• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

O SONHO DO KP500

identicon por Portuga Tavares
21/06/2019
em História, PT
Foto: Lucas Vane

Foto: Lucas Vane







Algo de que sempre fiz questão nos meus carros foi manter o máximo de originalidade e funcionamento, e isso inclui o sistema de som. Aos 17 anos, quando comprei o Landau, tinha no carro um incrível CD-player com frente destacável, uma disqueteira no porta-malas e uma TV portátil colorida. Mas sempre mantive o toca-fitas Philco-Ford original no painel, e assim o carro permaneceu até 2008.

O Landau 1981, que tenho desde 1996, por doze anos tinha nele um CD Player com disqueteira e, mais, uma TV portátil – coisa de garoto, confesso (Foto: autor).

Ao iniciar a primeira restauração que fiz no carro decidi que era a hora de retirar tudo o que não fosse do automóvel e voltei a ligação do toca-fitas. Graças a um amigo, o genial Lucas Vane, que coleciona som automobilístico, o toca-fitas voltou a prosear e uso-o até hoje com seu som monaural ligado no separador de som original do carro e seus quatro alto-falantes (5 polegadas nas portas e 5×8 no tampão traseiro), e a antena elétrica original, da Truffi.

É fácil imaginar por que muitos donos desses carros acabaram por instalar um som extra neles. A linha Galaxie só recebeu rádio com FM nos modelos 1978 da fase II (a partir de abril de 1978); até então, só AM. Ainda assim era de série só no Landau, enquanto que o 500 e o LTD só tinham como opcional, sendo Philco-Ford para o AM ou AM/FM e Bosch (toca-fitas mais AM/FM) até 1980. Só para a linha do ano seguinte viria o toca-fitas igual ao do meu carro (1981), que para 1982 ganhou novos botões, nova entrada da fita e assim permaneceu até os primeiros Del Rey.

Painel do Landau, com o toca-fitas que só teve esse visual entre o final de 1980 e início de 1981, logo depois alguns detalhas mudaram (Foto: autor)

Era totalmente admissível que um afortunado dono de Galaxie 0-km quisesse algo a mais do que um rádio AM, daí muitos terem optado por instalar paralelamente sistemas FM icônicos como o Pioneer KP500, que tinha um visual bem diferente e vinha com toca-fitas e FM, próprios para serem ligados em paralelo com os rádios originais. Ao conhecer esse rádio no Fusca do meu primo, lá pelos idos de 1990, pensei, “Um dia terei um “som” desses”.

Curioso é ler os manuais de proprietário dos veículos e notar que para a linha Corcel e Maverick, fossem os standards, de luxo ou esportivos o sistema de som sempre foi opcional. No meu Corcel II GT foi instalado o “topo dos opcionais de som” disponíveis em 1979, o toca-fitas Bosch, igual ao da linha Landau da época. Está aí um rádio bom de ouvir, funciona muito bem, mesmo com a antena abaixada. Além do manual do proprietário, veio um manual próprio do sistema de som, na nota fiscal consta o item.

Toca-titas Bosch, opcional para a linha Corcel e alguns modelos da linha Galaxie (500 e LTD), de série no Landau entre a segunda fase de 1978 e a metade de 1980 (Foto: autor)

Na F-100 não tenho som, lá está a “delete plate”, mais conhecida como “a tampinha do rádio”, mas desta vez foi uma “desonorização” que promovi… Calma, antes que me julguem, explico: comprei a picape imaginando que era uma “Cabine Luxo”, ela estava com o rádio AM Philco-Ford compatível para o modelo, mas ao decifrar a plaqueta descobri que, apesar de ela originalmente ser duas-cores — turquesa Laguna com teto branco Nevaska — ela é na realidade o modelo Standard. Resolvi,então “standardizar” o carro, colocando a tampinha no painel. Como o veículo é bem original mecanicamente, com quatro freios a tambor sem assistência, direção idem, e pneus originais, resolvi também manter o quadro de instrumentos com sua originalidade.

Embora com duas cores e os frisos da cabine, essa é uma F-100 Standard, assim, de plaqueta; estranho então merece ser preservada como a fábrica a fez, por ser “peladona” deixe-ai sem rádio (Foto: autor)No Galaxie 500, de 1972, lá está o rádio original, que é só AM. Até colocaria um FM suplementar, mas então precisaria arrumar novos alto-falantes, um vez que o carro só tem dois, um no centro do painel e outro no tampão traseiro. Rasgar os íntegros papelões de porta é algo que não tenho vontade (ou coragem) de fazer. Em 1972 ainda não havia rádio FM em nosso país, então o jeito é andar de Galaxie ouvindo “notícias”, como diz meu avô — um fissurado em “escutar noticiário”.

Rádio AM Philco-Ford, sem qualquer inscrição de marca, original da linha Galaxie; vinha no 500, LTD e LTD/Landau, entre 1967 e a primeira fase de 1978, mudando só alguns poucos detalhes (Foto: autor)

A Pampa 4×4, por ser a GL, já tinha como opção o toca-fitas Philco-Ford de som estereofônico, sendo o da pequena picape próprio para ela, onde dois “falantes” vão nas portas e dois bem pequenos abaixo do painel, num alojamento no “pé de coluna”. Apesar de mais moderno, ele não é tão bom e eficiente quanto os Philco-Ford mais antigos ou o Bosch. Foi todo revisado, mas em qualidade de som toma uma surra dos irmãos mais velhos.

Assim, o sonho de ter o desejado Pioneer KP500 foi postergado. Nessas décadas acumulando peças de carro comprei dois rádios desses, mas nunca tinha o modelo certo para instalar. Mas essa semana — finalmente — resolvi isso. Comprei há pouco mais de um ano um Maverick, o carro tem um monte de acessórios de época (vidros Ray-Ban, rodas palito, antena Trufii, buzina Fiamm, faróis cavalinho amarelos…), além do cobiçado “kit quadrijet” instalado no carro ainda 0-km e com garantia do fabricante do veículo. Para 1975 a FM já engatinhava, em nosso país, o carro só tinha como opcional o rádio AM, logo seria altamente plausível que um “playboy” da época instalasse esse som em seu carro. Pronto. era a desculpa que eu precisava.

KP500, agora sim, instalado e funcionando no Maverick, carro de “playboy”, com som de “playboy” (Foto: Lucas Vane)

O toca-titas com FM da Pioneer tinha visual bem diferente com o dial circular que lembra um velocímetro. Agora está lá, no carro, abaixo do painel, o tão desejado Pioneer KP500 devidamente revisado e funcionando. Como diz meu avô, “e não é que esse rádio proseia be?”

PT





Anterior

DIA 20 DE JUNHO DE 2019, OUTRO DIA PARA ESQUECER

Próximo

PREFEITURAS IRRESPONSÁVEIS

identicon

Portuga Tavares

Jornalista automobilístico e um grande autoentusiasta, tem carros antigos, entre eles um Galaxie com motor 302 ano 1981. É diretor técnico da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e presidente do Galaxie Clube do Brasil.

Próximo
Foro: abril.com.br

PREFEITURAS IRRESPONSÁVEIS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In