• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

CITROËN 100 ANOS E COMEMORAÇÃO NO BRASIL

Foi uma festa de aniversário para autoentusiastas organizada por autoentusiastas.

identicon por Bob Sharp
19/06/2019
em BS, História
Citroën 2CV (Foto: organização)

Citroën 2CV (Foto: organização)







A Citroën não existe mais como fabricante, sendo uma marca do Groupe PSA desde 1974 — ano da criação da PSA quando a Peugeot começou o processo de aquisição do controle acionário da Automobiles Citroën, pertencente aos Irmãos Michelin e sua indústria de pneus homônima desde 1934. Mas essas são questões apenas históricas, porque nos corações e mentes dos autoentusiastas a Citroën é a mesma fabricante fundada por André Citroën em março de 1919, mal terminada a Primeira Guerra Mundial.

Ana Theresa Borsari,, executiva-chefe da PSA no Brasil, conduziu o evento (Foto: organização)

Tal certeza confirmou-se mais uma vez na comemoração do 100º aniversário da Citroën promovida pela PSA do Brasil nesta segunda-feira (17/6), no pavilhão Ciccillo Matarazzo, o da  Bienal do Parque do Ibirapuera. Numa atmosfera única de paixão pela marca, a imprensa automobilística brasileira viveu momentos admiráveis com o engajamento da PSA para falar sobre a Citroën e suas realizações nesses 100 anos.

Citroëns antigos para serem dirigidos! (Foto: organização)

A cerimônia incluiu a história da Citroën mostrada num primoroso audiovisual, workshop onde foi mostrada ao vivo a desmontagem e montagem de um 2CV em minutos, e o crème de la crème, a oportunidade de dirigirmos vários modelo antigos. Logo eu, que aprendi a dirigir num Citroën 11 L 1947 do querido tio Paulo Amaral, me apressei em pegar um para lembrar dos velhos tempos — põe velho nisso, 1952!

Que volta no tempo! (Foto: J. Pohli. dono)

Tudo exatamente como vivenciei em 1952, com quase 10 anos. Parecia que o havia dirigido poucos dias antes. É impressionante como a memória, quando boa, nos recompensa e dá alegria. Essa mostra de carros antigos que pudéssemos dirigir foi um trabalho admirável do diretor de Comunicação da PSA, o jornalista Marcus Brier, com incansáveis reuniões com colecionadores.

O Citroën 11 L (L de Légère, leve) 1956 do colecionador J. Pohli (Foto: J. Pohli)

Tínhamos que dirigir acompanhados de alguém, preferencialmente o dono do carro, nada mais justo e correto. Levei o dono do 11, J. Pohli. Começamos a andar e ele logo disse — achei estranho — para não tentar passar a primeira com o carro em movimento, dado que a primeira não era sincronizada. “Como não pode, Pohli? É claro que pode,” e ato contínuo lhe mostrei, com uma redução para primeira perfeita. Ele ficou surpreso, me disse que não sabia ser possível, e mais admirado ainda como era feito, com a técnica da dupla-embreagem de que tanto já falei aqui no AE.

Claro, foram anos guiando carros com primeira “seca”, o Citroën, o dois Fuscas lá de casa (’53 e ’55), a nossa Kombi ’55, o DKW-Vemag ’59 e até o meu Renault 1093 anos mais tarde. Inclusive o Jeep ’53 capô alto do pai de amigo que morava na mesma rua, no qual não só eu engatava a primeira andando, como a reduzida sem parar o Jeep, também pela dupla-embreagem.

Assim foi  durante uma hora e mais, dirigindo Citroëns. Havia uma ID 19 Break Familiale 1974, a perua de sete lugares em que os dois bancos traseiros da terceira fileira são escamoteáveis e deixam a superfície do porta-malas completamente plana. Acompanhou-me o amigo Rubem Duailibi, muito conhecido no mundo antigomobilista. Câmbio de cinco marchas na coluna, atrás do volante monorraio e freio de serviço acionado pelo pé num botão em vez do tradicional pedal: dosa-se a intensidade da frenagem por pressão no botão, não por movimento. Suspensão hidropneumática, altura de rodagem constante. Pensar nessas soluções num carro de 64 anos atrás é intrigante.

A bela ID 19 Break Familiale (Foto: organização)

A cereja do bolo

Entre os vários carros à disposição para dirigir havia um em que eu estava de olho: um 2CV 1954. Quando ficou livre sentei-me logo ao volante para dirigi-lo da Bienal ao Jockey Club, onde haveria o almoço.

Pronto para dirigir o 2CV ’54, atrás de mim o amigo Henrique Pereira — fomos colegas na GM — para pegar uma carona até o Jockey Club (Foto: organização)

Mas fui avisado que o esse percurso era para ser feito por alguém da organização dirigindo, a quem agradeci (ir de passageiro nesse caso não tinha nada a ver), Foi-me dito, porém, que poderia dirigi-lo depois do almoço, Pegamos carona num Cactus da organização, dirigidopor um membro da equipe da TSO, conhecida firma de logística de veículos em eventos e que atende a várias fábricas.

No almoço no Jockey Club, da esq. para a dir.: Paulo Campo Grande, editor sênior de Quatro Rodas, Marcus Brier, diretor de Comunicação da PSA, e eu (Foto: organização)

Depois do almoço, promessa cumprida, eu poderia não só dirigir mais carros, como poderia voltar ào Parque do Ibirapuera dirigindo um. E desta vez a sorte estava do meu lado: o 2CV 1954 ainda estava lá.

O Henrique Pereira voltou comigo e fez esse vídeo de 30 segundos para registrar o momento.

 

Esse modelo 1954 ainda tinha o primeiro motor de produção, o bicilindro boxer de 375 cm³ e 9 cv, arrefecido a ar. É carro minimalista ao extremo. Mesmo pesando apenas 600 kg, seu desempenho é apenas suficiente para rodar, como o 0-40 km/h em 42,4 segundos e velocidade máxima de 64 km/h.O curioso é que mesmo tão lento dá para rodar numa cidade como São Paulo, exceto nas marginais.

O pequeno boxer bicilindro de 375 cm³ onde se vê a turbina de arrefecimento à frente do motor; a barra onde se apoiam os faróis pode ser movida de bordo para ajuste da altura do foco; os dois grossos tubos marrons levam ar quente ao interior da cabine; e bem no centro da barra dos faróis está a bobina de ignição, em que o disparo de centelha é simultâneo nos dois cilindros (Foto: Henrique Pereira)

O curioso é o carro estar com pneus Michelin X, radiais, com seu desenho de banda de rodagem inconfundível, o primeiro pneu radial do mundo, surgido em 1947.

Além de ser possível o desenho da banda de rodagem, é impressionante o que a roda interna à curva ganha câmber, evidência de grande ângulo de cáster (Foto: Henrique Pereira)

A alavanca de câmbio sai do painel e seu formato é aproximadamente o de um cabo de guarda-chuva, de movimento para trás e para frente, e o “cabo” gira para os lados para fazer a seleção de canais. É surpreendente como funciona bem. O diagrama das marchas é Ré-1ª, 2ª-3ª e 4ª perna-de-cachorro para frente.

A bem da verdade, onde se esperava ver o número 4 esta a letra ‘S’, e eu e Henrique ficamos imaginando o significado de ‘S’, até que já em casa, eureka! ‘S’ de surmultipliqué! Será que o leitor ou leitora acha que um francês colocaria ali a letra ‘O’, de overdrive? Jamais!

Quem não gostaria de ter um 2CV desses? Eu adoraria! Ah, o punta-tacco é telepático (Foto: Henrique Pereira)

O 2CV foi produzido durante 42 anos e seu volume totalizou 3.867.932 unidades. Após 1988 toda a produção ficou em Portugal, em Mangualde, cidade de sua última fábrica. Em 27 de julho de 1990, às 16h30, o último 2CV, ao som de uma fanfarra, deixou a linha de montagem, um modelo Charleston bitom cinza Carmoran/cinza Nocturne, após 5.114.961 veículos produzidos nos dois períodos.

Cerimônia do último 2CV produzido no mundo, com uma fanfarra no final da linha de montagem da fábrica de Mangualde, Portugal (Foto: Citroën)

A comemoração dos 100 anos da Citroën, no Brasil, foi mesmo um belo momento tanto da PSA quanto da minha vida profissional e, creio, de muitos jornalistas.

Parabéns Citroën, parabéns PSA!

BS

 





Anterior

TEMPOS ANTIGOS, NOVOS PADRÕES

Próximo

DEZENOVE DE JUNHO DE 2008, UM DIA PARA ESQUECER

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: varelanoticias.com.br

DEZENOVE DE JUNHO DE 2008, UM DIA PARA ESQUECER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: claudia.abril.com.br

SEM PALAVRAS

08/03/2021
Foto: Rubens Florentino Junior

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ E COMO NÓS O PILOTAMOS EM COMPETIÇÕES

08/03/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

07/03/2021
Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

07/03/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: claudia.abril.com.br

SEM PALAVRAS

08/03/2021
Foto: Rubens Florentino Junior

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ E COMO NÓS O PILOTAMOS EM COMPETIÇÕES

08/03/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

07/03/2021
Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

07/03/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In