Chico Landi), mas conseguiu marcar pontos e manter a crescente fase de resultados pontuáveis.

Outra apresentação consistente de Daniel Ricciardo e seu Renault (Renault Sport)

WG





Tags: Alex AlbonCarlos SainzCharles LeclercDaniel RicciardoF-1 2020GP do BrasilJohn SurteesMax VerstappenPierr GaslySebastian Vettel
Anterior

DIA DA BANDEIRA

Próximo

KIA CERATO 2,0 SX, AINDA MELHOR COM NOVO MOTOR (COM VÍDEO)

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos, captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

KIA CERATO 2,0 SX, AINDA MELHOR COM NOVO MOTOR (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In