• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

CAMINHÃO SEM MOTORISTA: UMA REALIDADE PARA A PRÓXIMA DÉCADA

identicon por Douglas Mendonça
09/06/2019
em DM, Perfume de Carro
Foto: divulgação Daimler AG

Foto: divulgação Daimler AG







Há três anos, quando participei das comemorações dos 60 anos do lançamento do primeiro caminhão Mercedes-Benz produzido no Brasil, recebi informações muito interessantes sobre o desenvolvimento de caminhões autônomos, aqueles que dispensam o motorista em sua condução. Para comemorar o feito, a famosa estrela de três pontas (que significa que a marca sempre fez motores para terra, mar e ar) realizou uma série de eventos que na época, em 2016, comemoraram os feitos do fabricante ao longo dessas seis décadas ajudando no progresso do Brasil. Inegável. Quem é que não tem uma boa história para contar sobre uma viagem em um ônibus Mercedes ou um ‘causo’ que envolva um caminhão Mercedão?

Nessas comemorações, um anúncio oficial da marca chamou minha atenção: a de que a Mercedes-Benz lançará em 2025 um caminhão totalmente autônomo. Ou seja, um brutamonte que dispensará o motorista e poderá trafegar por ruas e estradas totalmente por conta própria.

Apesar de sempre ter acompanhado de perto projetos de carros sem motorista, não acreditava que fosse ver o anúncio oficial do presidente de uma multinacional respeitada como a Mercedes-Benz de que em nove anos, naquela época, mas hoje daqui a cerca de 6 anos, um caminhão com essa tecnologia avançada seria oferecido aos consumidores. E, olha, isso não é só uma ideia: O caminhão existe. Já roda em testes avançados pela Europa e está em fase de aperfeiçoamento para que chegue perfeito ao consumidor.

Na Alemanha, os tais caminhões autônomos já rodam regularmente em um roteiro de cerca de 100 quilômetros, sozinhos ou em comboios de três unidades. Isso mesmo, eles também tem capacidade de andar feito trens, um atrás do outro com separação de apenas um metro, graças ao reflexo apuradíssimo de sua eletrônica, que permite reações de frenagem não superiores a um décimo de segundo. Bem mais ágil que a reação de frenagem de um motorista humano, que oscila entre 1,5 a 2 segundos!

O caminhão autônomo ´enxerga` para todos os lados: têm vários sensores estrategicamente colocados na dianteira e laterais e radares e câmeras capazes de ver a estrada e tudo o que se passa nela. Todas essas informações são centralizadas em um piloto automático semelhante aos que existem nos modernos aviões. Diante de tudo o que percebem, tomam a decisão de acelerar, frear, desviar para direita, para a esquerda e até em qual velocidade devem trafegar, obedecendo rigidamente os limites impostos pelas estradas, pois são capazes de ler placas de velocidades.

A primeira pergunta que se faz é: e o motorista? Deixa de existir ou fica supervisionando o trabalho da máquina? Inicialmente, recomenda-se que o motorista esteja na cabine e apto a assumir o comando do caminhão a qualquer momento que julgar necessário.

De uma maneira geral, quando o caminhão roda eletronicamente comandado, o motorista pode estar fazendo outros trabalhos, como, por exemplo, o cronograma de entrega das cargas, ou comandando o tempo de quando elas acontecerão. Paralelamente, o caminhão autônomo mostrou um consumo de combustível inferior de quando é comandado pelo motorista humano. Na prática, é menos custo e menos poluição. Luzes externas permitem que se veja quando o motorista dirige. Neste caso, luzes brancas ficam acesas. Quando a eletrônica está no comando, as luzes assumem a tonalidade azul.

Para que os autônomos transitem com segurança, é necessário que as estradas estejam em bom estado, com suas pinturas nas cores corretas e faixas pontilhadas e contínuas. A eletrônica sabe que as linhas pontilhadas dividem pistas e que as linhas contínuas não devem ser ultrapassadas. A contínua da extrema direita separa o acostamento da pista de rolamento. E as placas de velocidade e sinalização devem estar claras, em altura padrão e indicar a velocidade máxima para o trecho.

O sistema eletrônico interpreta tudo isso e dá a condução correta ao caminhão. A medida que o tempo avançar, os autônomos começarão a ´conversar` entre si, trocando informações sobre as condições de tráfego a frente na estrada. Esse fato reduzirá a possibilidade de acidentes a partir do ponto em que o sistema eletrônico fica alerta de qualquer irregularidade que ocorre adiante na estrada pela informação que recebeu de outro autônomo que trafegue na frente. Por isso, com os autônomos, as estradas tendem a ficar cada vez mais seguras. Não haverá dia nem noite, chuva ou estrada seca, neblina ou dia ensolarado. Para a eletrônica é tudo igual e seguro.

E NO BRASIL?

Se teremos o sistema no Brasil? Philipp Schiemer,o presidente de Mercedes-Benz do Brasil, respondeu: ´Se tivermos estradas em bom estado, bem pintadas e sinalizadas, nosso caminhão autônomo poderá trafegar com total segurança`. Claro que o sistema não rodará por toda estrada brasileira, mas pelas estradas mais modernas e atuais, podemos sim, daqui a 9 ou 10 anos, ver caminhões trafegando normalmente sem um motorista atrás do volante.

Isso com total segurança aos usuários, sem motoristas irresponsáveis dirigindo drogados, bêbados ou “rebitados”, como algumas vezes podemos ver por aí. Sem abusos de velocidade e manobras arriscadas, as estradas se transformarão no futuro em paraísos. Para a tranquilidade e felicidade de quem dirige cumprindo o que mandam as leis.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br





Anterior

FALECE BETE, ESPOSA DO NOSSO EDITOR ENG. CARLOS MECCIA

Próximo

QUANDO MAIS É MENOS – POR RODRIGO CANOZI

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo
Fotos: autor da história

QUANDO MAIS É MENOS – POR RODRIGO CANOZI

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In