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Home DM

KARMANN-GHIA: UM ESPORTIVO CLÁSSICO DE R$ 140 MIL

identicon por Douglas Mendonça
26/05/2019
em DM, Perfume de Carro
Fotos: VW

Fotos: VW







O Karmann-Ghia foi fruto de uma associação que deu certo: os italianos do estúdio de design Ghia entraram com o estilo marcante e os alemães da Karmann Karosserie ficaram com a responsabilidade da produção do ferramental e da carroceria. A mecânica era a conhecida, robusta e de fácil manutenção do Volkswagen Fusca. O Karmann-Ghia teve sua produção iniciada em 1955 na Europa e acabou se tornando um grande sucesso: a própria rede de concessionárias da VW comercializava e distribuía o simpático carro para todos os países europeus.

Nesse mesmo período, a Volkswagen se instalava no Brasil. E, é claro, a Karmann se interessou em repetir na América do Sul a parceria que tinha com a Volkswagen na Europa. Em 1960, a empresa começou a instalar sua unidade fabril em terras brasileiras, bem vizinha à sua associada Volkswagen, que lhe forneceria a mecânica do seu simpático esportivo.

Em 1962, tínhamos na rede de concessionárias VW a opção de seu mais jovem esportivo, ainda numa época em que a frota brasileira era dominada por enormes carros americanos. E o Karmann-Ghia chegou como uma verdadeira joia, que fazia com que os grandalhões se assustassem com suas cores alegres e charme europeu. O carrinho revolucionou nosso mercado de grandalhões.

A pouca potência do motor VW 1200 arrefecido a ar deixava a desejar àqueles que sonhavam com um desempenho de tirar o fôlego. Os 36 hp SAE (potência bruta; a potência líquida usada hoje pela indústria era 30 cv) permitia que o Karmann-Ghia chegasse a desestimulantes 125 km/h de velocidade máxima. Isso com um motor muito bem acertado e com todos os santos ajudando.

 

A solução para essa questão veio em 1967, quando o Karmann-Ghia, com algumas alterações estilísticas, recebeu um motor 1500 de 52 hp SAE (potência líquida 44 cv), que permitiram ao esportivo de dois lugares chegar aos 135 km/h de velocidade máxima com uma significativa melhora nas acelerações e retomadas de velocidade. Isso graças ao seu peso contido, não muito superior a 800 kg, e à sua aerodinâmica.

O pequeno esportivo continuou sua evolução: Em 1970 ganhou um motor 1600 de carburação simples com cabeçotes de dupla entrada com 60 hp SAE (potência líquida 50 cv) e em 1970 ganhou bitola traseira mais larga para adicionar estabilidade à sua dinâmica, além de freios dianteiros a disco e rodas fixadas por quatro parafusos ornadas com calotas planas..

O TC

Em 1971, sofrendo grande pressão do lançamento do SP1 e SP2, com design mais evoluído e arrojado, o cansado esportivo deixou de ser produzido. As linhas de montagem cederam espaço para o mais sofisticado e moderno Karmann-Ghia TC (o TC significava ‘Touring Coupé’). Desenhado nos estúdios da Ghia, na Itália, propositalmente suas linhas remetiam às do Porsche 911.

O Karnann-Ghia TC chamava tanto a atenção e era tão procurado que durante alguns meses após ser lançado era vendido com sobrepreço de 25%

Apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de 1970, o novo Karmann-Ghia, por utilizar o chassi e a mecânica do TL/Variant, era um carro maior e mais sofisticado que o original. Tanto que o TC tinha um pequeno banco traseiro que acomodava de maneira razoável duas crianças. a configuração de 2+2 lugares. O novo Karmann-Ghia TC começou a ser produzido em 1972, utilizando motor 1600 com dupla carburação e ventoinha baixa, de fluxo horizontal, que produzia 65 hp SAE (potência líquida 54 cv), exatamente o mesmo utilizado pela Variant e TL.

Mas o TC enfrentou sérios problemas em nosso mercado. Nas concessionárias da VW enfrentava a concorrência de SP1 e SP2, vendidos a preços semelhantes. Além disso, tinha sérios problemas de durabilidade da chapa de sua carroceria.

O tratamento antiferrugem inexistia e sua carroceria apodrecia completamente em pouco mais de dois anos. Além disso, a grande infiltração de água pelas borrachas das portas e da tampa traseira fazia com que seus proprietários enlouquecessem nos dias chuvosos. Uma catástrofe. O Carro praticamente deixou de ser produzido em 1974 e algumas poucas unidades ainda foram comercializadas no início de 1975. Terminou aí a aventura do Karmann-Ghia TC. E a grande maioria desses carros desapareceu.

Raridade

O clássico Karmann-Ghia, esse sim considerado o legítimo Karmann, foi fabricado no Brasil de 1962 a 1971. Esse pequeno cupê é atualmente avaliado pelos colecionadores especialistas entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, dependendo do estado de originalidade.

O Karmann-Ghia conversível é mais valorizado (Foto VW)

Os raríssimos Karmann-Ghia conversíveis, produzidos a partir de 1968, chegam a valer atuais R$ 140 mil no caso dos modelos 1970 e 1971 graças à sua raridade. Afinal, foram produzidas apenas 177 unidades dessa versão, que são disputadas a preço de ouro pelos colecionadores por serem joias da história de nossa indústria automobilística.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

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Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

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