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Home RA

VOLKSWAGEN GOL 1,6 MSI AUTOMÁTICO – 1ª SEMANA

identicon por Roberto Agresti
14/05/2019
em RA, Testes de 30 dias
Fotos: autor

Fotos: autor



Roberto Agresti recomenda



Estreia no “Teste de 30 Dias” o automóvel mais vendido do Brasil desde sempre, o Volkswagen Gol.  Trata-se de um carro de história superlativa, não só por ter no final de 2007 alcançado os 5 milhões de unidades produzidas, superando seu irmão mais velho, o Fusca, como automóvel mais vendido do país, como também por ter espalhado seu DNA para parentes diretos (Voyage, Saveiro, Parati) que replicaram seu sucesso.

Às portas de completar 40 anos, a escolha do Gol em sua versão mais recente, elaborada e potente, a 1,6 MSI dotada de caixa de câmbio automática de seis marchas lançada em julho passado, terá certamente um sabor especial. Praticamente todos os brasileiros têm uma história com o Gol: quadrado, bolinha, a ar ou a água, duas ou quatro portas, motor 1.000, 1.300, 1.600, 1.800 e até 2.000 cm³; GT, GTS e GTi (o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica!)… Foram tantos os tipos e modelos de Gol que é melhor parar por aqui com este “flashback”, senão o espaço para a avaliação de 30 Dias vai ficar apertado.

Desenho tem 11 anos mas não parece

Retirado com cerca de 8 mil quilômetros rodados o pretíssimo Gol 1,6 MSI automático é um exemplar lapidado da 5ª geração do modelo lançada em 2008, que recebeu o chamado “facelift” em 2012. De acordo com o “monte o seu” do site da Volkswagen, um igualzinho a este do teste custa R$ 62.435,00, dos quais R$ 5.175 são opcionais, acréscimo de 9% . Para levar um Gol 1,6 automático básico para casa a pedida é  R$ 57.260.

Caro este Gol topo de linha? Se escolhido em cor metálica custaria ainda mais, R$ 64.005,00. Mas caro ou barato depende de uma comparação com o que oferecem os concorrentes em termos globais, e não é só especificação que entra na conta, mas também fatores intangíveis ou vinculados a preferências pessoais.

 

Um Gol assim, automático, com todos os opcionais, vende bem? Não tenho ideia de qual a fatia que essa versão topo “morde” no panorama geral dos Gol vendidos,  mas sei que em 2018 o modelo foi o 4º colocado no ranking dos emplacamentos, o primeirão entre os Volkswagen mesmo sofrendo o “fogo amigo” de up!, Fox e Polo.

Há que diga – e eu concordo – que a decisão de oferecer um Gol com câmbio automático foi tardia, tomada com pelo menos cinco anos de retardo. Insistir no robotizado I-Motion para atender aos que não querem apertar o pedal da embreagem foi uma aposta inadequada? Talvez, pois deu uma bela força concorrentes mais recentes como o Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, entre outros, que oferecem versões de seus carros com câmbio automático há bastante tempo.

 

Estratégias mal planejadas à parte, este Gol 1.6 MSI automatico lançado em julho do ano passado impressiona pelo vigor de seus 110/120 cv emanados do moderno motor EA211 MSI 16V, que se destaca pelo bloco e cabeçote de alumínio e de demais componentes mais leves que reduziram o peso em 20 kg face ao EA111. Este novo motor conta com comando de admissão variável e coletor de escapamento integrado ao cabeçote, assim como aboliu o sistema de injeção de gasolina para a partida a frio quando com álcool. Para acompanhar este motor a escolha da transmissão recaiu sobre o japonês Aisin AQ160-6F, a mesma (mas com ajuste exclusivo para o Gol) que equipa Golf, Polo, Jetta e Virtus.

Cor à parte, gostei do que vi no primeiro contato com o Gol 1,6 MSI. Qual a crítica o preto? Suja com facilidade absurda, deixa o carro que já não é grande ainda menor e não agrega nenhuma elegância a um hatch compacto como faria a um volumoso sedã, e fora isso tem o aspecto segurança, é menos visível no trânsito, seja urbano ou rodoviário. Quanto às linhas, percebe-se o peso dos anos mas, ao mesmo tempo, a validade das formas que mesmo datadas ainda conferem harmonia e impressão (real) de robustez ao design do Gol.

Capacidade de porta-malas não é o forte dos hatchbacks; este é de 285 litros

O interior é simples, sóbrio até demais. Evidentemente o material usado no revestimento do painel e das portas é o tal “plástico duro” que incomoda a tantos, mas que passa impressão de ser material duradouro. Idem o revestimento dos bancos, tecido cinza com estampa discreta. Detalhes de alumínio acetinado se restringem à alavanca de câmbio e sua base, e só.

Achar uma boa a posição de dirigir é tarefa em muito ajudada pela boa amplitude de regulagem do volante, em altura e distância (só com o pacote Urban Limited Edition). Idem quanto ao banco, que se move em altura também, mas cujo encosto me pareceu um tanto quanto vazio na região do apoio lombar.

 

Painel e comandos proporcionam a boa sensação de não ter que descobrir nada. O padrão Volkswagen é conhecido e eficaz, tudo está no lugar em que se espera que esteja. Exceção é o comando dos vidros das portas traseiras, que estão dos lados da tecla do pisca-alerta no meio do painel, acima da tela do sistema multimídia. Este por sua vez é básico, mas prático: conversa com smartphones de várias espécies, permite conexão via Bluetooth e espelha aplicativos como o Waze na tela.

Bom multimídia com tela tátil

O volante revestido de couro (pacote Composition Touch) destoa da simplicidade quase espartana do resto e conta com controles de áudio e outros que permitem acesso aos dados do bem-servido computador de bordo. Procuro — mas não acho — o comando de controle de velocidade de cruzeiro assim como um limitador de velocidade, indisponíveis. Uma pena… E pena também é não haver um apoio adequado para o pé esquerdo, falha principalmente em um carro com câmbio que dispensa o uso de embreagem e consequente do referido pé.

Nestes primeiros dias de convívio com o Gol rodei 400 quilômetros em deslocamentos urbanos com carro sempre vazio e sem jamais encarar um transitão daqueles malvados, o que e raro em se tratando de São Paulo. Mesmo assim, já posso dar louvores ao câmbio automático nesta condição de uso. Muito bem ajustado, jamais senti incertezas, trancos ou outros tiques que pudessem ser atribuídos ao um acerto inadequado ao motor EA211. Não senti nenhuma necessidade de recorrer às borboletas no volante (pacote Composition Touch) e tampouco deslocar a alavanca para a direita e usar o sistema Tiptronic para trocas manuais.

Espaço no banco traseiro apenas eficiente, difícil fazer milagre com entre-eixos de 2.467 mm e altura de 1.474 mm

Quanto ao motor, pontos altos são a baixa rumorosidade, ausência de vibrações e funcionamento suave. Mesmo nos ladeirões do entorno de casa, ao levá-lo a rotações mais altas, o incômodo foi zero. A resposta ao acelerador, digna de nota: este Gol progride com vontade quando o acelerador é usado sem parcimônia, mérito dos 110 cv (estava abastecido com gasolina) associado ao pouco peso – 1.040  kg em ordem de marcha. Este vigor em algumas situações ­como nas saídas em rampas muito íngremes fez os pneus perderem aderência e as rodas motrizes patinarem, o que seria resolvido com um controle de tração. Porem tal aparato — assim como um controle de estabilidade — talvez desvirtuassem a proposta básica do Gol: ser o VW de entrada e, portanto barato.

Na buraqueira paulistana a maciez do ajuste de suspensões é algo notável, até algo exagerada em princípio, mas um julgamento mais preciso deste aspecto exige rodar com mais gente a bordo e fazer bons quilômetros a mais que as meras centenas rodadas nestes primeiros dias.

 

O fechamento da semana inaugural com o Gol 1.6 MSI automatico foi feito com uma viagem de cerca 180 quilômetros ao interior do Estado de São Paulo, rodando por aquelas que considero o melhor conjunto de rodovias de nosso país, o complexo Bandeirantes-Anhanguera. Neste trecho, rodando sem ar-condicionado ligado, sozinho e sem bagagem (e em momento nenhum me permitindo uma esticadinha sequer) li um número assombroso no computador de bordo, zerado no instante que entrei na rodovia: 19,2 km/l de consumo médio, cifra esta que para um motor de 1,6 litro acoplado a uma caixa automática me pareceu excelente. Tal dado confirmou as médias observadas antes da viagem em uso urbano, que variaram da pior de 7,6 km/l a 9,8 km/l, demonstrando uma inequívoca vocação para a economia de gasolina deste novo companheiro do Teste de 30 Dias. E como seria se o combustível fosse o álcool? Assunto para a próxima semana…

RA

 

VW Gol  1,6 MSI Auttomático

Dias: 7
Quilometragem total: 586 km
Distância na cidade: 401 km (68%)
Distância na estrada: 185 km (32%)
Consumo médio: 9,6 km/l
Melhor média (gasolina): 19,2 km/l
Pior média (gasolina): 8,7 km/l
Média horária: 25,5 km/h
Tempo ao volante: 23h00 minutos

 

FICHA TÉCNICA VW GOL 1,6 MSI 2019
MOTOR
Designação EA211 R4 MSI 1,6
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão em 50º, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, correia dentada, flex
Diâmetro x curso (mm) 76,5 x 86,9
Cilindrada (cm³) 1.598
Taxa de compressão (:1) 11,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 110/120/5.750
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 15,8/16,8/4.000
Comprimento de biela (mm) 140
Relação r/l 0,31
Corte de rotação 6.600 (teórico, sobe marcha a 6.200 rpm)
Formação de mistura Injeção no duto
Gerenciamento do motor Simos 15
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ 160-6F de 6 marchas marchas à frente mais ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,667; 2ª 2,533; 3ª 1,556; 4ª 1.135; 5ª 0,859; 6ª 0,686; ré 3,394
Relações do eixo motriz (:1) 3,502
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mín. de curva (m) 10,9
Relação de direção (média, :1) 14,9
N° de voltas entre batentes 2,9
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/256
Traseiros (Ø mm) Tambor/200
Controle ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço 6Jx15
Pneus 195/55R15H
Marca e tipo no carro testado Goodyear Efficient Grip
Estepe temporário Roda de aço 5Jx14, pneu 175/70R14T Goodyear Efficientgrip
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.040
Carga máxima 460
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,373
Área frontal (m²) 2,04
Área frontal corrigida (m²) 0,761
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 3.892
Largura sem/com espelhos 1.656/ 1.893
Altura 1.474
Distância entre eixos 2.467
Bitola dianteira/traseira 1.423/1.411
Distância mínima do solo n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 285
Tanque de combustível 55
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) 10,7/10,1
Velocidade máxima (G/A, km/h) 179/185
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11,1/7,7
Estrada (km/l, G/A) 13,6/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 45,3
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.650
Rotação em vel. máxima, 5ª (rpm) 5.100

 

EQUIPAMENTOS GOL 1,6 MSI 2019
Alerta de frenagem de emergência (luz de freio, depois pisca-alerta)
Alerta sonoro de faróis ligados
Alerta sonoro e visual de cintos de segurança dianteiros não atados
Antena de teto traseira
Apoio de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
Banco do motorista com ajuste de altura
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
Cintos de segurança retráteis no banco traseiro (2)
Desembaçador do vidro traseiro
Encosto do banco traseiro rebatível
Faróis monoparábola
Grande dianteira em preto
Instrumentos: velocímetro, conta-giros, termômetro do líquido de arrefecimento e medidor do nível de combustível
Limpador do para-brisa com temporizador
Limpador e lavador do vidro traseiro
Para-choques na cor do veículo
Para-sóis com espelho
Pisca-3
Preparação para sistema de áudio com fiação
Rodas de aço com pneus 195/55R15H
Suporte para celular com entrada USB de alta intensidade (2,1 ampères)
Tomada de 12 V no console central
Travamento elétrico das portas
Vidros dianteiros com acionamento elétrico
OPCIONAIS
Urban completo: rodas de liga de alumínio 15″; alarme sem chave; chave-canivete com controle remoto; retrovisores e maçanetas na cor do veículo; grade do radiador cor preto Ninja; espelhos externos de ajuste elétrico função de abaixar orientação ao engatar ré; repetidores de setas nos espelhos; sensor de estacionamento traseiro; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico; destravamento da porta de carga com controle remoto; para-sóis com espelho e iluminação; faróis de dupla parábola; faróis de neblina;lanternas traseiras escurecidas; luzes de leitura dianteiras (2) e traseiras (2); ajuste de altura e distância do volante de direção; alças de teto – R$ 3.105,00
Interatividade “Composition Touch”: sistema de áudio Composition Touch com App-connect; 4 alto-falantes e 2 tweeters; volante multifuncional revestido de couro com comando do sistema de áudio e do I-System; I-System com Eco-Comfort e computador de bordo, e borboletas para trocas de marchas – R$ 2.070,00
Interatividade “Media Plus”: Sistema de infotenimento Media Plus com Bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-Card e Aux-in, 4 alto-falantes e 2 tweeters;R$ 1.035,00
Interatividade Urban – Limited Edition: I-System com Eco-Comfort – computador de bordo, Keyless – sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, luzes de leitura (2) dianteira e traseiras, 4 alto-falantes de 2 tweeters, alças de teto, chave-canivete com controle remoto, ajusta de altura e distância do volante, carcaças dos espelhos e maçanetas na cor do veículo, ajuste elétrico dos espelhos com função de abaixar orientação no direito ao engatar ré, repetidoras de setas nos espelhos, faróis de neblina, lanternas traseiras fumês, para-sóis com espelho e iluminação, rodas de liga de alumínio de 15″ desenho “Gobi”, sistema da áudio com tela tátil Composition Touch com App-connect, porta de carga fom fechardura elétrica, acionamento elétrico dos vidros, volante multifuncional com comando de áudio e do I-System – R$ 3.800,00
CORES
Sólidas: preto Ninja, branco Cristal (sem custo adicional), vermelho Flash (R$ 490,00); Metálicas: prata Sirius, cinza Platinum (R$ 1.570,00)





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Roberto Agresti

Experiente jornalista especializado em veículos de duas rodas e quantas mais houverem. Foi editor e publisher da revista Motoshow de 1987 a 1994 e da Revista Moto! de 1994 a 2017. Foi colunista do G1 – coluna semanal DICAS DE MOTOS – de 2013 a 2016 e colunista do UOL – coluna semanal O MOTOCICLISTA de 2016 a 2018. Atualmente além de editor do AE (desde 2012) é comentarista da rádio CBN no programa CBN Moto, aos domingos às 11h50.

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