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FIAT CRONOS DRIVE 1,3-L, SACIANDO UMA CURIOSIDADE

identicon por Gerson Borini
12/09/2019
em Avaliações, GB
Fotos: Antonio Nunes Júnior

Fotos: Antonio Nunes Júnior







Não sei por que sempre tive curiosidade de conhecer o Fiat Cronos, especificamente o 1,3 manual, desde que foi lançado um ano e meio atrás. Conhecer no uso normal, por uns dias, mas ainda trabalhando na GM era impraticável.

Agora, já desligado da fabricante e no time do AE, pensei em aproveitar o intervalo de alguns dias “de folga” entre os testes do EcoSport FreeStyle “100 Anos” e do próximo, a Ford Ranger XLT 4×4 (retirei-a ontem), para tentar dirigir este Cronos. O Bob verificou junto à FCA e, por sorte, havia uma única unidade disponível na frota de imprensa de São Paulo.

O Cronos, que é fabricado na Argentina, foi lançado em fevereiro de 2018, no Rio de Janeiro e esta versão 1,3 Drive foi objeto de teste pelo Arnaldo  Keller em 3/04/18 e pelo Bob em 23/10/18. A versão tem preço público sugerido de R$ 61.990.

Acredito que esse modelo tenha sido um dos veículos utilizados pela engenharia da GM como benchmarking para o novo Onix, e certamente será usado na comparação pelos consumidores por se tratar do mesmo segmento.

O motor, apesar de não ter uma cobertura de embelezamento, tem a carcaça do filtro provendo um  bom visual

O motor Firefly 1,3-l de aspiração atmosférica, 4 cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, 8 válvulas e comando de válvulas acionado por corrente com variador de fase, é um projeto voltado para ser econômico na construção e na utilização. O torque máximo de 13,7/14,2 m·kgf é produzido a 3.500 rpm e dirigindo no trânsito urbano sua elasticidade significa agilidade. A potência máxima de 101/109 cv a 6.000/6.250 rpm ajuda o carro a atingir a velocidade máxima de 178/183 km/h,  o que dá ideia da agilidade também em velocidades de viagem, como numa ultrapassagem.

Um dos destaques deste Firefly de quatro cilindros é, apesar da farta potência em baixa rotação, ser um girador por excelência, capaz de agradar usuários de diferentes perfis.A relação peso-potência de 11,2/10,4 kg/cv resulta em aceleração 0-100 km/h em 12,3/11,5 segundos, excelentes números considerando a cilindrada de 1.332 cm³

Curiosamente, a carga do pedal do acelerador é tão baixa que no começo foi difícil manter a velocidade constante em rodovias, pois  o motor tem potência palpável — quase 70 cv — já  a 3.620 rpm, rotação a 120 km/h em 5ª marcha. A velocidade aumentava facilmente e requeria atenção constante. Para o desempenho do  sedã ítalo-argentino, ponto positivo..

O câmbio manual de 5 marchas tem um ótimo escalonamento, não deixando “buracos” muito grandes entre as marchas, facilitando principalmente a condução em cenário urbano, onde diminuição de velocidade é constante para adequação às velocidades de cada via, ou para transpor obstáculos como as execráveis lombadas.

Os alcances das marchas, levando o motor ao corte (6.500 rpm, misto) são 1ª 40 km/h; 2ª 74 km/h; 3ª 118 km/h e 4ª 166 km/h. O gráfico dente de serra mostra bem isso e também como as quedas de rotação nas trocas vão para a rotação de torque máximo de primeira para segunda e acima nas demais.

Gráfico dente de serra do Cronos Drive 1,3 manual

Recentemente, como o  leitor ou leitora sabe, participei da etapa de 13 de julho do rali de regularidade de Interlagos com um Argo Drive de 1 litro e  fiquei positivamente surpreso com o comportamento em curvas. O Fiat Cronos tem a mesma distância entre eixos do Argo, 2.521 mm, e as bitolas dianteira e traseira, 1.469 mm e 1.502 mm, são muito próximas às do Argo (1.465/1.500 mm),, porém em curvas tem uma tênue tendência a sair de traseira (sobre-esterço), diferentemente do que seu irmão hatchback.

Todo sedã, quando comparado com a versão hatch, costuma apresentar um melhor conforto de rodagem e um melhor equilíbrio de movimentação entre os eixos dianteiro e traseiro. O balanceamento de peso entre os eixos causado pela maior massa e comprimento do porta-malas, é melhor. Ao mesmo tempo que aumenta o peso no eixo traseiro, o efeito gangorra traz alívio de peso no eixo dianteiro. O Cronos, comparado com o Argo, comprova esta teoria ao apresentar um rodar bem equilibrado e sem movimentação indesejável.

Carroceria sedan de boas proporções. apesar faróis terem um tamanho maior do que a grade frontal

Avaliar um carro em estrada de terra ou asfalto molhado é sempre muito bom, pois todas as tendências direcionais em curvas, sejam estas subesterçantes ou sobre-esterçantes, acabam se amplificando nestas situações. Em velocidades menores e com menores riscos é possível identificar melhor as tendências de um carro.

Saindo de São Paulo fui a Indaiatuba,  SP, cidade no interior do estado a 105 quilômetros da capital. Para evitar um dos pedágios mais caros da região — o da Rodovia Santos Dumont SP-075, praça Indaiatuba, R$13,80, um verdadeiro assalto — é comum eu utilizar uma das rodovias estaduais não pedagiadas que liga Itupeva a Indaiatuba. Desta vez optei pela ligação vicinal que passa pelo povoado do Quilombo, onde existe um trecho de terra de 15 quilômetros, mas em ótimas condições.

Fui buscando os limites e notando que o carro tem uma tendência sobre-esterçante quando exigido, sendo até divertida sua condução por motoristas mais experientes. Tudo isso a menos de 60 km/h em uma estrada vicinal sem trânsito de outros veículos, pedestres ou bicicletas no horário utilizado. Fica a preocupação, numa eventual situação-limite, por um motorista de menos habilidade que venha a aplicar o freio em situação de pânico, o que só faria acentuar a escapada de traseira.

Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira compõem o eficiente sistema de freio do Cronos Drive. A modulação de esforço no pedal versus desaceleração do veículo é muito boa, não trazendo surpresas ou desconforto, tanto em uso urbano quanto rodoviário.

O sistema de direção eletroassistida com  o motor de passo  na árvore de direção proporciona esforço baixo para manobras de estacionamento com boa progressão com a velocidade. A resposta é rápida e precisa, sendo fácil apontar o carro na direção desejada.

Os chamados controles primários — direção, pedais e câmbio — são exemplares. Pedais, pela facilidade de fazer o punta-tacco — “telepático” de tão fácil, como o Bob diz — como em  todo carro italiano. Câmbio, pela precisão e baixa carga de engate de marchas, mesmo sem o toque seco conhecido nos Volkswagen, Honda e Hyundai, motivo (insubsistente) para muitos torceram o nariz para “câmbio Fiat”.

Os pneus 185/60R15H (Pirelli Cinturato P1 no carro testado) colaboram para o resultado dinâmico do veículo e mantêm a aspereza e ruído de rodagem em níveis semelhantes aos concorrentes deste segmento.

 

Sendo a pressão de pneus importante para o consumo de combustível, conforto de rodagem e segurança na distância de parada, a Fiat poderia adotar o critério de outros fabricantes e colocar uma etiqueta adesiva na coluna da porta ou portinhola do tanque de combustível para facilitar a vida dos usuários. Evitaria ter que consultar o Manual do Proprietário para encontrar o valor de 32 lb/pol² nas quatro posições.

O consumo Inmetro homologado junto ao Denatran é de 12,4/8,5 km/l na cidade e 14,8/10,3 km/l, na estrada. No melhor cenário é possível uma autonomia de 710 quilômetros com o tanque de 48 litros, o que certamente está de bom tamanho.

Com o ótimo porta-malas de 525 litros, o Fiat Cronos, em qualquer das configurações disponíveis, é o tipo de carro para famílias que querem espaço interno, 400 kg de capacidade de carga e autonomia, sem deixar de lado o conforto, muito menos o prazer de dirigir.

Minha curiosidade era mesmo procedente….

GB

Ficha técnica e lista de equipamento estão abaixo, após as fotos adicionais.

FICHA TÉCNICA FIAT CRONOS DRIVE 1,3 L
MOTOR
Denominação Firefly
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, comando de válvula acionado por corrente com variador de fase, 8 válvulas, flex
Diâmetro e curso (mm) 70 x 86,5
Cilindrada (cm³) 1.332
Taxa de compressão (:1) 13,2
Potência (cv/rpm, G/A) 101/6.000//109/6.250
Torque (m·kgf/rpm, G//A) 13,7/14,2/3.500
Comprimento da biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,289
Corte de rotação (rpm) 6.500, corte misto
Ignição Estática, bobinas individuais
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo manual 5 marchas a frente e ré, todas sincronizadas
Relações das marchas (:1) 1ª 4,273; 2ª 2,316; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; Ré 4,200
Relação do diferencial (:1) 4,2
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 10,4
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante (mm) 375
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/257
Traseiros (Ø mm) Tambor/ 203
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem
Circuito hidráulico Duplo em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6J x 15
Pneus 185/60R15
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d
Área frontal (calculada, m²) 2,08
Área frontal corrigida (m²) n.d
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.364
Largura (sem/com espelhos) 1.726/1.962
Altura 1.508
Distância mínima do solo 158
Distância entre eixos 2.521
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 525
Tanque de combustível 48
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.139
Carga útil 400
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 12,3/11,5
Velocidade máxima (km/h, G/A) 178/183
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 12,4/8,5
Estrada (km/l, G/A) 14,8/10,3
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 5ª (km/h) 33,1
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.625
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) 5.530
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) 10.000/anual
Óleo do câmbio Não requer troca

 

EQUIPAMENTOS FIAT CRONOS DRIVE 1,3
2ª porta USB para passageiros do banco traseiro
Acelerador de comando eletrônico
Alarme antifurto
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Apoia-pé para o motorista
Ar-condicionado
Assinatura dianteira em LED
Banco do motorista com regulagem de altura
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias)
Central multimídia com tela tátil de 7″, Apple CarPlay e Android Auto, navegação GPS embarcada; comandos de voz, Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB,
Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
Check do quadro de instrumentos
Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto de cabeça traseiro central
Engates Isofix para dois bancos infantis
Iluminação do porta-malas
Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência
Luz de acompanhamento do deixar o veículo
Para-sóis com espelhos
Pisca-5
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Rodas de liga em alumínio 6,0J-15 + pneus “verdes” de baixa resistência a rolagem 185/60 R15
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
Sinalização de frenagem de emergência)
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Sistema de partida a frio sem injeção de gasolina
Terceira luz de freio
Tomada 12 V
Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas malfechadas luz interna com temporizador e tampa do combustível)
Vidros elétricos com comando um-toque para abrir/fechas e antiesmagamento
Volante com comandos de rádio e telefone
Volante com regulagem de altura





Tags: CronosFIATFiat CronosGBGerson Borini
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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