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PEUGEOT 2008 GRIFFE 1,6-L, NO USO (COM VÍDEO)

CAMBIO AUTOMÁTICO DE 6 MARCHAS E PRIORIDADE PARA O CONFORTO AO DIRIGIR SÃO OS DESTAQUES DO MODELO 2020

identicon por Gerson Borini
12/08/2019
em Destaques, GB, Testes
Fotos, captação de vídeo e edição de vídeo:: Márcio Salvo

Fotos, captação de vídeo e edição de vídeo:: Márcio Salvo







O Peugeot 2008 foi lançado no Brasil em junho de 2015. Esta primeira atualização já foi documentada aqui no AE pelo Bob Sharp em maio deste ano. Naquela oportunidade ele e o Fernando Calmon dirigiram o carro de São Paulo até a pista do Haras Tuiuti e além de dar as primeiras impressões do carro, também passaram as informações de como que a Peugeot está trabalhando para se reinventar e prosperar no mercado competitivo nacional. Principalmente na área de pós-vendas.

Ao receber o carro para esta avaliação foi possível notar que o retoque visual dado ao veículo se concentra na parte frontal, principalmente grade, para-choque e capô. A grade perdeu um pouco do requinte da moldura cromada que existia na versão anterior, e ficou um pouco mais alta, além de agora ostentar o emblema do leão da marca.

A frente do novo 2088 é imponente sem exageros estilísticos

As linhas gerais do carro remetem a uma perua levantada. E na Europa é assim, o 2008 por lá é mais baixo, estando mais para uma SW do que para um suve como aterrissado por aqui. O conjunto e seu resultado final tem uma aparência robusta e atraente. Para os que gostam do modernismo que os suves representam, podem encontrar aqui bons argumentos para escolha.

A tradicional foto do AE com portas e tampas abertas

O teto parcialmente em vidro dá continuidade ao para-brisa. Ele é mais bonito por fora do que por dentro. A solução de fechamento adotada no interior, através de uma cortina retrátil em material sintético, poderia ter sido melhor elaborada.

Cortina do teto solar em material sintético

Estando sentado no carro, seja no banco dianteiro ou principalmente no traseiro e deixando a cortina do teto aberta, a sensação de espaço e conforto interno é bem melhor, apesar de que o espaço para as pernas no banco traseiro tem certas limitações. Na avaliação do “eu atrás de mim” (tenho 1, 81 m e pernas compridas) ficou patente a falta espaço, um desconforto em percursos extraurbanos!

Resultado comprometido na avaliação do “eu atrás de mim”

Os bancos dianteiros são bem confortáveis e os ajustes são todos manuais. Com o ajuste do volante de direção em altura e distância é fácil encontrar a melhor posição de dirigir. O volante do 2008, como se sabe, não é perfeitamente circular e mede 350 mm de diâmetro na parte maior e 330 mm, na menor, estratégia para o quadro de instrumentos poder ser visível por cima do volante, disposição adotada unicamente pela Peugeot até agora. No meu caso, ficou encoberto o indicativo de modo de condução ECO que está localizado na parte inferior do quadro instrumentos,.

A combinação de cores, texturas e cromados do interior são bem atraentes

Externamente as barras longitudinais no teto aumentam a altura do veículo para 1.739mm, assim como o teto, na sua parte traseira, a partir da coluna central, também tem uma elevação. Para maior harmonia nessas linhas foi adicionado uma moldura plástica na cor preta no alto das portas traseiras, acima dos vidros, dessa maneira aumentando a percepção de tamanho da área envidraçada.

Todo esse desenho exterior é reforçado com molduras em plástico preto nas aberturas de rodas, com continuidade nas caixas laterais inferiores e para-choque dianteiro e traseiro.

Interior

O interior do veículo é muito bem-acabado, com os bancos revestidos com uma mescla de material sintético imitando couro e tecido, tendo um desenho geométrico em duas cores predominantes. A inovação visual fica com a alavanca do freio de estacionamento no assoalho com singular formato, totalmente diferente do habitual, em que precisa ser puxada em vez de levantada.

 

 

O volante de direção é revestido em couro e apesar de não incorporar inúmeros botões de controle, todos aqueles necessários de computador de bordo, sistema de som, velocidade de cruzeiro estão às mãos do motorista ou no próprio volante ou nas alavancas que o circundam.

As colunas e teto são revestidos em tecido de cor clara. Os painéis de portas e almofada do painel de instrumentos tem tons de cinza e marrom claro. Tudo combinado com peças em cromo fosco formam um conjunto bem integrado.

O encosto do banco traseiro é rebatível, porém é inteiriço, ao contrário do que vemos nos concorrentes do 2008, em que são bipartidos. Há engates Isofix para dois bancos infantis. É sabido que este tipo de engate exige uma estrutura adicional no banco. Quando o banco tem o recurso de rebater 70:30, a estrutura tem que ser melhor reforçada. Isso gera custo e peso para o veículo. É provável que a Peugeot optou por gastar esses recursos em outras partes do carro.

A cortina do teto solar panorâmico tem abertura elétrica comandada por um botão no console central, ao lado da alavanca de freio de estacionamento.

Apesar de termos as alças de teto para passageiros do banco traseiro, alguns usuários poderão reclamar a falta deste recurso no banco de passageiro dianteiro. Da mesma maneira os ocupantes do banco traseiro poderão reclamar da falta luz de leitura.

O compartimento de bagagens com 355 litros é bem amplo, tanto em profundidade como largura e altura, que pode ser aumentada removendo o tampão ou rebatendo o encosto. O estepe 185/65R15 montado em roda de aço 6×15 está posicionado abaixo do tampão do porta-malas e com acesso por dentro do carro.

Funcionalidade e comodidade

O Peugeot 2008 é bem completo, porém peca em alguns detalhes que poderiam ser revistos pela fabricante. Por exemplo, todos os vidros contam com acionamento elétrico, mas apenas o do motorista é um-toque para descer e subir. Os demais exigem acionamento por todo o curso do vidro.

Em função da inexistência dessa funcionalidade nos vidros, o 2008 não fecha os vidros automaticamente ao ser travado, exigindo atenção do motorista e ocupantes para não esquecer um vidro aberto. O da janela da porta traseira apresenta o inconveniente de não baixar totalmente.

O controle do sistema de ar-condicionado é digital e bizona, porém não há saída de climatização para o banco traseiro. Esse é outro item que poderia ser melhorado, pois notei que nos dias mais quentes que tivemos na última semana em Campinas (27~30 ºC), e com carga solar mais alta, há certa demora para a cabine atingir uma temperatura de conforto.

A central multimídia está posicionada no alto do console central e tem um funcionamento bem intuitivo. Fica a ressalva para o tamanho da fonte e cores utilizadas, pois com o sol fica impossível de visualizar. Apesar de ter três modos de cores a serem selecionados, todos são cores fortes (azul, verde, vermelho) sobre fundo preto. Como alternativa ao motorista, os dados do computador de bordo são replicados no centro do painel de instrumentos e podem ser comandados por um botão posicionado no topo da alavanca do limpador de para-brisa.

Central multimídia com tela “flutuante” tátil de 7 polegadas

A tecnologia de conectividade incorpora o Apple CarPlay e Android Auto na central multimídia, porém como para o funcionamento destas é necessário a conexão por fio, a porta USB está mal posicionada na própria central multimídia. Assim, o cabo fica pendurado desde o alto do painel até o console central onde o celular pode ser acomodado.

Uma alavanca posicionada do lado esquerdo do volante e abaixo da alavanca de seta é a central de comando da velocidade de cruzeiro e alarme de limite de velocidade. Fácil de ser operada, depois que o motorista entende a sua  lógica.

Pontos positivos para o sensor de chuva que aciona o limpador dianteiro automaticamente em caso de chuva, o sensor crepuscular que acende o farol ao anoitecer, e a luz de rodagem diurna. Tudo para trazer maior comodidade para o motorista e a última dispensar ligar farol baixo de dia nas estradas.

Desempenho e consumo

O motor do Peugeot 2008 Griffe 2020 é o EC5M 1,6 flex de 4 cilindros em linha, transversal com bloco, cabeçote e cárter em alumínio. Os dois comandos de válvulas, variável no de admissão e acionados por correia dentada atuam sobre as 4 válvulas por cilindro. Este é o único motor disponível por enquanto  para o 2008, e entrega 115/118 cv a 5.750 rpm com torque máximo de 16,1 m·kgf a 4.000/4.750 rpm; a injeção é no duto.

A versão Griffe THP com motor 1,6-l turbo de 165/173 cv mostrada e deixada à disposição para ser experimentada no Haras Tuiuti em maio, está prevista para o segundo semestre deste ano, sem data definida.

O motor EC5M de 1,6 litro movimenta bem o 2008

O câmbio automático EAT6 epicíclico Aisin de 6 marchas pode ser conduzido no modo automático normal, ECO que reduz as rotações de troca, Sport que aumenta as rotações de troca, ou manualmente através da alavanca seletora.

O conjunto motriz proporciona um desempenho que satisfaz o consumidor médio deste tipo de veículo e uso. O 0 a 100 km/h leva 12,7/12,4 segundos e o veículo pode atingir 185/186 km/h, velocidade que é atingida na penúltima marcha (6.200 rpm). A 120 km/h o motor está a 2.500 rpm (3.300 rpm com o antigo câmbio de 4 marchas).

O consumo homologado pela Peugeot junto ao Inmetro para este conjunto é 10,7/7,5 km/l na cidade e 13/9,2 km/l na estrada, coerente com os 1.248 kg em ordem de marcha e o coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,35.

Tanto no modo automático normal como ECO é sensível o maior escorregamento do conversor de torque do câmbio em retomadas de baixa carga do pedal do acelerador, e velocidades baixa,. como no trânsito anda e para de cidade. Esse escorregamento é minimizado quando se utiliza o modo manual, porém ainda sensível. Já no modo Sport, por ter uma rotação de troca mais alta, a inconveniência do escorregamento praticamente desaparece.

Detalhe do “caminho” da alavanca seletora; a posição de trocas manuais é à esquerda da posição principal e sobe marchas com toques para frente

O modo Sport eu só recomendo para aqueles que realmente gostam de andar com o carro em regimes de rotações maiores. Caso contrário ficará incomodado pelo maior nível de ruído e vibração.

No uso normal em estrada com gasolina no tanque de 55 litros, eu consegui a média de 11,5 km/l no percurso Campinas até a curva AE para a gravação do vídeo desta matéria. Após isso eu fiz mais uma viagem a São Paulo pela Anhanguera, com velocidade de 100 km/h e o consumo baixou para perto de 13 km/l. Não é um consumo extraordinário, mas não deixa de ser destaque pois estamos falando de um suve com 200 mm de altura livre do solo e 1.248 kg em ordem de marcha.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico cx=0,35, adequado para um suve de 200 mm de altura livre do solo, foi obtido com esforço e dispêndio de recursos, como podemos ver no fechamento realizado por baixo do assoalho para deixá-lo plano. Placas plásticas e defletores foram usados para tal. Vide fotos abaixo.

Prioridade para o conforto

No subchassi dianteiro nota-se uma barra tubular que lhe foi adicionada para aumentar a rigidez desse componente. Esse tipo de recurso para aumento de rigidez é comumente utilizado em duas situações: 1) para reduzir o nível de vibração do motor que é transmitido pela estrutura do carro para o habitáculo, ou 2) para solucionar falhas de durabilidade, dando maior vida à peça.

O nível de vibração do motor sentido dentro da cabine é baixo. Nota-se apenas uma vibração de alta frequência quando o regime de rotações do motor está acima de 4.000 rpm. Esse é o resultado que eu acredito tenha sido propiciado pela inclusão da barra mostrada na foto abaixo.

Uma barra liga os dois lados do subchassi e se destina a atenuar virações do conjunto motriz

Outro detalhe que demonstra que os engenheiros da Peugeot priorizaram o conforto do veículo são a utilização de buchas verticais no braço de controle da suspensão dianteira. Nos dois pontos de ancoragem do braço de controle ao subchassi foram utilizadas buchas com característica técnicas de conforto.

Seguindo na linha do máximo conforto aos ocupantes, a pressão de pneus especificada é de 29 lb/pol² para as quatro posições para o carro vazio. Os pneus é os Goodyear Efficientgrip na medida 205/60R16H , e estão montado em rodas com pintura escurecida e diamantada na face externa. Em outros suves do mercado que utilizam o mesmo tipo de pneu a pressão chega a até 36 lb/pol².

 

A calibração de molas e amortecedores foram para o mesmo lado do conforto. O carro tem uma boa altura livre do solo para facilitar a transposição de qualquer obstáculo, inclusive as lombadas mais exageradas. Chama a atenção o excelente curso de distensão e compressão da suspensão onde as entradas de batentes de final de curso nos dois sentidos são bem suaves.

 

O equilíbrio de balanço entre a suspensão dianteira e traseira é bem harmônico, porém tem uma movimentação mais solta no geral. Essa maior amplitude na movimentação traz conforto ao trafegar por pisos irregulares e a passagem sobre lombadas acaba sendo menos desagradável. A absorção de impactos também ficou favorecida por essa calibração. Tudo para maior conforto dos ocupantes.

Essa maior movimentação traz alguns prejuízos em curvas de raio longo com ondulações, porém a utilização de barra antirrolagem na dianteira e também na traseira, minimizaram esses efeitos.

A direção eletroassistida tem um esforço bem reduzido na condição de manobras parado ou baixa velocidade. Outros editores do AE comentaram em avaliações que este é um dos esforços de direção mais baixos do mercado.

A progressão de esforço é sensível com a velocidade e a sensação de centro é bem positiva em velocidades mais altas, o que facilita a condução do carro em estradas por longos percursos.

Parece que até o esforço do pedal de freio foi ajustado para não ser muito pesado e trazer maior conforto ao motorista. O sistema de freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira, foram pouco exigidos neste período de avaliação, mas esse é um daqueles sistemas que se não chama a atenção é porque está bom.

Versões e preços

A versão avaliada foi a Griffe, R$ 91.990, a mais completa da linha de motor de aspiração atmosférica. As outras duas, também com câmbio automático de seis marchas, são:

Allure – R$ 69.990
Allure Pack – R$ 85.490

O veículo é oferecido em seis cores que custam de R$ 690  a R$ 1.690. Curiosamente, e constituindo inegável e injustificável decisão, os preços acima se referem ao carro sem pintura, já que é preciso pagar um adicional para comprar um carro pintado. Uma decisão para ir para o rol do “Acredite se quiser”. O que será que está se passando na cabeça dos executivos da Peugeot? Se isso for parte da anunciada estratégia “Nova Peugeot”, seria melhor permanecer com a antiga.

Assista ao vídeo:

 

GB

Mais fotos:

 

FICHA TÉCNICA PEUGEOT 2008 GRIFFE
MOTOR
Designação EC5M 1.6 flex
Descrição 4-cil., transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, duplo comando, variador de fase na admissão, acionamento por correia dentada
Cilindrada (cm³) 1.587
Diâmetro e curso (mm) 78,5 x 82
Taxa de compressão (:1) 12,5
Potência máxima (cv/rpm, A/G) 115/118/5.750
Torque máximo (m·kgf/rpm, A/G) 16,1/4.000//16,1/4.750
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo automático epicíclico Aisin EAT6 de 6 marchas mais ré, conversor de torque, tração dianteira. trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora
Relações das marchas (:1) 1ª 4,044; 2ª 2,371; 3ª 1,556; 4ª 1,159; 5ª 0,852; 6ª 0,672; ré 2,193
Relação do diferencial (:1) 3,683
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi dianteiro
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) A disco ventilado/283
Traseiros (Ø mm) A disco/249
Controle ABS  (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6Jx16, estepe em aço 5,5Jx15
Pneus 205/60R16H (Goodyear Efficient Grip SUV)
Estepe 185/60R15H (Goodyear Efficient Grip)
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx). 0,35
Área frontal (m²) 2,297
Área frontal corrigida (m²) 0,804
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 355 (1.172 com encosto dos banco traseiro rebatido)
Tanque de combustível 55
 PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.248
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.159
Largura com espelhos 1.739
Altura 1.583
Distância entre eixos 2.542
Ângulo de entrada/saída 23°/29°
Distância mínima do solo 200
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 12,4/12,7
Velocidade máxima (km/h) 185/186
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 10,7/7,5
Estrada (km/l, G/A) 13/9,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 48,3
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.490
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 6.180
EQUIPAMENTOS NOVO PEUGEOT 2008 GRIFE
Acendimento automático das luzes de emergência em freadas fortes
Acionamento elétrico de todos os vidros, um-toque no do motorista
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Ajuste elétrico dos retrovisores
Alarma perimétrico
Alcas de teto para os ocupantes do banco traseiro
Apoio de cabeça para todos os ocupantes
Ar-condicionado digital bizona
Barra de teto na cor preto Onyx
Bolsas inflaveis frontais (obrigatórias)
Bolsas infláveis laterais
Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro
Cintos de segurança traseiros de três pontos (3)
Comandos no volante para áudio e telefone
Computador de bordo com 3 modos de operação e indicador de manutenção
Console de teto com luzes de leitura dianteiras
Engates Isofix para dois bancos infantis
Entradas USB e AUX-in
Faróis com guias de luz e luz de rodagem diurna (DRL) em LED
Faróis de neblina
Limitador e controlador automático de velocidade
Limpador do vidro traseiro indexado à marcha à ré
Para-sóis com espelho
Porta-copos no console (2)
Porta-luvas refrigerado
Protetor do cárter
Rádio Connect Peugeot de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay integrados
Repetidoras de setas nos espelhos
Rodas de liga de alumínio de 16″ Aquila Diamantada
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Teto de vidro panorâmico
Volante revestido em couro





Tags: 2008GBGerson BoriniPeugeotPeugeot 2008Peugeot 2008 GriffeSuve compacto
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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