• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

PERCALÇOS DA TECNOLOGIA

identicon por Fernando Calmon
06/06/2019
em Coluna Fernando Calmon, Especial - Fernando Calmon - destaques, FC
Foto: exame.abril.com.br

Foto: exame.abril.com.br







Empresas ligadas à tecnologia da informação (TI) estão sob a mira de governos dos dois lados do Atlântico Norte. Apple, Facebook, Google e até a gigante do comércio digital Amazon perderam, nos últimos dias, em conjunto nada menos US$ 131 bilhões de valor de mercado. É 50% superior à capitalização em bolsa de valores do Grupo VW-Porsche, o maior do mundo em produção e vendas de veículos. Ou quase o valor da Toyota (US$ 166 bi), na cotação em 4 de junho.

Entre os problemas gerados pelo gigantismo estão, principalmente, a privacidade dos usuários e a tendência monopolista. Já se fala até em cisão induzida dos grupos, como aconteceu há um século na indústria do petróleo. Ou seja, de tempos em tempos, a história se repete.

No setor de mobilidade o cenário é um pouco menos exuberante. Acham, entretanto, que o conceito de propriedade de um veículo vai morrer em breve. E quase todos vão preferir usar aplicativos de transporte ou, simplesmente, alugar um carro por curtos períodos (até por horas). Nos EUA, por exemplo, o leasing é muito utilizado, mas nem por isso o desejo de posse de um automóvel considerado “seu” sofreu grandes abalos. Não há indícios de que isso mude tão cedo. Na Europa, compartilhamento parece mais palatável.

Vamos tomar o exemplo do Uber. Seu principal concorrente nos EUA, Lyft, decidiu antes abrir seu capital, porém suas ações desvalorizaram 30%. Uber até agora nunca teve um ano lucrativo, porém continua apostando em condução autônoma e assim independer de motoristas. Pouco antes de abrir seu capital na Bolsa de Nova York, há cerca de um mês, a empresa foi cautelosa ao advertir que se trata de tecnologia cara, consome tempo de desenvolvimento e até admitiu deixar de alcançar todos os objetivos.

Esses “ataques de sinceridade” são normais nesses casos. Sua capitalização inicial foi inferior ao estimado, em parte por um momento ruim na bolsa nova-iorquina. Agora, contudo, se recuperou para algo em torno de US$ 60 bilhões.

Algumas vozes discordantes surgem sobre a real consequência no trânsito urbano. Estudo publicado há menos de um mês nos EUA mostra que piorou em São Francisco e em outras grandes cidades. A pesquisa concluiu que os diversos aplicativos concentram a demanda em áreas muito congestionadas e em horários de pico.

Aqui, também acontece. É usuários perceberam casos de ficar menos caro chamar um carro do que pagar a tarifa de transporte público. Isso se tornou explícito depois de o Uber “inventar” a modalidade Juntos, apenas a versão modernizada do antigo lotação em táxis ou veículos particulares.

Essas empresas de tecnologia, em geral, apresentam relacionamento com os clientes um tanto pusilânime. Em caso de reclamação se “escondem” atrás de comunicação somente por escrito, em troca de mensagens ou chats que parecem não ter fim. Contatos por voz, muitas vezes, são mais fáceis de resolver, mas procuram evitar a todo custo. Acaba por gerar irritação.

Experimente, por exemplo, apontar rotas inadequadas de aplicativos que tanto ajudam no dia a dia, mas que te levam ao lado errado da rua do seu destino. Período de lua de mel um dia acaba…

 

ALTA RODA

 

HYUNDAI dá pistas sobre a segunda geração do HB20, que deve chegar em outubro próximo. Espaço interno aumentará graças a 3 cm extras na distância entre eixos. Porta-malas também ficará um pouco maior. Novidade mecânica é o motor de 1 litro, turbo (120 cv) e injeção direta (hoje, indireta, menos eficiente). Atualização estilística chega depois de sete anos no mercado.

MOTOR turbo de 1,5 L e 173 cv (apenas a gasolina, não é ideal) tornou o Honda HR-V um dos três mais rápidos SUV compactos. Melhorias no acabamento, teto solar panorâmico e todas as luzes em LED destacam-se. Merecia conjunto de rodas exclusivo. Escapamento duplo diminuiu um pouco o porta-malas. Boa evolução no câmbio. Preço destoa: R$ 139.900.

VENDAS de automóveis e veículos comerciais leves e pesados ainda em ascensão. Nos primeiros cinco meses deste ano cresceram 12,5% em relação ao mesmo período de 2018. Os números foram ajudados pela recuperação forte de caminhões e ônibus. Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., avalia estagnação nas expectativas até a conclusão das Reformas.

FORD abriu o leque na sua oferta de modelos da linhagem FreeStyle. Para o ano-modelo 2020, o Ka hatch oferece agora motor de 1 litro e preço menor: R$ 56.690 (câmbio manual). No caso do EcoSport, ao contrário, há uma versão mais cara que vai de R$ 87.290 a 93.290. Cor preta está no teto, colunas, grade, molduras dos faróis de neblina e retrovisores.

VINTE anos no mercado de rastreamento veicular levou a Ituran a atribuir o maior avanço neste setor ao recurso de Big Data. Análise e interpretação de grandes volumes de dados, de modo contínuo, acelerou o processo de localização e recuperação de veículos furtados ou roubados. Também ajudou na precificação menor do seguro pela precisão das informações.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Anterior

LOURIVAL

Próximo

HONDA HR-V TOURING 1,5-L TURBO É LANÇADO

identicon

Fernando Calmon

Próximo

HONDA HR-V TOURING 1,5-L TURBO É LANÇADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In