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Home Antigomobilismo

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE I

identicon por Portuga Tavares
31/07/2019
em Antigomobilismo, Destaques, Mundo Ae, PT
Fofo: Arquivo do autpr

Fofo: Arquivo do autpr







A foto que inicia esta matéria foi digitalizada de uma revista Quatro Rodas e é o anúncio do Volkswagen sedã “Pé-de-Boi”. A foto completa não pôde ser aplicada na íntegra por questão de formato inadequado para o AE, mas o texto abaixo da foto diz

Volkswagen “Pé de Boi”
É para o campo e custa menos.

O Fusca “Pé-de-boi” inaugurou o termo que há décadas tem sido sinônimo de: carro básico, pelado, espartano ou standard, que é justamente o tema desta matéria e outras que seguirão.

Quem gosta de carro antigo, normalmente começa com a busca dos modelos que mais gosta e, com o tempo, vai-se aprofundando no universo “ferruginoso” e passa a conhecer versões diferentes, curiosas e, inevitavelmente, isso gera uma curiosidade, objeto de estudo e não demora muito para virar objeto da caçada!

Um exemplo é a linha Corcel II, ainda não está no foco dos colecionadores, mas alguns jovens começaram a adquirir esses carros porque ainda são baratos. O momento tem sido buscar as versões luxuosas (LDO) ou as esportivas (Hobby e GT), porém um que tem sido difícil de encontrar é o Corcel II básico, que não tem frisos de carroceria, nem no contorno dos vidros, o painel é de chapa sem qualquer cobertura, o carpete é de borracha e os bancos, em vinil.

Foto da concessionária Ford, em Mogi-Mirim, SP, final de 1977 com o grande lançamento da linha Corcel II; no centro da foto um Corcel II, sem a letra L ou LDO, já que se trata da versão mais espartana, note que até a coluna central é da cor do carro (Foto: Arquivo do Autor)

Já contei aqui, no AE há alguns anos a história da compra da minha F-100. Sempre quis ter uma picape dessas, na versão de acabamento, “Cabina Luxo”. Acreditei que havia conseguido, afinal de contas ela ostentava a carroceria com duas cores e possuía uma grande quantidade de frisos, na minha cabeça faltava apenas os frisos das caixas de roda e os laterais na parte baixa do veículo. Doce engano, tratava-se de uma F-100 Standard, porém de plaqueta com duas cores, algo que nunca imaginei existir.

Boa parte da pintura do carro ainda é original de fábrica, por isso o capô está desgastado — algo que atualmente o povo da modinha tem chamado de “pátina do tempo”. A carroceria já foi repintada. Boa parte dos elementos da versão Standard sempre estiveram na caminhonete e lá permanecem, itens como: embreagem sem acionamento hidráulico, volante do caminhão (F-350 e F-600) sem aro de buzina e o painel pintado de cinza opalescente, com o acabamento liso, sem ranhuras nas laterais. Resumindo, eu queria uma caminhonete bonita e acabei encontrando uma versão rara.

Note que a F-100 tem duas cores e só alguns dos frisos, não possuí os contornos de vão de roda e nem os frisos da caixa de ar lateral (Foto: Autor)

Pesquisando sobre essa caminhonete, acabei relembrando ou conhecendo algumas versões intermediárias entre elementos de luxo e a simplicidade das versões de entrada. Recentemente dirigi o Fiat 147 movido a álcool do Ministério da Fazenda (hoje Ministério da Economia), que está emprestado ao acervo da Fiat e que, segundo a fabricante, foi o primeiro carro com esse combustível faturado e vendido, em 5 de julho de 1979.

Esse 147 a álcool está bem conservado. O motor 1300 com câmbio de quatro marchas faz o pequeno “caixotinho” da Fiat andar muito bem. Vale lembrar que o 1300 era a maior opção de motor para o compacto da marca, naquele ano. Isso tornou o carro muito mais ágil do que seu irmão com motor 1050.

FIAT 147 álcool, carro interessante, primeiro pela cor – preta – porque foi destinado a um órgão público federal, segundo por ser a versão standard, com acabamento mais espartano  (Foto: Autor)

 O carro é muito bacana. Na minha cabeça os veículos a álcool eram versões mais luxuosas, já que o subsídio do Programa Nacional do Álcool ( Proálcool permitia uma taxação de impostos menor. Os 147 a álcool de que me lembrava eram todos versões intermediárias ou de luxo, mas esse carro — provavelmente por ser vendido a órgão governamental é uma versão Standard, com o assoalho revestido por um tapetão de borracha, em vez de carpete, laterais de porta mais simples e apenas um para-sol (só o do motorista). Porém, no painel, lá está o acabamento plástico imitando madeira, onde uma plaqueta registra o fato daquele ser um automóvel digno de ir a um museu, por ser o primeiro a carro a álcool vendido em nosso país.

Segundo a FCA/Fiat e a plaqueta no painel do 147, foi a primeira unidade a álcool faturada e comercializada, pertencente ao primeiro lote da linha de produção em série (Foto: Autor)

 Há alguns anos encontrei um LTD 1980 que originalmente era a álcool, mas com câmbio manual, o que é uma raridade, já que a maioria dos LTD desse ano eram automáticos e todos os Landau a partir dos modelos 1980, com início de fabricação em setembro de 79, também são automáticos (permaneceram assim até 1983). Fiquei imaginando o que seria conduzir um V-8 movido com o combustível que entrega alguns cavalos-vapor a mais e com um câmbio que rouba menos “energia” do motor, deveria ser algo interessante. Infelizmente o carro está em petição de miséria, abandonado no tempo e o dono não se desfará dele, tampouco cuidará do carro.

A propaganda do primeiro V-8 a álcool exaltava ser o carro do presidente, o modelo mais luxuoso da época, o Landau, mas houve para o irmão mais “simples” LTD, também o motor, nesses poucos com câmbio manual (Foto: Acervo do Autor)

O Dodge Polara que serviu de estudo para o projeto Proálcool, um modelo de 1976, ainda está no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (era o CTA, Centro Técnico da Aeronáutica). O carro junto a outros cinco veículos (outro Polara, dois Fuscas e dois Gurgel) serviram de protótipos para as adequações necessárias para viabilizar o uso do álcool em escala comercial e, assim essa tecnologia chegar às linhas de montagem. O carro foi doado pela diretoria da Chrysler para a Aeronáutica realizar os testes e trata-se de uma versão Standard. Essas pesquisas foram capitaneadas pelo Prof. Ernesto Stumpf, com a ajuda do engenheiro Miguel Azevedo, genro do colunista do AE, Fernando Calmon.

Dodge Polara que serviu para os estudos do então CTA e desenvolvimento do motor movido a álcool Foto: Divulgação CTA)

Em 1973, a Volkswagen criou um dos carros mais interessantes que se possa imaginar, um Fusca com motor da versão topo de linha, porém com o acabamento espartano. O veículo foi chamado numa publicação da época de “Fusca Bravo” e hoje ostenta o apelido de “Fusca Série Bravo”, trata-se de um Fuscão, porém sem o aro cromado na buzina, sem os acabamentos imitando jacarandá, sem os cromados do velocímetro e marcador de combustível e sem os enormes bancos da versão 1500 mais famosa. No visual externo, também, apenas a tampa traseira e as rodas denunciam a motorização descrita no emblema traseiro, no demais o carro se assemelha a versão de motor mais simples (1300), sem o friso de alumínio no capo dianteiro e os cromados dos piscas. Até a emblemática lanterna traseira do Fuscão não está nessa versão, que tem a lanterninha típica dos Fusquinhas.

Fusca 1500 Standard, hoje mais conhecido como “Série Bravo”, um híbrido entre a aparência do Fusquinha e o coração do Fuscão (Foto: Revista Quatro Rodas, novembro de 1972)

Certo, nesse ponto o leitor do AE deve estar pensando “Tá, Portuga, eu quero um carro com uma configuração interessante, mas não quero ou não tenho como gastar muito dinheiro”. Bem, para esses casos a boa notícia é que os anos 80 foram recheados de veículos standard com configurações interessantes e nas continuações dessa matéria vou listar alguns.

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Portuga Tavares

Jornalista automobilístico e um grande autoentusiasta, tem carros antigos, entre eles um Galaxie com motor 302 ano 1981. É diretor técnico da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e presidente do Galaxie Clube do Brasil.

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