• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

OS ESLOVENOS E A VELHINHA BRASILEIRA

A presidente do grupo PSA no Brasil dirigiu a Peugeot na Eslovênia e se assustou com o contraste entre os dois povos

identicon por Boris Feldman
23/06/2019
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman
Foto: divulgação PSA

Foto: divulgação PSA







Quando vi aquele gigantesco utilitário esportivo com uma respeitável senhora ao volante, lembrei-me da conversa na véspera com a presidente do grupo PSA no Brasil, Ana Theresa Borsari (foto de abertura).

Foi no evento em que a Citroën celebrava — em São Paulo — o centenário da marca num local muito adequado: o pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. E reuniu uma dúzia de colecionadores da marca, todos vestidos a caráter e exibindo orgulhosamente seus impecáveis automóveis que retratavam parte da história da empresa criada em 1919 por André Citroën. E não hesitaram em ceder seus carros para um “test drive” pelos jornalistas. Dirigi até um raríssimo SM, com motor Maserati V-6i, da época em que a fabricante francesa tinha comprado (imaginem!) a marca italiana.

O prédio da Bienal, construído em 1954 e projetado por Oscar Niemeyer, é um clássico da arquitetura e tão ousado quanto as linhas e a tecnologia da marca francesa. Só ela e a DKW ousaram produzir, na década de 30, um carro popular com tração dianteira. Solução pioneira e adotada hoje por todos os compactos e médios do mundo.

No almoço, sentei-me com a Ana Theresa e aproveitei para lhe contar que a marca tem um significado nostálgico para mim, pois meu primeiro automóvel foi um Citroën 11 Légère de 1951. Ela está há muitos anos na PSA. Tem personalidade forte, é dinâmica e enfrenta uma batalha para recuperar prestígio, imagem e vendas do grupo no Brasil.

Começou na área comercial da Peugeot no Brasil, em 1994. Foi depois para a França e ainda dirigiu a filial da marca do leão na Eslovênia por três anos. Sua experiência naquele país, que fez parte da antiga Iugoslávia, foi marcante. Ela diz ter se impressionado com a falta de apego dos eslovenos às coisas materiais, um estilo de vida e pensamento radicalmente oposto ao nosso.

De não entender, a princípio, funcionários seus recusando uma promoção com aumento de 30% do salário. Para perceber, mais tarde, que eles não trocam seus momentos de prazer, convívio com amigos e família e lazer por funções que demandam maior responsabilidade e carga de trabalho. “São capazes — disse ela — de pagar uma pequena fortuna por uma sofisticada prancha de surfe em fibra de carbono para curtirem ainda mais seu hobby, mas jamais por um relógio de ouro ou um sapato de grife”.

Perguntei se esse modus vivendi interferia também no mix de carros vendidos lá pela Peugeot e ela disse que “é claro que interfere!”, e que o mercado dá preferência a modelos mais simples, econômicos, confortáveis e seguros, nada de status ou sofisticação. A comparação com os nossos motoristas foi inevitável e imediata. E logo pensei na avalanche de suves tomando conta do mercado brasileiro e jogando para escanteio o hatch, a perua, o monovolume.

No dia seguinte, mais atento aos suves, deparei-me com aquele, na estrada. Dimensões do veículo e motorista inversamente proporcionais. A baixinha mal enxergava acima do volante. Fiquei imaginando sua dificuldade para manobrar e estacionar aquele gigante. E o consumo daquelas duas toneladas para carregar uma velhinha de, no máximo, 60 kg. Que certamente estaria mais feliz ao volante de uma perua…

As concessionárias dos jipões comentam que, apesar de adequados para o off-road, jamais recebem um respingo de lama e nunca tiveram engatada a tração nas quatro rodas. São usados para as compras no supermercado, visita ao shopping center e levar as crianças à escola. Não contam com argumentos razoáveis para defender sua compra. Mas estão na moda.

Lembro do “fenômeno” duas-portas no Brasil: provectas senhoras fazendo malabarismo para chegar ao banco traseiro do Opala cupê com motorista. Opção igualmente desprovida de argumentação lógica. Chegava-se a justificar que a preferência pelo carro duas portas era para evitar confusão com táxi….

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

PORSCHE 718 BOXSTER GTS AVALIADO EM "OS ESPECIALISTAS"

Próximo

ESSES PEQUENOS MOTORES POTENTES E ECONÔMICOS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Golf 1,0 TSI (Foto: AE/Paulo Keller)

ESSES PEQUENOS MOTORES POTENTES E ECONÔMICOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In