• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

A BOA DISCUSSÃO

identicon por Celso Franco
21/09/2019
em CF, Trânsito
Foyo: noticiadafoto.com.br

Foyo: noticiadafoto.com.br







Em primeiro lugar, devo me desculpar que, por confusão minha, não escrevi o artigo que deveria ser publicado no primeiro sábado de setembro (7). Perdoem-me.

Em segundo lugar agradecer as inúmeras mensagens sobre meu último artigo, onde se discutia a proibição, pura e simples, do uso do  radar portátil.  Foram cinquenta mensagens, onde nossos fieis leitores do AE, de maneira inteligente, manifestaram sua opinião. Por causa do interesse demonstrado sobre o assunto fiscalização, vamos continuar o nosso, ouso dizer: diálogo.

Todos concordam com o que faz o Presidente Bolsonaro para exterminar a maldita “indústria da multa” que de nada adianta na melhoria do condicionamento do motorista no sentido de superar o seu comando pelo E e V, do principio do PIEV, fazendo predominante a influência do I, de Inteligência, por meio das medidas construtivas, como sempre defendo, fiel seguidor que sou da premissa básica de Sir Alker Tripp.

O atual vetusto Código de Trânsito Brasileiro (22 anos de vida) traz no seu texto elaborado, não tenho dúvida, com todo o carinho que merecia este trabalho, como novidade, a perda de pontos na CNH em função da gravidade da infração cometida, cuja soma desta perda, ao atingir o total de 20 pontos no período de um ano acarreta a suspensão do direito de dirigir pelo mesmo período de tempo.

Como se pode ver pelas estatísticas, tal “remédio” de pouco adiantou. Ninguém se lembra, quando punido ao final deste período, das faltas que cometeu. Convém lembrar que o Presidente, mal orientado, pensou ou pensa em aumentar esta pontuação para 40 pontos, que dizer, admitir-se-ão mais infrações no mesmo período..

Cabe aqui  a observação de Henry Barnes, lendário diretor de Trânsito da cidade de Nova York por oito anos: “É incompatível uma eficaz direção de trânsito com o ‘bom mocismo’”.

Então, após estas criticas, o que fazer para que o sentimento da Inteligência, possa superar os sentimentos de Emoção e de Volição, hoje reinando absolutos?

Muito simples. Copiando a genial solução que a Internacional Board trouxe para  o futebol, criando cartão amarelo de advertência em lugar do vermelho de expulsão sumária, coibindo o atleta indisciplinado, ou melhor, fazendo a sua inteligência superar os demais sentimentos.

Assim sendo, sugere-se que também na lei do trânsito seja eliminada a multa para qualquer infração — à exceção da infração culposa ou dolosa que teria como punição do culpado a suspensão sumária (cartão vermelho) por dez anos — e seja criada a opção da advertência, cuja anulação se dará com um período de nenhuma falta correspondente ao grau da infração.

Assim, o infrator teria direito de anular a advertência para que não se transforme em multa, não podendo recorrer por não ser ainda multa, diminuindo o número dos recursos  jurídicos, desde que se comporte durante: um mês para infração LEVE, dois para MÉDIA, três para GRAVE e, quatro para a GRAVÍSSIMA.

Entretanto, caso durante estes períodos de “abstinência” cometer qualquer falta, mesmo LEVE, terá sua Carteira de Habilitação suspensa pelo período que deveria ter se comportado exemplarmente. A fim de evitar a burocracia, não precisa devolver a sua CNH ao Detran. Basta que lhe seja comunicado, no ato de suspensão, que se for pego dirigindo a terá suspensa por um ano. Ainda, se nesse período for pego dirigindo, estará cometendo crime.

Acredito que com estas medidas se conseguirá fazer com que a Inteligência se sobreponha à Emoção e à Volição.

Como diria o Almirante Saldanha, exemplo de chefe, líder e disciplinador, “Usar a mão de ferro calçada com a luva de pelica.”

Acredito, sinceramente, que apesar de esta nova concepção tentar condicionar, corretamente o “primata” que todos somos, como motoristas, segundo a classificação do psicólogo inglês Desmond Morris, que a justifica em seu clássico livro ”O macaco nu”, por sermos, mesmo ao volante, muito mais inteligentes do que os primatas, iremos restaurar a influência da Percepção e da Inteligência sobrepondo-se ao reinado da Emoção e da Volição, tão prejudiciais à segurança do trânsito. Iremos trazer o sonho de termos a “paz no trânsito”.

Infelizmente, dependemos da coragem política de quem decide para eliminar esta fantástica arrecadação da, repito, maldita indústria da multa, seguindo uma linha de ação baseada na filosofia correta para se domar o trânsito a nós ensinada pelos grandes mestres do passado.

Vamos discutir  o assunto?

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.





Anterior

HONDA HR-V TOURING – 1ª SEMANA

Próximo

MERCADO EM AGOSTO: SINAIS CONFUSOS À FRENTE

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Foto: AUTOentusiastas/Gerson Borini

MERCADO EM AGOSTO: SINAIS CONFUSOS À FRENTE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In