• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

TORO INAUGURA SAFETY CENTER DA FCA

Crash test da picape da Fiat amplia recursos em Betim. Fábrica agora pode fazer todo o processo de novos produtos

identicon por Josias Silveira
19/07/2019
em Destaques, JS, Notícias
Foto: Divulgação FCA

Foto: Divulgação FCA







A FCA comemorou ontem (17) a inauguração de seu Safety Center em Betim, MG fazendo o crash test de um Fiat Toro. Não deixa de ser estranha uma comemoração que termina com um acidente, mas é exatamente esse o objetivo do centro de segurança mineiro: medir na prática os danos (e principalmente a proteção para os ocupantes) em colisões. No caso, foi uma batida frontal contra barreira fixa, com a Toro vindo a 48,3 km/h (30 milhas por hora, padrão americano).

Colisão em laboratório analisa proteção dos ocupantes e custos de reparação

Parece pouca velocidade, mas é uma pancada de respeito, uma vez que é contra uma barreira indeformável. E, para quem é entusiasta não deixa de ser dolorido ver um carro novinho encarar um bloco de concreto desta forma. Os dummies — manequins de teste, um termo que também pode ser traduzido por “idiotas” — passam bem após a pancada.

Porém, hoje diminuiu bastante a necessidade do crash test real já que, antes desta confirmação final de validação de resultados são feitos dezenas de crashes virtuais com simulação em computadores. Segundo Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Engenharia da Fiat, estes testes em computadores dão um visão prévia bastante apurada do que vai ocorrer na prática.

Pista de 130 metro aumenta autonomia da fábrica de Betim, que pode fazer todo processo de um novo carro

Mesmo assim, o crash test real continua bastante necessário para a validação final de um projeto, assim como aperfeiçoamentos de carros já em produção. Assim se tem uma análise completa de proteção dos ocupantes e também um levantamento de custos de reparação, item importante para companhias seguradoras.

Após os testes do fabricante, institutos independentes refazem o crash test para revalidação dos resultados.

Apesar da pancada, os dummies vão continuar seu trabalho de medir danos no corpo humano

O novo Safety Center tem pista de 130 m de extensão em área de 7,6 mil metros quadrados e teve um investimento de R$ 40 milhões. Cada teste, segundo Piancastelli, custa entre R$ 200 mil e R$ 500 mil, dependendo do modelo avaliado. Carros em linha de produção são os mais baratos, enquanto protótipos em desenvolvimento são os mais caros.

No Centro trabalham 50 técnicos e engenheiros, a maioria treinados no exterior. Agora a unidade de Betim da FCA tem autonomia total, do desenvolvimento conceitual de um novo produto até sua validação final, passando pelo projeto e desenvolvimento. Antes, estes testes de colisão tinham de ser feitos em Detroit, EUA, ou Turim, Itália, com custos e prazos muito maiores.

Chão de vidro permite gravação da colisão por baixo. Note que o estepe saiu do seu alojamento na traseira (Foto: autor)

Como curiosidade, apesar de ter visto vários crash tests, este foi o primeiro laboratório no qual observei o final da pista, na área de colisão, com o chão em vidro. Assim, o teste pode ser registrado também por baixo, complementando a visão total dos efeitos do choque no veículo.

As câmeras especiais em alta definição gravam1.940 quadros por segundo, o que permite observação total da deformação sofrida em cada componente, assim como a abertura das bolsas infláveis.

Com o Safety Center, a Fiat/FCA passa a ter uma das maiores unidades de engenharia automobilística no Brasil — senão a maior — com cerca de 2.000 técnicos e engenheiros, com total autonomia para produzir novos projetos no País sem depender de unidades no exterior.

Assista ao vídeo:

 

JS





Tags: Crash test; Fiat ToroFiat BetimJosias Silveira. JSSafety Centervalidação de projetos;
Anterior

ATRATIVIDADE DOS SUVES: REMINISCÊNCIAS?

Próximo

NOVO NISSAN LEAF É LANÇADO

identicon

Josias Silveira

Um dos mais respeitados jornalistas automobilísticos brasileiros, Engenheiro mecânico e jornalista, foi editor da revista Duas Rodas e publisher da revista Oficina Mecânica. Atualmente é um dos editores da revista TOP Carros além de colaborador da Folha de S. Paulo e de diversos outros meios. Também é autor do livro "Sorvete da Graxa".

Próximo
Faróis em LED (Foto: autor)

NOVO NISSAN LEAF É LANÇADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In