• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

MAIS UM CAPÍTULO DA ANTIGA NOVELA DO RECALL

Deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) reedita projeto de lei com a mesma finalidade do PL 6624 de 2009, não aprovado.

identicon por Boris Feldman
18/05/2019
em BS, Opinião de Boris Feldman
foto: autopapo.com.bt

foto: autopapo.com.bt







O Brasil tem dois tipos de leis: a que “pega” e a que “não pega”. Em dezembro de 2010, a portaria conjunta de nº 69 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Ministério da Justiça tornava obrigatório registrar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que o carro não foi levado à concessionária para o “recall”. Não “pegou”…

A portaria foi emitida por decisão do então diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva. Ele explicou que o correto teria sido a aprovação do Projeto de Lei 6624 de 2009. De um ano antes, o PL proibiria a emissão do certificado de licenciamento anual caso o carro não fosse levado ao recall. Na prática, impediria o dono de vender o automóvel.

“Como o PL não foi aprovado”, comentou Peres na época, “vamos tentar pelo menos que se registre no documento que o carro não cumpriu o recall. Assim, o novo proprietário fica pelo menos ciente de algum problema de segurança do carro que está adquirindo”.

Peres acrescentou ainda que o PL de 2009  não foi aprovado pois foram levantados questionamentos legais, já que impediria a venda do carro. “Mas, com a portaria, o novo dono fica pelo menos avisado”. O então diretor do Denatran (o mais eficiente que passou pelo órgão nos últimos anos, em minha opinião) nem imaginava que sequer a “sua” portaria “emplacaria”: ele deixou o posto dias depois mas, passados oito anos, não houve nenhuma movimentação do órgão para se efetivar o registro no documento.

O Denatran, consultado a respeito no ano passado, explicou que havia dificuldades burocráticas para cumprir a portaria, mas que “o registro seria implantado até o segundo semestre de 2019”

Esta é a postura do brasileiro em relação à segurança veicular: o motorista não atende ao recall, o governo não se preocupa com o assunto e as fábricas de automóveis fingem que nada acontece. Honrosa exceção para Toyota e Honda que estão em busca de seus modelos mais antigos chamados para a substituição dos problemáticos airbags da Takata.

A triste verdade é que Executivo e Legislativo só se mexem quando estimulados por lobbies: ninguém vai se dedicar ao assunto recall pois não representa faturamento algum e portanto se arrasta há anos sem solução. Mas uma idiotice como a placa Mercosul foi — aos trancos e barrancos— implantada para alegria de seus fabricantes.

Não se pode afirmar que só o brasileiro não se preocupa com o recall, pois o índice de ausência é grande em outros países. Mas, no Brasil, é alarmante: nem 50% dos carros são levados à concessionária, mesmo quando se trata de um problema grave como os airbags da Takata que, ao invés de proteger, podem ferir e matar motorista e passageiro.

Além disso, a legislação que regulamenta o assunto é rigorosamente idiota: o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor exige que o fabricante realize o recall (com todas as despesas inerentes) ainda que o problema atinja um número ínfimo de veículos. A Volkswagen foi obrigada a fazer, recentemente, um recall destinado a um único carro (importado) e um segundo para apenas duas unidades, todos com proprietários identificados. Importadoras foram igualmente forçadas ao recall que atingia menos que dez unidades, todas com donos conhecidos.

Agora, o deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) reedita o projeto de 2009 com seu PL 1263/19 de mesma finalidade: impedir a emissão do CRLV caso o carro não tenha atendido o recall. Está sendo analisado pelas habituais comissões da Câmara dos Deputados, e, na prática, ao proibir a renovação do certificado, impede também a venda do veículo. Exatamente como queria Alfredo Peres há exatos dez anos…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

HONDA GOLD WING, UM CARRO DE LUXO SOBRE DUAS RODAS

Próximo

CRASH TEST: CARRO ATUAL ENFRENTA CARRO ANTIGO. QUEM LEVA A MELHOR?

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Foto: youtube.com

CRASH TEST: CARRO ATUAL ENFRENTA CARRO ANTIGO. QUEM LEVA A MELHOR?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In