• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

    RENAULT R.S. 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

    RENAULT R.S. 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

QUANDO MAIS É MENOS – POR RODRIGO CANOZI

identicon por Autoentusiastas
09/06/2019
em AE, Carros dos Leitores
Fotos: autor da história

Fotos: autor da história



Há exatamente seis anos, no inverno de 2013, precisávamos de um carro que fosse confiável, econômico, disposto, e que tivesse ar quente para os dias frios de Curitiba,  pois a tarefa era levar a esposa ao trabalho todos dias e mais algumas tarefas.Isso totalizava aproximadamente uns 60 quilômetros diários, boa parte utilizando estrada, uma porcentagem menor na cidade.

Conversando com minha esposa, ela me sugeriu o Renault Clio, pois achava o carro interessante pelo valor dos modelos seminovos da época já com a desvalorização. Confesso que tive um pouco de preconceito no início, mas atendi a sugestão dela. Saímos a procura do Clio, e encontramos em uma concessionária alguns modelos.Lembro-me que tinha um bem pouco rodado, porém não tão conservado, outro com 29 mil quilômetros, preço atraente,mas entramos nele, olhamos, e o carro não nos passou confiança. Estava bonito, mas pneus carecas, estofamento com cara de velho — sabe quando o “santo” não bate?

Cerinha resolveu

Desistimos dele, porém o consultor nos disse, “Olha, temos um lá no final do corredor, porém é o que esta mais ‘rodadinho’, se isso não lhe importar…” Fomos olhar aquele outro Clio. Tinha alguns sinais na superfície da  pintura, marcas de pano, os pneus estavam bons, nos animamos em examiná-lo. Quando entramos sentimos aquele cheirinho de carro novo, extremamente bem cuidado. Nos entreolhamos empolgados, com aquele ar de “é esse”. O carro estava com 46 mil quilômetros rodados, mas muito bem cuidado, tirando as marcas de pano na pintura, provavelmente o antigo dono tinha o hábito de limpá-lo a seco com um pano, que uma cera posteriormente resolveria.

Andamos no carro e adoramos, não se importando com a quilometragem mais alta, acabamos comprando aquele Clio preto, ano 2011, modelo Campus, duas portas, básico. Que “carrinho” esperto! O motor era o D4D 1-litro e 16 válvulas, ele casava perfeitamente com Clio que segundo o manual do proprietário pesava apenas 860 kg em ordem de marcha.

Interior: simples e agradável

Motor que gostava de girar, nunca senti falta de potência. Como nunca tive medo de rotação, adorava chegar até o corte com ele com sua terceira marcha a aproximadamente 98 km/h pelo velocímetro a 6000 rpm. Era manso até 2.000 rpm, depois ia crescendo e, quando atingia seu pico de torque a 4.250 rpm, dava aquela ‘estilingada’ até 6.000 rpm. Na estrada ele ia super bem, fazendo- me esquecer que estava de 1-litro. Destaque também para sua suspensão superequilibrada e forte, e seu interior apesar de simples, agradável!

Ficamos três anos com ele, nunca nos deixou na mão. Vendemo-lo com 128 mil quilômetros rodados, firme e forte. Sempre lembro com saudade daquele guerreiro e penso, se tivesse ligado para a quilometragem mais alta, e não me atentado para outras qualidades de conservação do carro, talvez não tivéssemos tido essa experiência tão positiva com o Clio.

Rodrigo Canozi
Piraquara – PR



Anterior

CAMINHÃO SEM MOTORISTA: UMA REALIDADE PARA A PRÓXIMA DÉCADA

Próximo

OS ESPECIALISTAS: VW T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

OS ESPECIALISTAS: VW T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019
Foto: divulgação GM

ONIX SURPREENDE POR EQUIPAMENTOS E PREÇO

05/12/2019

FALECE PIERRE-ALAIN DE SMEDT

04/12/2019
Foto: autora

GPS, GOOGLE MAPS E MUITO PERGUNTAR POR AÍ. BEM-VINDO À BÓSNIA!

04/12/2019

PUBLICIDADE

Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019
Foto: divulgação GM

ONIX SURPREENDE POR EQUIPAMENTOS E PREÇO

05/12/2019

FALECE PIERRE-ALAIN DE SMEDT

04/12/2019
Foto: autora

GPS, GOOGLE MAPS E MUITO PERGUNTAR POR AÍ. BEM-VINDO À BÓSNIA!

04/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE
  •  carrodoleitorAE o Fusca 65 do  pabloaverame transformado pela  trocar com br  Muota classe e nostalgia na  curvaAE
  • Vectra GLS 1996  carrodoleitorAE  joeleffernandes
  • A incr  vel  curvaAE  Tem camiseta na Black Friday l   na  automottivo
  • A  automottivo    a loja oficial do AE   Toda a cole    o AE com descontos  Al  m das outras camisetas premium da  automottivo   AGORA     A HORA  Tem camisetas  curvaAe  autobhan  savethemanuals  savethemanuals  eusouAE  estradadosromeiros

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

Foto: Lucas Vane

Foto: Lucas Vane

por Portuga Tavares
05/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In