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Home GB

HONDA HR-V TOURING 1,5-L TURBO É LANÇADO

Suve ganha o mesmo motor do Civic Touring

identicon por Gerson Borini
06/06/2019
em GB, Lançamentos


O suve HR-V da Honda é acrescido da versão Touring, agora dotado do moderno, potente e eficiente motor 1,5-litro turbo a gasolina  de 173 cv a 5.500 rpm que, além do recurso da superalimentação, passa a contar com injeção direta, comando de válvulas com  fase variável na admissão e no escapamento, e válvula de alívio eletrônica do turbocompressor que regula a pressão de superalimentação em 1,1 bar, proporcionando assim um torque máximo linear de 22.4 m·kgf entre 1.700 e 5.500 rpm.

O HR-V Touring tem preço público sugerido de R$ 139.990, não tem opcionais e se  junta às versões de motor 1,8-litro de aspiração atmosférica e 140/139 cv, a LX (R$ 94.400), a EX (R$ 101.700) e EXL R$ 111.900), todas já ano-modelo 2020 e exclusivamente com câmbio automático CVT já no ano-modelo 2019.

Motor 1,5 l Turbo; note o ressonador no sistema de admissão de ar para melhorar nível de ruído interno (Foto: autori)

O câmbio automático  CVT, com simulação de sete marchas.e dois modos de uso, “D”, modo normal, e “S,” esportivo, tem um bom casamento com o motor e é complementado pelas  trocas de marchas sequenciais exclusivamente pela borboleta no volante.

Um dos principais equipamentos que estreiam nesta nova versão HR-V, e que são muito úteis no dia a dia de rodagem por cidades ou estradas, é o Honda LaneWatch, composto por uma câmera instalada no retrovisor direito. Ao acionar a seta para esse lado ou mesmo pressionando um botão na alavanca de seta, a imagem é projetada na tela da central multimídia. Amplia-se, assim, o campo visão do motorista do que é proporcionado pelo retrovisor, dando maior segurança nas conversões à direita, nas mudanças de faixa e ao estacionar, nesse caso evitando danos nas rodas no contato com o meio-fio.

Câmera do retrovisor lado direito (Foto: divulgação Honda/Caio Mattos)

No exterior, o emblema “Turbo” colocado na porta de carga e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam e identificam a versão Touring. Estes itens, associados ao teto solar panorâmico, trazem um ar de maior esportividade e elevam o grau de conforto do modelo.

Painel de instrumentos, lateral de porta e bancos na cor cinza – destaque da versão Touring; a Honda não abre mão da faixa degradê no para-brisa, um respeito aos seus clientes (Foto – Divulgação Honda/Caio Mattos)

Sete cores serão oferecidas para o modelo 2020, sendo que para as cores branco Estelar, cinza Barium e azul Cósmico existe a opção de acabamento interno na cor cinza claro em couro para os bancos, com detalhes na mesma cor nas laterais de porta, console central e painel de instrumento. O veículo avaliado apresentava essa nova configuração de cores e traz um ar de elegância e sofisticação ao veículo, além de realçar o espaço interno.

Este espaço, entretanto, é uma fração menor que a distância entre eixos de 2.610 mm sugere, como pode ser visto na foto do “passageiro” Bob Sharp no banco traseiro — nós dois participamos desse lançamento, o AE solicitou à Honda que eu fosse junto com o Bob  para acompanhar um lançamento “do lado de cá do balcão”, já que eu só conhecia “o outro lado” nos meus 30 anos de General Motors.

Bob no banco traseiro atrás do banco do motorista ajustado para ele; espaço para pernas poderia ser um pouco maior (Foto: auto)

O HR-V Touring é equipado com o sistema que permite o destravamento da porta sem o uso da chave, apenas encostando o dedo num ponto da maçaneta, e a partida do motor é por botão, que exige pressionar o pedal de freio mesmo a alavanca seletora estando em “P”.

A calibração específica de suspensão para adequar o HR-V Touring à nova potência do motor mostrou-se muito bem acertada nas condições avaliadas. O equilíbrio e balanço entre a dianteira e traseira é muito bom, estando muito bem ajustado para as condições das nossa vias. Segundo os engenheiros da Honda, foram modificados molas, amortecedores e a barra antirrolagem dianteira tem maior diâmetro. O resultado é um carro bem estável e com pouca rolagem da carroceria e sem apresentar um excessivo balanço lateral, mesmo quando submetido a velocidades mais altas, inclusive nas curvas..

Para complementar esse bom equilíbrio obtido com a suspensão do veículo, o sistema de direção eletroassistida proporciona esforço bem baixo em manobras e boa e progressiva redução da assistência com o aumento da velocidade, além de apresentar centro definido e perfeito retorno após as curvas. O modelo vem com controle de estabilidade e tração.

Complementado o bom trabalho de ajuste de suspensão e direção feito pelos engenheiros da Honda, o veículo é equipado com pneus 215/55R17V Michelin Primacy 3 da série green, que ajudam a não elevar demasiadamente o nível de aspereza e ruído de rodagem. Saliente-se que medida é a mesma das versões LX, EX e EXL

 

O HR-V Touring é oferecida apenas na versão a gasolina, e neste primeiro contato no trajeto São Paulo- Porto Feliz-Campinas-São Paulo, o consumo de combustível foi acima de 13 km/l, porém teremos que aguardar uma avaliação mais completa para confirmar a boa impressão que ficou neste quesito. A Honda ainda não divulgou o consumo de homologação segundo o padrão do Inmetro.

Em síntese, o HR-V Touring 2020 é um suve que tem tudo para agradar os admiradores desse tipo de veículo, traz elegância e sofisticação para a linha Honda, agora dando aquela pitada de esportividade e desempenho com o motor turbo.

GB

 

FICHA TÉCNICA HONDA HR-V TOURING 2020
MOTOR Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.498
Diâmetro e curso (mm) 73 x 89,5
Taxa de compressão (:1) 10.6
Potência máxima (cv/rpm) 173/5.5.00
Torque máximo (m·kgf/rpm) 22,4/1.700 a 5.500
Formação de mistura Injeção direta
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pelas borboletas, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 2,645 a 0,405; ré 1,859 a 1,303
Espectro das relações (:1) 6,530
Relação de diferencial (:1) 5,048
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do aro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo  de giro (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/293
Traseiros (Ø mm) Disco/282
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas (pol.) Liga de alumínio, 7Jx17
Pneus 215/55R17V
CARROCERIA Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 393 (980 com encostos rebatidos)
Tanque de combustível 51
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.380
Capacidade de carga 420
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.329
Largura sem espelhos 1.772
Altura 1.650
Distância entre eixos 2.610
Bitola dianteira/traseira 1.535/1.540
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 10 (estimado)
Velocidade máxima (km/h) 200 (estimado)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) 59,7
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) 2.000

 

EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V 1,5 TOURING 2020
SEGURANÇA
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros
Alarme perimétrico e volumético
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio
Assistente de partida em aclives
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Chave tipo canivete
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas
Imobilizador de motor
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros
Terceira luz de freio
Trava para crianças nas portas traseiras
ITENS EXTERNOS
Defletor de teto traseiro
Antena de teto traseira
Estrado (rack) de teto
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED
Faróis de neblina
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano
Para-brisa com faixa degradê
Maçanetas na cor do veículo
Maçanetas traseiras embutidas na coluna
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo
Repetidoras de setas nos espelhos
ITENS INTERNOS
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas
Console central com acabamento na área superior em preto-piano
Painel e portas com revestimento macio
Porta-objetos nas portas dianteiras
CONFORTO E TECNOLOGIA
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Ar-condicionado automático digital com comandos por tela tátil
Assistente mudança de faixa por câmera no espelho direito (LaneWatch)
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz
Câmera de ré multivisão com linhas-guia
Computador de bordo multifunção no painel
Console central elevado com porta-copos emborrachado
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Desembaçador do vidro traseiro
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts
Iluminação interna dianteira individual
Iluminação no porta-malas
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré
Revestimento dos bancos em couro
Sensor crepuscular
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat
Sistema multimídia tátil com interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro

 



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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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