• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

SINALIZAÇÃO CONFUSA

OU "MANUAL" DE COMO NÃO APLICAR SINALIZAÇÃO CORRETA

identicon por Nora Gonzalez
25/09/2019
em Destaques, NG, Visão Feminina
Foto: omunicipio.com.br

Foto: omunicipio.com.br







Eu vivo quebrando minhas promessas com meus leitores. Mas, juro, não é minha culpa. Ou, pelo menos, não só minha. Sei que já havia dito que ia tentar não ficar ranheta mas, vejam a foto de abertura deste texto. Como não reclamar?

Este fenômeno de originalidade é de julho passado e aconteceu no residencial Sítio Santo Antônio, em Taubaté (São Paulo), na avenida Manoel José de Siqueira Mattos. Algum gênio conseguiu pintar no chão um aviso de “Pare” depois de uma faixa de travessia de pedestres que ficou exatamente no meio do cruzamento.

Parece incrível, mas alguém fez isto (Foto: g1.globo.com)

Pergunto a quem fez isso: o que é que um motorista que se depara com esta genialidade faz? Para no meio do cruzamento? Passa reto justamente para não ficar parado num cruzamento? Para sobre a faixa de pedestres?  Confesso que não sei qual deveria ser o procedimento, mas sugiro colocar nesse lugar quem pintou esta sinalização e por várias horas. Porém, não seria justo com os outros motoristas que teriam que parar subitamente e ainda poderiam se envolver em acidentes. Lembrei daquele episódio do Asterix em que um soldado romano encontra um gaulês pichando um muro com críticas aos dominadores romanos, porém com uma declinação errada em latim. Em vez de prendê-lo, o obriga a escrever sei lá quantas vezes, no mesmo muro, a frase só que da forma correta. Hilário.

É claro que tudo foi considerado um “pequeno equívoco” pelas autoridades — especificamente o secretário de Mobilidade Urbana da cidade. Ele atribuiu o “engano” à empresa – claro que é uma terceirizada. É como se quem as escolhe e deveria supervisionar não tivesse nenhuma responsabilidade. Mas ainda assim, a explicação é surreal: as guias rebaixadas e as bocas de lobo no local não constavam do projeto e a empresa teria executado o serviço com um “ajuste” feito na implantação. Continuei sem entender completamente. Apenas inferi que o projeto foi feito de forma incompleta e quem tinha apenas pincel e tinta teria decidido como resolver isso. Hã?

Sempre questiono a falta de vivência no mundo real de muitos profissionais. Jornalistas que fazem reportagens por telefone sem nunca ter visto os objetos sobre os quais escrevem — sejam carros ou prédios invadidos. Engenheiros que nunca levantaram os narizes das pranchetas costumam fazer coisas deste tipo. Eu mesma participei de reuniões com o poder público quando um projeto incluía uma ponte por cima de um parque e jogaria o trânsito de uma avenida de quatro pistas numa de duas que já é congestionada. As conversas beiraram o surrealismo. Tipo “qual é o problema de uma ponte por cima de um parque? Não vai afetar as árvores que estão embaixo”. Juro que ouvi isso. É claro, que não. Quem conhece o Minhocão em São Paulo ou algum dos muitos elevados que há neste país sabe como é verdejante tudo o que está sob ele (modo irônico no máximo, claro).

O único jeito de fazer esse pessoal entender foi marcar uma reunião às 8 horas da manhã exatamente no local onde a ponte despejaria todo o trânsito. Claro, todas as autoridades chegaram atrasadas. Nooooossa, que surpresa!

Sabe aquela frase “papel aceita tudo”? Esse é o problema. Tem gente que não entende que no mundo tridimensional o que é projetado em duas dimensões nem sempre funciona – especialmente quando já em duas dimensões é mal projetado.

Em Maringá (Paraná) houve outra pérola da sinalização de trânsito há alguns anos que mesmo assim durou algum tempo até que depois de muitas reclamações dos usuários, as autoridades resolveram consertar a besteira. A explicação, novamente, foi um “descuido”. A conversão, antes proibida passou a ser permitida na rotatória da Sote, na avenida Adolfo Viana. Sinceramente, não sei como coisas assim duram qualquer coisa mais do que 2 segundos. É de se imaginar que quem é enviado a colocar qualquer placa ou alterar um semáforo, deveria saber o mínimo sobre o que vai fazer, pois não? Mas parece ser que vivemos numa dimensão paralela onde as pessoas sequer olham a sua volta e se limitam a cumprir ordens, por mais sem sentido que sejam.

E agora, José? O que eu faço?(Foto: geraldojose.com.bt

Em Brusque (Santa Catarina) a própria autoridade de trânsito confunde os usuários ao colocar placa de proibido estacionar e demarcar vagas para motos (foto de abertura), duas das quais antes da placa, na rua Pedro Werner, no Jardim Maluche. E aí? Quem estacionar será multado?  Na foto ao lado, a placa de proibido estacionar não indica início ou término, o que obriga os usuários a manterem 30 metros de distância dela antes e depois para estacionar. Só que logo adiante, a muito menos de 30 metros, a própria autoridade de trânsito sinalizou vagas de estacionamento na rua.

Este tipo de erro, além de confundir os usuários, incentivar a indústria da multa e dar margem a um monte de outras confusões, passa a impressão de que a própria autoridade de trânsito não sabe o que está fazendo — seja porque faz errado, porque permite que seja feito errado ou porque não fiscaliza, vejam só, o trânsito.

Sempre me surpreende como as autoridades de mobilidade no Brasil conseguem fazer lambanças. Viajo com muita frequência pelo Brasil e mundo afora e, especialmente, à minha Buenos Aires natal. É incrível como mesmo com todos os problemas financeiros e de infraestrutura o tráfego na capital argentina é bem planejado, assim como suas obras. Isso não significa que não haja congestionamentos. Há, e muitos, é claro. É uma metrópole, mas as obras tem sido bem planejadas e executadas ao longo dos anos — em sua maioria e a despeito da alternância nos governos. Parece ser que há um certo senso de pensar a cidade par ao futuro. Isso para não falar em outras cidades por aí, muitas vezes com mais recursos. Aliás, é justamente quando os recursos são escassos quando deveriam ser mais cuidados, embora eu seja daquelas pessoas que acham que dinheiro não admite desaforo e ele vai embora quando é mal tratado ou desrespeitado. Meu avô dizia que precisamos cuidar os centavos porque os milhões se cuidam sozinhos. Claro que ele não conhecia alguns políticos que tem por aí…

Mudando de assunto: como todos sabem, não sou fã de carros autônomos porque justamente ele me tira aquilo que eu mais curto num veículo, que é dirigir. Nem digo que não seja prático, inevitável, etc., etc., etc. Apenas que não me agrada pessoalmente. Imaginem a seguinte cena: (“Impacto da digitalização e da automação… hilário! Aqui é seu piloto falando. Hoje estou trabalhando de casa…”)

Desenho: Facebook

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





Anterior

NOITE DE CINGAPURA ESCLARECE E ENCOBRE

Próximo

NOVO KIA CERATO 2,0 FLEX AUTOMÁTICO É APRESENTADO

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Fotos: autor

NOVO KIA CERATO 2,0 FLEX AUTOMÁTICO É APRESENTADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In