• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

O SEGUNDO FOI O PRIMEIRO

identicon por Wagner Gonzalez
10/06/2019
em Automobilismo, Destaques - Motores Clássicos, WG
A briga entre Vettel e Hamilton acabou por decisão dos comissários desportivos (Mercedes)

A briga entre Vettel e Hamilton acabou por decisão dos comissários desportivos (Mercedes)







Não é a primeira decisão controversa da história da F-1, tampouco será a última.  A decisão dos comissários esportivos do GP do Canadá em punir o alemão Sebastian Vettel com cinco segundos no seu tempo total de prova colaborou para manter a invencibilidade da Mercedes na atual temporada e impediu o que seria a primeira vitória da Ferrari neste ano. O resultado da corrida disputada esta tarde (9/6) em Montreal já entrou para a história da categoria como um episódio discutível e de difícil interpretação. Enquanto isso, o inglês Lewis Hamilton segue cada vez mais líder do campeonato, agora com 162 pontos contra 133 de Valtteri Bottas e 100 de Sebastian Vettel. O campeonato prossegue em duas semanas com a disputa do GP da França, dia 23, no circuito de Paul Ricard.

O “crime” em questão foi o segundo erro de Vettel com poucas voltas de diferença. Uma freada tardia no grampo permitiu a aproximação de Hamilton, que iniciava um jogo de bater e assoprar no rival, o que fazia a diferença entre ambos variar entre meio segundo e um segundo e meio, por vezes um pouco mais. Duas voltas depois, na 46a, os dois se aproximavam da curva 4 para iniciar uma sequência em “S” de média velocidade quando o alemão tocou a zebra interna na entrada, seu carro resvalou para a grama do lado esquerdo e ao voltar ao asfalto quase bateu contra o Mercedes do inglês, que disputava o mesmo espaço físico (foto de abertura).

Vettel não aliviou, como seria de se esperar de um piloto com sua experiência e na liderança de um GP; o mesmo vale para Hamilton, que analisava o melhor ponto para disputar a freada decisiva em busca do primeiro lugar. Não precisou: os comissários esportivos nomeados pela Federação Internacional do Automonóvel (FIA) para esta prova — Gerd Ennser, Mathieu Remmerie, Mike Kaernee Emanuele Pirro (ex-piloto de F-1 e várias vezes vencedor em Le Mans) — confabularam e decidiram que “The car #5 left the track, re-joined unsafely and forced another car off track.”(o carro número 5 saiu da pista, retornou de maneira insegura e forçou um outro carro para fora da pista”). A pena para tanto foram cinco segundos a mais no tempo que ele precisou para cumprir as 70 voltas da prova: 1h29’5”742. Como Lewis Hamilton completou o mesmo percurso em 1h29’7”084, Vettel acabou classificado em segundo lugar, 3”658 atrás do rival. Charles Leclerc, também da Ferrari, completou o pódio.

Algumas voltas antes desse incidente, Vettel tinha cometido um erro na freada do grampo, a curva que marca um dos extremos do circuito Gilles Villeneuve, falha que vários outros pilotos, inclusive Hamilton, também cometeram. Isso denota que a disputa entre os dois estava forte e que o inglês atacava o rival na esperança de induzi-lo a um novo erro. O que causa estranheza na decisão de hoje é que no GP de Mônaco de 2016 Lewis Hamilton teve atitude semelhante à de Sebastian Vettel ao defender a liderança da prova frente a Daniel Ricciardo. Nenhuma punição foi imposta ao inglês naquela ocasião.

Punições sempre foram e sempre serão alvo de interpretações variadas no automobilismo e em vários outros esportes. A acusação mais normal contra o trabalho dos comissários desportivos é que a maioria absoluta deles jamais atuou como piloto e, por tanto, não teria pleno conhecimento da dinâmica de momentos como o que aconteceu hoje em Montreal. Faz sentido até certo ponto: qualquer piloto com ganas de ser campeão mundial nunca admite que agiu com má-fé para justificar sua atitude dentro da pista. No final das contas, tanto pilotos quanto comissários desportivos são humanos. E o ser humano não é perfeito.

WG





Tags: FerrariFIALewis HamiltonMercedesMundial de F-1 2019Sebastian Vettel
Anterior

OS ESPECIALISTAS: VW T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI

Próximo

YX 1200, UM CUPÊ ESPORTIVO JAPONÊS DERIVADO DO FUSCA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

YX 1200, UM CUPÊ ESPORTIVO JAPONÊS DERIVADO DO FUSCA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In