• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

DIFERENÇAS ENTRE CATEGORIAS E CATEGORIAS

Na F-1, Mercedes segue favorita; no Brasil, acirra-se a disputa entre CBA e Stock Car

identicon por Wagner Gonzalez
04/06/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG
Foro: Red Bull/Getty Images

Largada do GP do Canadá de 2018: Mercedes, Red Bull e Ferrari à frente do grid (Red Bull/Getty Images)







O fim de semana promete grandes emoções para quem acompanha o automobilismo: no Canadá prossegue o Campeonato Mundial de F-1 e em terra brasilis continua o Campeonato Brasileiro de Stock Car, em Londrina (PR) .indiferente a isso, o esporte a motor paulista terá a quinta etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, em Interlagos, e outros dois eventos. Se na primeira categoria a liderança da Mercedes é incontestável, entre nós ainda não se sabe quem lidera o campeonato que continua na pista paranaense e quem venceu a última prova disputada, há dez dias, em Goiânia. Na terceira via desse cenário, prossegue a prática do automobilismo raiz.

Lewis Hamilton lidera o Campeonato Mundial de F-1 com três vitórias e 137 pontos (Mercedes)

Apesar das seis vitórias consecutivas nesta temporada a Mercedes desembarca em Montreal preocupada com o rendimento do seu motor. Falando sobre a corrida de domingo o austríaco Toto Wolff , líder do time, comentou: “A esta altura do campeonato estamos começando a enxergar mais claramente os pontos fortes e fracos do nosso carro. Nas últimas seis corridas fomos rápidos nas curvas e lentos nas retas, o que significa que o GP do Canadá será um desafio enorme para nós. As características de Montreal favorecem nossos adversários: longas retas e poucos curvas onde podemos ganhar tempo.”

A declaração de Wolf é a ponta de um iceberg que dificilmente atingirá a F-1com consequências semelhantes à que provocou o desastre do Titanic. Nessa guerra fria  entre equipes, a Ferrari diz que o problema que a impede de materializar a esperança de bater a grande rival é a dificuldade de fazer os pneus dos seus carros atingirem a temperatura ideal de funcionamento. Montreal está longe de ser um destino turístico marcado pelo sol, algo que misturado à falta de áreas de escape e o famoso Muro dos Campeões — situado na entrada da reta de largada após um ‘S’ que não perdoa erros mínimos — é receita para surpresas e decepções, o que inclui outros personagens.

Sem chances consistentes de ultrapassar Hamilton em Mônaco, Verstappen está otimista (RBCP/Getty Images)

Traçado que utiliza as vias de circulação normal da Ilha de Nossa Senhora, o circuito Gilles Villeneuve tem um asfalto que permite utilizar os compostos mais macios disponibilizados pela Pirelli. Levando-se em conta que o arrojo de Max Verstappen e a boa funcionalidade do chassi Red Bull RB15, talvez o holandês seja a grande ameaça ao Reino de Mercedes. A exemplo dos rivais alemão e italiano, Verstappen também desconversa sobre suas chances: “É uma pista gostosa de guiar. Pelo menos aqui você tem onde ultrapassar. A aproximação às chicanes e como você ataca as zebras são os principais pontos a evitar se você não quiser errar. Estamos pronto para conseguir o melhor resultado possível, mas acho que a Ferrari vai ser mais competitiva no Canadá”.

A corrida tem a largada confirmada para as 15:10 de domingo, pelo horário de Brasília. Dois dias antes, os canadenses terão motivo extra para acompanhar o início dos treinos livres (a partir das 11:00, sempre pelo horário de Brasília): Nicholas Latifi vai participar do entrar na pista a bordo de um Williams FW42-Mercedes. Outro assunto que poderá movimentar mais as conversas do paddock à beira da raia olímpica de Montreal será as possíveis implicações da aliança FCA-Renault: a possibilidade dessa união pode formar uma outra aliança política na F-1, entre a Ferrari e o time francês.

Se por lá fala-se sobre temas que irão acontecer, em Londrina o assunto será, novamente, um assunto do passado: a Stock Car chega ao traçado paranaense ainda sem saber quem venceu a primeira prova da rodada de Goiânia, situação que alonga um período de desclassificações e apelos envolvendo vencedores nessa etapa e na anterior, no Autódromo Velo Città, em Nova Louzã (SP). O resumo dessa ópera é um desgaste cada vez maior nas relações entre a Confederação Brasileira de Automobilismo, responsável pelo pessoal técnico e desportivo que atua no campeonato, e a Vicar, organizadora e detentora dos direitos comerciais do evento.

Stock Car prossegue em Londrina entre idas e vindas de recursos e acusações (Duda Bairros)

Por mais que tais fatos sejam recorrentes no automobilismo nacional, a maneira como tais falhas têm se repetido é negativo para o esporte e, principalmente, para os muitos empregos gerados pelo investimento de grandes patrocinadores e equipes profissionais. Nos últimos dias o presidente da CBA, Waldner Bernardo (afilhado político do antecessor Cleyton Pintëiro, que esteve no cargo por dois mandatos) rebateu as críticas de Carlos Col (presidente do conselho da Vicar), que atacou o fato dos comissários da entidade atuarem de forma amadorística.

A alimentar tal discussão corrobora o fato de que esses comissários definitivamente não se dedicam integralmente ao automobilismo desportivo e deverão ter, neste fim de semana, um novo integrante, Leandro de Almeida. Além dos aspectos técnico e desportivo, Col apontou a maneira como a CBA tem divulgado suas decisões ao comentar que “teve gente nos recriminando porque a gente não divulgou punição (a Ricardo Zonta), que não nos cabe divulgar”. Bernardo acusou o golpe e apontou o dedo para sua própria assessoria de imprensa, que, segundo ele “Houve uma falha da CBA no alinhamento da comunicação. Isso é fato.”

Em Interlagos fim de semana movimentado com provas de várias categorias, como as fórmulas 1600 e Vee (Cláudio Larangeira)

Paralelamente e, em busca de atender aos que procuram praticar um automobilismo menos profissional e mais passional, o automobilismo paulista se movimenta neste fim de semana, quando o destaque é a quinta etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, em Interlagos com portões abertos ao público. Os treinos iniciam-se na sexta-feira, quando os boxes terão acesso livre, oportunidade excelente para os fanáticos de plantão, e estão programadas corridas para sábado e domingo, inclusive a 3ª etapa do Torneio Paulista de Regularidade 2019 no sábado. Em Taubaté, prossegue o Campeonato Paulista de Arrancada com treinos e corridas no sábado e domingo. Ainda no sábado prossegue a Copa São Paulo de Kart na pista da Granja Viana.

WG

Foto de abertura: Largada do GP do Canadá de 2018: Mercedes, Red Bull e Ferrari à frente do grid

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: F-1600F-VeeInterlagosLewis HamiltonLondrinaMax VerstappenMundial de F-1 2019Paulista de VelocidadeSebastian VettelStock Car
Anterior

O SHOW DO MAO E DO MURAD – EPISÓDIO Nº 28

Próximo

RECAUCHUTAR, RECAPAR OU REMOLDAR?

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: google.com/search?q=pneus+recauchutados&tbm

RECAUCHUTAR, RECAPAR OU REMOLDAR?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In