• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

RENAULT CAPTUR 1,6 CVT, DE LESMA NÃO TEM NADA (COM VÍDEO)

identicon por Bob Sharp
27/05/2019
em Análises, BS
Fotograma de vídeo por Márcio / Edição de Márcio Salvo

Fotograma de vídeo por Márcio / Edição de Márcio Salvo







Temos que ser justos nas análises dos veículos. Com o Teste de 30 Dias do Renault Captur 1.6 CVT, choveram comentários dizendo que o veículo era lento, perigoso nas ultrapassagens, que o motor era insuficiente para seu porte e peso, e outras observações. Fiquei intrigado com o volume de críticas ao seu desempenho.

Como eu só havia dirigido um no Renault Captur Day em agosto de 2017 — pouco, cada editor levava três leitores, que se revezaram ao volante, e isso por poucas horas num sábado, pensei em andar com um novamente a fim de reavaliá-lo, mesmo que àquela altura o desempenho da versão tivesse me deixado satisfeito. Pedi um para teste para usá-lo no dia a dia durante uma semana.

Lembrando alguns números, esse Captur pesa 1.266 kg, seu motor 1,6 SCe 16-válvulas entrega 118/120 cv a 5.500 rpm e 16/16,2 m·kgf a 4.000 rpm. Por ter variador de fase na admissão, boa parte dessa potência e desse torque aparecem mais cedo do que a rotação de pico de torque sugere.

A relação peso-potência é 10,7 kg/cv com gasolina e 10,5 kg/cv, com álcool, adequada para o tipo e propósito do carro.

A aceleração 0-100 km/h é feita em 14,5/13,1 segundos e a velocidade máxima, 168/169 km/h. Portanto, não são números estonteantes, obviamente. Mas no uso normal para o qual o veículo é previsto — transporte pessoal com espaço e conforto — atendem à necessidade sem problema.

O consumo de combustível  oficial Inmetro é 10,5/7,3 km/l na cidade e 11,7/8,1 km/l, na estrada.

Nos sete dias em que fiquei com o Captur fiz uma pequena viagem a Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, para atender ao lançamento do Argo Trekking. O combustível era álcool e nos vários trechos o consumo se manteve entre  9,8 km/l e 10,8 km/l.

As ultrapassagens era feitas sem dificuldade, como com tantos outros carros que dirijo por força da minha atividade. Mas nada de ser um “canhão” nesses momentos, apenas normal.

O câmbio CVT X-Tronic se mostra responsivo e obediente, com pouco “efeito elástico” associado aos CVT, e aqui cabe explicar que ‘X-Tronic’ representa duas marchas, além das polias variáveis, por meio de uma engrenagem epicicloidal na saída do câmbio. Por isso esse Captur arranca bem nas saídas da imobilidade.

Como andei esse dias sozinho, fiquei pensando nos comentários que falavam em carro com carga máxima ter sua agilidade comprometida. Foi então que me ocorreu uma ideia.

O domingo 5 de maio era dia de bate-papo nosso na Maison Blanche, na Estrada dos Romeiros (foto de abertura), e aproveitei para lotar o Captur e ver como ficaria o desempenho, inclusive comportamento dinâmico (curvas e frenagem).

Entraram no Captur quatro passageiros, dois deles bem pesados, e somados todos os pesos, meu inclusive, deu 558 kg. Isso é 24,2% acima da carga útil especificada de 449 kg.

Saí pela Estrada dos Romeiros e mesmo nessa condição de carga extrema (e irregular) o veículo pôde ser dirigido normalmente, sem “sofrer”. Minhas dúvidas acerca dos comentários, inclusive do tal zunido em marcha-lenta (fraco), se dissiparam.

BS.

Assista ao vídeo:

 





Anterior

DESIGN – TÉCNICAS USADAS NOS SKETCHES

Próximo

FIAT PROJETA MOTOR (SÓ) PARA ÁLCOOL. VOCÊ COMPRARIA?

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Usina Estiva (estiva.com.br)

FIAT PROJETA MOTOR (SÓ) PARA ÁLCOOL. VOCÊ COMPRARIA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In