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Home BS

HONDA HR-V TOURING, NO USO (COM VÍDEO)

identicon por Bob Sharp
27/06/2019
em BS, Testes
Fotos: Fernando Silva / Captação de vídeo:  Márcio Salvo e Paulo Keller / Edição de vídeo: Márcio Salvo

Fotos: Fernando Silva / Captação de vídeo: Márcio Salvo e Paulo Keller / Edição de vídeo: Márcio Salvo







Depois da matéria do lançamento do Honda HR-V Touring, escrita pelo Gerson Borini e publicada no último dia 6, não haveria muito o que acrescentar, mas a Honda se apressou em oferecer o veículo para teste e achei interessante utilizá-lo no dia a dia — “no uso”, como é chamado no AE — principalmente, por temos oportunidade fazer mais fotos e o sempre importante vídeo. E, claro, no nosso local “oficial” para isso, a Estrada dos Romeiros, a maison blanche e a curva AE.

Como tenho enfatizado esses anos todos, nada como avaliar um carro nos percursos e caminhos familiares, bem diferente da utilização nos lançamentos.

O HR-V Touring, informado antes, tem preço público sugerido de R$ 139.900 e não tem opcionais.

 

Tudo o que o Gerson viu, sentiu e anotou confere com o que observei durante os sete dias em que utilizei  a nova versão do HR-V. Todavia, nesse período o veículo se mostrou ainda mais agradável, mesmo que sabidamente os suves não estejam no topo da escala de minhas preferências automobilísticas. No trânsito urbano, por exemplo, seu porte parece menor do que suas dimensões sugerem, como 4.329 mm de comprimento com 2.610 mm entre eixos, 1.772 mm de largura da carroceria, ou seja, sem contar os espelhos, e 1.650 mm de altura  O diâmetro mínimo de curva de 10,6 m arremata essa impressão.

 

Concorre de maneira marcante para isso uma coisa chamada harmonia. Nada parece supérfluo ou faltante, carro e motorista se complementam de maneira perfeita. Só senti falta do repetidor digital da velocidade, o que é uma pena. É algo com que se acostuma ao não se precisar mais “interpretar” o que o velocímetro mostra, de capital importância em tempos de autoridades de trânsito secas para passar a mão no nosso dinheiro por meio de velocidades “faturadoras”.

Muito boa a maneira como esse HR-V, mesmo pesando quase 1.400 kg, acelera em meio às “lesmas’ que infestam nosso trânsito em quantidade que não para de crescer. É acelerar e ter a resposta que se imagina, sem “preguiça de turbo” ou “delays”, e isso no trânsito sempre é muito bom.

 

Na cidade, a atuação automática do freio eletromecânico nas paradas alivia o trabalho de precisar manter o pedal de freio pressionado; para arrancar basta acelerar que o freio solta de pronto. E no  entra e sai do carro, a chave presencial destrava porta ao toque de um ponto específico na maçaneta externa, bem como a partida do motor por botão facilita a vida no uso diário.

 

Destaque também para o rodar confortável no solo “lunar” de São Paulo — menos buracos, é verdade, mas as ondulações só aumentam — sem excesso de maciez, o que lhe confere bons dotes para tomar curvas com mais ímpeto, sem movimentos parasitas, importante num suve. Sua direção eletroassistida é exata e rápida o suficiente para rodar nas ruas de bairro, além de a indexação à velocidade e a definição de centro serem perfeitas.

 

A Honda ainda não divulgou o consumo de gasolina da versão, mas deu para observar que ela está bem situada. No vídeo apontei 12,2 km/l no percurso Moema-maison blanche (51 quilômetros), o que pode ser considerado um bom consumo médio. Na cidade nunca baixou de 9 km/l e estou certo de que em rodovia somente supere 13 km/l com facilidade.

 

Desempenho, também não divulgado pela fabricante, estimo o 0 a 100 km/h em 9 segundos, possivelmente um pouco menos, e este HR-V tem potência para chegar a 200 km/h ou passar um pouco disso.

Para fechar, um suve moderno, bem construído, motor estado-da-arte, espaçoso e bom de dirigir.

Assista ao vídeo:

 

BS

 

FICHA TÉCNICA HONDA HR-V TOURING 2020
MOTOR Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.498
Diâmetro e curso (mm) 73 x 89,5
Taxa de compressão (:1) 10.6
Potência máxima (cv/rpm) 173/5.5.00
Torque máximo (m·kgf/rpm) 22,4/1.700 a 5.500
Formação de mistura Injeção direta
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pelas borboletas, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 2,645 a 0,405; ré 1,859 a 1,303
Espectro das relações (:1) 6,530
Relação de diferencial (:1) 5,048
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do aro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo  de giro (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/293
Traseiros (Ø mm) Disco/282
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas (pol.) Liga de alumínio, 7Jx17
Pneus 215/55R17V
CARROCERIA Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 393 (980 com encostos rebatidos)
Tanque de combustível 51
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.380
Capacidade de carga 420
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.329
Largura sem espelhos 1.772
Altura 1.650
Distância entre eixos 2.610
Bitola dianteira/traseira 1.535/1.540
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 9 (estimado)
Velocidade máxima (km/h) 200 (estimado)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) 59,7
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) 2.000
EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V 1,5 TOURING 2020
SEGURANÇA
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros
Alarme perimétrico e volumético
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio
Assistente de partida em aclives
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Chave tipo canivete
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas
Imobilizador de motor
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros
Terceira luz de freio
Trava para crianças nas portas traseiras
ITENS EXTERNOS
Defletor de teto traseiro
Antena de teto traseira
Estrado (rack) de teto
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED
Faróis de neblina
Faróis em LED com acendimento automático
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano
Para-brisa com faixa degradê
Maçanetas na cor do veículo
Maçanetas traseiras embutidas na coluna
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo
Repetidoras de setas nos espelhos
ITENS INTERNOS
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas
Console central com acabamento na área superior em preto-piano
Painel e portas com revestimento macio
Porta-objetos nas portas dianteiras
CONFORTO E TECNOLOGIA
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Ar-condicionado automático digital com comandos por tela tátil
Assistente mudança de faixa por câmera no espelho direito (LaneWatch)
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz
Borboletas para trocas de marcha sequenciais
Câmera de ré multivisão com linhas-guia
Computador de bordo multifunção no painel
Console central elevado com porta-copos emborrachado
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Desembaçador do vidro traseiro
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts
Iluminação interna dianteira individual
Iluminação no porta-malas
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré
Revestimento dos bancos em couro
Sensor crepuscular
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat
Sistema multimídia com  tela tátil de 7″, interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro

 





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Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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