• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

F-1 NO RIO OU SÃO PAULO: E AGORA, JOSÉ?

O governo do Rio “conseguiu” perder a Fórmula 1 há trinta anos. Agora, quer tê-la de volta…

identicon por Boris Feldman
15/06/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: Divulgação Prefeitura RJ

Foto: Divulgação Prefeitura RJ







Está anunciada a construção de um novo autódromo no Rio, no bairro de Deodoro (foto de abertura) com custos bancados por investidores privados. O governo se excedeu no entusiasmo e anunciou a nova pista sediando a corrida de F-1 em 2020. Mas os paulistas lembraram às autoridades governamentais que o contrato com Interlagos vai até o próximo ano. E não pretendem abrir mão do evento nos anos seguintes.

Uma das dificuldades para se levar a F-1 de volta para o Rio é que a empresa internacional que a organiza (Liberty Media) não é mais de Bernie Ecclestone, mas no Brasil tem gente  que se lembra muito bem o porquê de a corrida ter deixado o autódromo de Jacarepaguá há 30 anos.

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em 1989 era o piloto e empresário Piero Gancia e eu era seu vice. Poucos dias depois da corrida daquele ano, Ecclestone, “dono do circo”, nos procurou para relatar que a Riotur, dona da pista de Jacarepaguá, exigia uma “contribuição” de três milhões de dólares para a campanha eleitoral de Leonel Brizola, então governador do estado e candidato à presidência da República. Quem dirigia a Riotur era um parente do Brizola (casado com sua sobrinha) e condicionou a permanência da corrida em Jacarepaguá àquele pagamento.

Ecclestone contou a história quase rindo, incrédulo da exigência estapafúrdia e da ignorância da Riotur, que nem imaginava a disposição de outros países capazes do contrário: pagar muito mais ao “Míster F-1” para convencê-lo a levar a corrida para suas pistas. Ele nos deu então um prazo para resolver o assunto, caso contrário, adeus F-1 no Brasil.

A primeira ideia da CBA foi consultar São Paulo. Mas nem tentamos, ao lembrar que a prefeitura estava sob o comando de Luiza Erundina, do PT. Desde quando — pensamos — uma prefeita petista vai se interessar por corrida de Fórmula 1…

Saímos então em busca de outro autódromo. Pistas existiam várias, mas havia exigências para receber o “circo” e a mais complicada era existir uma rede hoteleira de alta capacidade e qualidade. Brasília e Goiânia eram algumas das que se enquadravam e seus prefeitos se entusiasmaram com a idéia e marcaram reunião de seus assessores com a CBA. Mas surgia então uma demanda que inviabilizava o plano: além de um percentual do faturamento do evento para a prefeitura, teria um outro, “por fora”. Inacreditável como a “equipe” de cada alcaide colocava as “taxas” na mesa sem sequer se enrubescer.

O tempo corria, nada de pista, e o Bernie deu um ultimato ao Piero: estava organizando o calendário de 1990 e lamentava, mas levaria a corrida para outro país.

Aí, pensamos, já temos o “não” de São Paulo sem sequer conversar com os paulistas. Vamos então à última cartada: procurar a Luiza Erundina. Primeira surpresa nossa foi ela ter manifestado enorme interesse pelo assunto. Segundo espanto: na reunião com assessores e secretários, todas as reivindicações da CBA para reforma do autódromo seriam atendidas. E rigorosamente ninguém insinuou destinar verba nenhuma para a “Caixa 2” de nenhum político. A CBA bateu o martelo com Interlagos e com Ecclestone para o ano seguinte (1990), decretando o fim da Fórmula 1 no Rio.

Não me esqueço da reação dos cariocas com a notícia. A começar pela associação dos hoteleiros que tentou forçar a permanência da corrida, que foi conversar com Brizola e até publicou um manifesto na imprensa, alegando que a Fórmula 1 não era o evento que mais trazia turistas à cidade (era o Carnaval), mas responsável por seu maior faturamento. Além da rede hoteleira, são dezenas de milhões de dólares canalizados por turistas com alto poder de compra para lojas, bares, restaurantes, taxistas, bordéis…

Pelo visto, vamos presenciar um embate entre as duas cidades. E agora, José, para onde vai a festa?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

6º ARRAIAL AÉREO DE BAURU

Próximo

VW T-CROSS 200 TSI MANUAL, A FESTA (COM VÍDEO)

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Fortos de Fernando Silva / Captação de vídeo Márcio Salvo e Paulo Keller / Edição de vídeo Márcio Salvo

VW T-CROSS 200 TSI MANUAL, A FESTA (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In