• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

MENTIRA REPETIDA VIRA MESMO VERDADE?

O AZAR DE QUEM INVENTOU O CARRO ANTES DE CARL BENZ FOI NÃO TER UMA EMPRESA PARA PERPETUAR A MENTIRA….

identicon por Boris Feldman
24/08/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Benz-patent Motorwagen 1889 (reprodução, divulgação)

Benz-patent Motorwagen 1889 (reprodução, divulgação)







“Mentira repetida mil vezes vira verdade” é frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler. Quando o assunto é automóvel, é seguida à risca…

Benz – Bom exemplo de mentira que virou verdade é o mito do primeiro automóvel do mundo. Entre vários que se dedicaram ao projeto no final do século 19 um dos mais bem sucedidos foi Carl Benz, que patenteou seu triciclo motorizado em 1886. Mas pelo menos outros dois puseram veículos com motor a combustão para rodar antes dele: o francês Delamare-Debouteville patenteou seu carro dois anos antes, em 1884, e o judeu-alemão Siegfried Markus também pôs seu carrinho a combustível líquido para rodar anos antes na Áustria. Entretanto, como a oficina de Benz deu origem a uma fábrica (Daimler-Benz) que existe até hoje, a empresa insiste em se anunciar a inventora do automóvel. Os outros não tiveram mesma sorte e ninguém para contestar…

Milagre – A imprensa vive se referindo ao “verdadeiro milagre” do carro que capotou, saiu da estrada, bateu no barranco mas motorista e passageiros saíram ilesos. Nem passa pela cabeça do jornalista responsável por esta besteira que o milagre tem “santo”:  dezenas de engenheiros projetando uma carroceria deformável nas extremidades, porém reforçando a estrutura do habitáculo a partir de análises gráficas e simulações computadorizadas para otimizar a proteção aos ocupantes.

Ponteiro – Outra menção frequente é ao velocímetro que ficou travado depois do impacto “marcando 190 km/h”, insinuando ser esta a velocidade do carro no momento do acidente. Ora, é óbvio que o ponteiro dificilmente aponta corretamente depois de uma pancada. Não faltam também os depoimentos de pedestres nas proximidades do local do acidente: “Passou por aqui feito um doido, a quase 200 por hora!”. Uma inacreditável capacidade de estimar a velocidade do veículo…

Quantos? – Vi recentemente notícia de uma station wagon (Opala Caravan) envolvida num grave acidente que resultou na morte de duas pessoas, quatro feridas e outras duas ilesas. Nenhum policial, socorrista ou sequer o jornalista fez as contas: afinal, o que esperar de um automóvel (bem velhinho…) projetado para cinco pessoas que carregava motorista mais sete passageiros? Freios e suspensão (mesmo imaginando-se em perfeitas condições) tinham condições de suportar tanto peso? Outro dia, a imprensa noticiou uma Kombi flagrada carregando nada menos que 18 pessoas. Pode?

Motor – Dica que se mantém viva pois repetida por várias gerações é a de “esquentar o motor antes de sair de manhã”. Hoje, mesmo com óleos multiviscosos extremamente fluidos em baixas temperaturas, enriquecimento automático da mistura ar-combustível,  injeção eletrônica, e outras modernidades tecnológicas, ainda tem motorista que segue a recomendação. Outra que permanece: dono de carro zero km roda bem devagarinho durante os primeiros quatro ou cinco mil quilômetros para “amaciar o motor”. Hoje, com a evolução da mecânica e eletrônica, basta não pisar fundo no acelerador nos primeiros 500 km, até para que se ajustem também outros componentes como freios e pneus.

Garantia – De tanto ver placa anunciando “garantia de três meses para motor e caixa” em lojas de usados, o freguês nem imagina que tem direito a muito mais, pois o Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece a responsabilidade da empresa para todos os componentes do automóvel  durante a garantia legal de três meses.

Suspensão – Mentira divulgada pela própria fábrica é difícil contestar. A Nissan “inventou” que a nova picape Frontier tem suspensão traseira do tipo multilink e a inverdade vai virando verdade. Quase nenhum jornalista teve a curiosidade de se abaixar atrás dela  para ver um baita eixo rígido ligando as rodas traseiras…

Fantasia –  As pistas de corridas também se notabilizam por divulgar inverdades, o “vale-tudo” do marketing. No Brasil, carros da Stock Car e do Brasileiro de Marcas contam com exatamente a mesma sofisticadíssima mecânica, sem sequer um parafuso do modelo original. Podem se fantasiar de marcas diferentes ou numa única (carro da Stock hoje faz de conta ser um Cruze). Exatamente por ser uma grande mentira para os espectadores, são provas danadas de emocionantes…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldamen” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

AUTOENTUSIASTAS, 11 ANOS

Próximo

SALVEM AS PERUAS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Danilo Mottin e a perua do Chefe

SALVEM AS PERUAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In