• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

CARTA ABERTA AO EXMO. SENHOR PRESIDENTE

identicon por Celso Franco
24/08/2019
em CF, Destaques, Trânsito
Foto: g1.globo.com

Foto: g1.globo.com







“Exmo. Senhor Presidente Jair Bolsonaro:

Desculpe a minha ousadia em dirigir-me desta maneira a V. Excia, mas a minha posição de ser hoje o “decano” dos consultores de trânsito e, também, o último da geração dos ‘buchanistas’, ou seja, dos que rezaram pela ‘Escola de Collin Buchanan’, especialista inglês, quando em 1963 traçou, em livro clássico ‘Traffic in Towns’, os parâmetros  para se obter um trânsito urbano eficiente e seguro. Na época faziam parte deste grupo reduzido: Marcos Prado, em Curitiba. Roberto Scaringella, em São Paulo, Gerado Penna Firme e eu, no Rio, todos empregando as medidas construtivas, ao invés das legais restritivas, na pior das hipóteses, empregando esta última complementando a primeira.

Como pode V. Excia conferir, somente eu ainda está vivo, o que aumenta de muito a minha responsabilidade de vigia implacável do que ocorre no trânsito do Brasil, desde 1967, quando escrevendo como colunista no Jornal do Brasil por cinquenta anos; no Jornal do Commercio por dez anos; em revistas, com conferências; dando aula para engenheiros; concedendo entrevistas em revistas, jornais e TV, onde tive um  programa na TV Tupi; escrevendo livros, sendo que o meu último, ‘Trânsito como eu o entendo’ mereceu ser incluído na The Roadmakers Library, de Londres. Por causa deste dever patriótico estou me dirigindo a V. Excia, em carta aberta, para lhe dizer, desculpe-me mais uma vez, que a sua decisão em eliminar das rodovias brasileiras o uso do radar móvel, no sentido de coibir os riscos de acidente, em face da velocidade indevida para o local.onde se empregue este recurso de segurança viária, foi um erro.

Devo, a fim de justificar o que pretendo, esclarecer que esta prática existe na Europa, pioneiramente desde 1955 e, em todo o Primeiro Mundo hodiernamente, com a utilização das câmeras fotográficas marca Robot, de fabricação alemã, e distribuídas às suas instalações pela empresa Traffipax, situada em Düsseldorf, também na Alemanha.

Em seu folheto de publicidade e de apresentação, ‘The speed contrlo’, a empresa diz textualmente: “O contínuo incremento do tráfego criou a necessidade de sistemas efetivos de segurança para o trânsito. Somente na Alemanha, a policia registra cada ano, mais de dois milhões de acidentes de trânsito, em muitos casos com consideráveis danos materiais e humanos. Uma das principais causas desta situação é, sem dúvida, a velocidade inapropriada para determinados trechos rodoviários. O dano econômico que resulta desta situação é incalculável. A Robot se propôs a incrementar a segurança do trânsito e proporcionar as contramedidas apropriadas”.

‘Uma supervisão eficaz do tráfego rodoviário sensibiliza os motoristas para que respeitem as regras de segurança explicitas em seus Códigos’, enfatiza ao final de seu folheto.

E agora, após esta apresentação, eu me permito perguntar a V. Excia: ‘Será que uma empresa consagrada no mundo inteiro, originária de um dos países mais civilizados do mundo, ou a que é usada pela nossa Policia Rodoviária, iriam fabricar um equipamento ilegal, ou prejudicial, aliado da indústria de multas’?

Claro que não, permita-me responder por V. Excia que, no justo propósito de terminar com esta vergonha, a “indústria de multas”, cujo mal maior é a desmoralização da autoridade  de trânsito, V.  Excia, repetindo a anedota popular, tirou o sofá ao invés de corrigir o comportamento irregular de seu usuário.

O combate imprescindível a esta vergonhosa indústria não é por ai. Se estiver interessado em conhecer o caminho certo, estou, humildemente, a disposição de V. Excia para lhe mostrar o caminho certo e seguro, cujo modelo estará disponível no meu “livro testamento”, face à minha avançada idade de 93 anos: “Ultrassonografia do Trânsito Brasileiro”, a ser lançado no próximo mês, se possível na Semana Nacional do Trânsito.

Esclareço ainda, por oportuno, que nada almejo do Governo Federal a não ser respeito e consideração, face ao meu currículo profissional de mais de meio século labutando como um ‘Dom Quixote’ para livrar o meu país da incompetência e, de certa forma desinteresse, em corrigir esta falha que massacra a nossa juventude.Todos que nesta área militam estão enquadrados na sábia observação do  autor inglês G.S.Chesterton, quando escreveu em seu livro clássico: ‘The scandal of father Brown’  a seguinte observação : ‘Não me preocupam aqueles que não enxergam a solução mas sim, aqueles que não a encontram por não enxergarem o problema.’

Como encerramento, se puder, Senhor Presidente, acreditando em seu patriotismo e honestidade de propósitos, fruto de quem já envergou o uniforme do Glorioso Exército de Caxias, corrija este erro fruto do seu patriotismo incomensurável, adotando a regulamentação que lhe proponho, para não ter o dissabor de ver aumentarem os acidentes com a retirada, pura e simples, deste eficiente instrumento de controle de velocidade, como irão demonstrar as estatísticas.

No local onde a velocidade deve ser controlada, colocarem-se, também portáteis, o aviso da velocidade apropriada. Logo depois deste aviso outra advertência: ‘Lembre-se da velocidade apropriada à sua segurança’. Mais adiante o aviso, ‘A cerca de 200 metros fiscalização fotográfica’. No local onde estará o radar fotográfico móvel, o aviso do motivo da restrição, por exemplo: ‘Trecho irregular e perigoso ‘CONTINUE, OBEDECENDO A RESTRIÇÃO, EM BENEFÍCIO DE SUA VIDA’.

Esta restrição só cessará com a exibição do novo e normal limite de velocidade, findo o trecho irregular ou perigoso.

Excelentíssimo Senhor Presidente Jair Messias Bolsonaro: Se puder corrigir o erro, lembre-se de que: Errar é humano. Persistir, teimosamente, no erro é diabólico. Ter a humildade de corrigi-lo é ato divino.

Deus o proteja e o ilumine para o bem do nosso Brasil.

Respeitosamente, despede-se o seu eleitor.
Celso Franco (CMG Reformado) Consultor de Trânsito.”

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.





Anterior

CAOA CHERY TIGGO 7 TXS EM "OS ESPECIALISTAS"

Próximo

AUTOENTUSIASTAS, 11 ANOS

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
A icônica Curva AE

AUTOENTUSIASTAS, 11 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In