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Home GB

FORD KA 100 ANOS, UMA SÉRIE LIMITADA

DISCRETAMENTE, A FORD CELEBRA O CENTENÁRIO DE PRESENÇA NO BRASIL

identicon por Gerson Borini
27/09/2019
em GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor







Assim como o Ford EcoSport 100 anos avaliado no mês passado, que teve produzidas 500 unidades, foram fabricadas 1.000 do Ford Ka com a mesma comemoração, e se poderão ou não ser objeto de desejo de colecionadores, dependerá do  caminho que a Ford do Brasil seguirá nos próximos meses.

Breve história

Fundada em 1919, a Ford Motor Company do Brasil iniciou as atividades por aqui com a importação de veículos produzidos nos EUA. Um armazém na rua Florêncio de Abreu, na cidade de São Paulo, foi a primeira sede. Enquanto novas instalações eram construídas para ser uma linha de montagem na rua Solon, bairro do Bom Retiro, o endereço provisório da Ford foi a Praça da Republica. O primeiro automóvel fabricado no Brasil foi o Modelo T e o primeiro caminhão. o modelo TT.

Frábrica da Ford no Bom Retiro – SP – (Foto: internet)

A predominância de veículos Ford nas ruas do Brasil era gigantesca durante toda década de 20. Em 1923 a fábrica da Rua Solon atingiu a marca de 4.700 automóveis e 360 tratores produzidos. Isso com um time de apenas 124 funcionários, um enorme feito para aquela época.

Em 1927 a empresa adquiriu um terreno no bairro da Vila Prudente para uma nova fábrica que só seria inaugurada em 1953. Esta fábrica ficou em operação até o ano de 2001, e depois demolida para a construção de um shopping center. Posteriormente, em 1967 foi inaugurada a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Esta fábrica tem estado na mídia ultimamente, em função da Ford ter anunciado que irá cessar atividades lá no final de 2019.

Além da fábrica de São Bernardo do Campo, a Ford possui atualmente fábricas na cidade paulista de Taubaté, em Camaçari, na Bahia. na região metropolitana de  Salvador, e um campo de provas na cidade de Tatuí, interior de São Paulo.

A fábrica de Camaçari é a mais nova e mais moderna da Ford do Brasil. Inaugurada em 2002, atualmente produz os modelos Ka e EcoSport e tem uma capacidade instalada para produção de 250 mil carros/ano.

Série limitada

É de Camaçari que vem o carro que avaliei nesta semana. Um dos mil carros produzidos para celebrar os 100 anos da Ford no Brasil. Este modelo é baseado na versão intermediária SE Plus que já foi avaliado aqui no AE pelo Bob Sharp há um ano.

A exclusividade vem na cor azul Belize metálica e similar à cor do logotipo oval da Ford. Essa cor é inédita no Ka e será utilizada apenas nesta sériaespecial.

 

Contrastando com a cor azul Belize alguns componentes externos foram pintados na cor preta, como teto, grade dianteira, maçanetas das portas, carcaças dos retrovisores e as rodas de liga de alumínio de 15”, substituindo o jogo original de rodas de aço e calotas da versão SE Plus.

Internamente os bancos são revestidos com um misto de material sintético imitando couro e tecido na cor preta e possuem costuras em tom azul com logo “100” ladeado pela bandeira do Brasil, em baixo relevo, nos encostos de cabeça dianteiros.

 

São equipamentos de série nesta versão especial: faróis de neblina, conjunto elétrico (travas, vidros, espelhos), porém os vidros elétricos sem a função um-toque para subir/descer, direção eletroassistida, ar-condicionado, controle de velocidade de cruzeiro com comando no volante, central multimídia SYNC 2.5 com tela tátil de 6,5 polegadas e conexão com celulares Android Auto e Apple CarPlayd, volante com ajuste de altura, encosto do banco traseiro dividido 60:40 e engates Isofix para bancos infantis

Modernidade na motorização

O moderno motor de 3 cilindros, 1,5 L TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento entrega 128/136 cv a 6.500 rpm e 15,6/16,1 m·kgf a 4.750 rpm, com taxa de compressão 12:1. Injeção no duto, bloco e cabeçote de alumínio, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, cilindros deslocados 10 mm em relação ao virabrequim, quatro válvulas por cilindro, correia dentada encapsulada em banho de óleo, árvore contrarrotativa de balanceamento, e bomba de óleo de vazão variável. Os bicos injetores são aquecidos, o que dispensa sistema auxiliar de partida a frio por gasolina e, claro, o pequeno reservatório no compartimento do motor.

Compartimento do motor merece um novo lay-out mais clean

O funcionamento do motor é suave e sem a vibração característica de um motor tricilindro. A elasticidade também surpreende positivamente. Tudo graças ao bom trabalho da árvore contrarrotativa de balanceamento associada ao coxim hidráulico aplicado o carro.

O motor é acoplado ao câmbio automático epicíclico Ford 6F15 de seis marchas que tem trocas suaves e o conversor de torque bloqueia a partir da segunda marcha. Em posição Drive a progressão das marchas e redução ocorrem dentro dos limites esperados e são indexadas à posição do acelerador, sendo 6.000 rpm a rotação máxima para troca. Já no modo Sport o câmbio parece que fica perdido em algumas situações de trânsito urbano, pois leva um tempo maior para ocorrer a troca de marcha.

A crítica severa fica para a eliminação dos botões +/- no pomo da alavanca seletora antes existentes, impossibilitando, por exemplo, escolher-se uma marcha mais reduzida para dispor de freio-motor numa descida de serra.

Bizarra a operação da alavanca seletora câmbio sem a opção de escolha manual de marcha; detalhe para o controle do ar-condicionado

Quando em modo Drive aparece o sinal “D” no quadro de instrumentos, sem indicação da marcha em uso. Ao mover a alavanca seletora para “S” aparece apenas um “S” pequeno e segue faltando a informação da marcha que está engatada.

Dinâmica veicular

Curvas, ondulações, lombadas, remendos de asfalto: nada disso é obstáculo para a suspensão bem ajustada do Ford Ka. Em todas as situações que foi exigido respondeu a contento. Não notei em nenhum momento qualquer tipo de interferência com o solo.

A rolagem da carroceria em curvas é muito bem controlada, mesmo quando conduzido com maior rapidez e maior aceleração lateral resultante.

 

A tendência subesterçante é discreta e ao desacelerar ou frear não acontece uma transição brusca para sobre-esterçante. Em quase todas as situações há neutralidade direcional

O mesmo acontece com os freios. Diferentemente do EcoSport testado que apresentava uma curva de jump-in do freio muito pronunciada (atuação abrupta), neste exemplar de Ford Ka a modulação do pedal do freio e a curva de força no pedal versus desaceleração é bastante linear;. freios dianteiros são a disco ventilado na dianteira e traseiros, a tambor com Há o obrigatório ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, que atende pela sigla EBD..

O volante de 375 mm de diâmetro tem aro emborrachado com boa anatomia, permitindo uma pegada na posição 9:15 ou 10:10 com bastante segurança. A relação da caixa de direção é baixa, portanto ela é rápida, 14,3:1, com 2,8 voltas entre batentes. A indexação de esforço pela velocidade tem boa progressividade. O sistema de direção eletroassistida consegue compensar rodas desbalanceadas em até 25 gramas, além de anular o efeito de puxar para um dos lados devido a caimento da via ou a vento lateral.

Colecionável?

Quando uma versão comemorativa é apresentada, espera-se que venha com alguma novidade mecânica ou tecnológica, o que não foi o caso neste edição do Ford Ka 100 anos. Porém sabemos que a marca Ford tem muitos entusiastas no Brasil. Talvez por isso os mil carros produzidos já foram todos entregues a rede de concessionárias. Portanto os interessados devem correr para garantir o seu ao preço de R$ 65.990.

GB

 

Ficha técnica  e lista de equipamentos após as fotos adicionais

 

FICHA TÉCNICA FORD KA HATCHBACK 1,5 AUTOMÁTICO
MOTOR
Denominação Ford 1,5 l TiVCT Flex
Descrição 3 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, cilindros deslocados 10 mm em relação ao virabrequim, duplo comando de válvulas, correia dentada encapsulada em banho de óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, árvore contrarrotativa de balanceamento, bomba de óleo de vazão variável, injeção no duto, flex
Diâmetro e curso (mm) 84 x 90
Cilindrada (cm³) 1.497
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm, G/A) 128/136/6.500
Torque (m·kgf/rpm, G//A) 15,6/16,1/4.750
Comprimento da biela (mm) 143
Relação r/l 0,314
Corte de rotação (rpm) 6.750 (teórico, sobe marcha a 6.000 rpm)
Ignição Estática, bobinas individuais
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo automático epicíclico Ford 6F15 de 6 marchas + ré, adaptativo, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,584; 2ª 2,964; 3ª 1,912; 4ª 1,446; 5ª 1,000. 6ª 0,746
Relação do diferencial (:1) 3,44
Estol do conversor de torque (rpm) 2.500
Bloqueio do conversor de torque 2ª marcha em diante
Controle de neutro Não tem
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) n.d.
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante (mm) 375
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) A disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) A tambor/n.d.
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem
Circuito hidráulico Duplo-circuito em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Aço com supercalota, 6Jx15
Pneus 195/55R15H (Pirelli P7 no carro testado)
Estepe Temporário de 80 km/h, roda de aço, pneu 175/65R14H (Pirelli P1)
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback. 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,33
Área frontal (calculada, m²) 2,164
Área frontal corrigida (m²) 0,714
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 3.941
Largura (sem/com espelhos) 1.774/1.911
Altura 1.525
Distância mínima do solo 140
Distância entre eixos 2.490
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 255
Tanque de combustível 51,6
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.108
Carga útil 422
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d./10,6
Velocidade máxima (km/h, G/A) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 11/7,8
Estrada (km/l, G/A) 14,2/10,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) 42,4
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.830
Rotação à vel. máxima (rpm) n.d.
EQUIPAMENTOS KA 1,5 AUTOMÁTICO
Abertura interna mecânica da portinhola do bocal do tanque
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura do volante de direção
Ajuste interno manual dos retrovisores externos
Alarme visual e sonoro de cintos dianteiros desatados
Alça de teto para o passageiro dianteiro
Ar-condicionado
Banco traseiro dividido 60:40
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias)
Câmbio automático de 6 marchas
Compartimento para celular no painel MyFord Dock
Computador de bordo (consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média, hodômetro parcial e termômetro do ar externo)
Controle de velocidade de cruzeiro com comando no volante
Direção eletroassistida
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
Para-sóis com espelho
Pisca-3
Porta de carga com fechadura elétrica com comando por interruptor interno ou pela comando a distância da chave-canivete
Quatro alto-falantes
Rádio MyConection com Bluetooth
Rodas de aço de 15?
Travas elétricas com travamento automático a 15 km/h
Vidros das quatro portas com acionamento elétrico





Tags: FordFord KaGBGerson BoriniKA 1.5
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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