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Home BS

HYUNDAI HB20S EM TESTE NO USO (COM VÍDEO)

Sedã sul-coreano fabricado no Brasil agrada pela precisão geral

identicon por Bob Sharp
31/05/2019
em BS, Destaques, Testes
Fotos Fernando Silva / 
Captação e edição de vídeo Márcio Salvo

Fotos Fernando Silva / Captação e edição de vídeo Márcio Salvo







O primeira e única matéria sobre o Hyundai sedã, que atende pelo nome de HB20S, foi no seu lançamento em março de 2013, assinada pelo então editor Carlos Maurício Farjoun. A marca, no caso a produzida aqui em Piracicaba, SP, a partir de setembro de 2012, nunca teve presença forte no AE por conta de rusgas de relacionamento com a área de imprensa da Hyundai Motor Brasil que começou ao não nos convidar para o lançamento.

Mas isso acabou com a mudança de esquema de assessoria e chegou o momento de testar o sedã sul-coreano.

Interessante notar que o carro, de preço público R$ 72.990, mudou quase nada desde então, mas em setembro de 2015 veio o câmbio automático epicíclico de 6 marchas no lugar do 4-marchas. O excelente motor Gamma 1,6 de 16 válvulas é o mesmo com sua excepcional potência de 122/128 cv a 6.000 rpm e torque de 16 m·kgf a 4.500 rpm e 16,4 m·kgf a 5.000 rpm. Não há injeção de gasolina para partidas a frio estando abastecido com álcool, nada de reservatório portanto.

O excelente motor Gamma 1,6 é mais potente dessa cilindrada e aspiração atmosférica; não há capa sobre o motor, o que é bonito é para ser visto

A maior evidência de poucas mudanças é a unidade testada ser 2017/2018, em que as únicas mudanças para 2019 são o multimídia blueMedia que inclui os espelhamentos de telefones celulares conhecidos e alterações sutis na grade frontal, mudanças que foram aplicadas nesse carro do teste para atualizá-lo. Mas, lamentavelmente, o câmbio manual de seis marchas deixou de ser oferecido.

O HB20S é um sedã compacto de 4.230 mm de comprimento com entre-eixos de 2.500 mm, 1.680 mm de largura (sem espelhos) e 1.470 mm de altura. Poderia ser um seis-janelas, mas a Hyundai decidiu que as duas pequenas seriam apenas “de imitação”, uma pena.

 

Seu porta-malas não está entre os maiores da categoria, mas acomoda razoáveis 450 litros com conveniente vão de abertura é 1,28 m x 0,43 m. Ponto negativo, o único, é o espaço no banco traseiro apenas suficiente segundo a metodologia “testador atrás do testador” do AE que, mesmo empírica, dá uma boa ideia desse importante espaço.

O que não tem

O que o HB20 não tem é: controle de velocidade de cruzeiro, DRL (só assinatura em LED com luzes ligadas), borboletas para trocas manuais de marchas, modo S no câmbio, controle de neutro, monitoramento da pressão dos pneus, cinto de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro do meio do banco traseiro, interruptor externo para abrir a tampa do porta-malas (só por comando interno e pelo controle remoto da chave), luz traseira de neblina, modo, função pisca-3 da seta, função de piscar luzes freio nas frenagens fortes, reostato da luz dos instrumentos e faixa degradê no para-brisa..

De resto, só atributos como rodas de liga de alumínio, bolsas infláveis laterais além das obrigatórias frontais, cintos dianteiros com pré-tensionador, destravamento automáticos das portas em caso de acidente, engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis, repetidoras de seta nos espelhos, estes sendo  dobráveis automática ou manualmente, ar-condicionado automático digital, apoio para o pé esquerdo, descansa-braço escamoteável no banco do motorista, três alças de teto, computador de bordo com 8 funções, aviso da próxima revisão (tempo e quilometragem), porta-óculos, ajuste de altura e distância do volante de direção, e a citada central multimídia blueMedia que inclui tevê. Mais itens podem ser conhecidos na lista de equipamentos no final.

Como anda

É dirigindo que se percebe a qualidade do conjunto deste Hyundai e fica evidente que quem definiu o package, ou tudo que diz respeito ao interior, conhece e gosta de automóvel. O volante de 370 mm de diâmetro e quatro raios revestido de couro é perfeito de ser manuseado e a direção com assistência, mesmo hidráulica, é superlativa.

O motor, mesmo desprovido de injeção direta, é uma obra-prima em desempenho e suavidade, e o câmbio automático, perfeito. Não tem modo S, mas ao passar para operação manual as trocas são bem rápidas. As trocas ascendentes ocorrem sempre a 6.000 rpm, a rotação de potência máxima, seja em automático ou manual. Não há aceleração interina nas reduções, mas o acoplamento das marchas inferiores é bem dosado, sem o menor tranco.

O câmbio automático é um destaque pela precisão e cablibração

Não há controle de neutro, mas não há sensação de motor fazendo força estando o carro freado, trepidação praticamente nenhuma. O avanço lento começa bem suave sempre. O conversor de torque bloqueia-se da quarta marcha em diante. A 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor vai sereno a 2.750 rpm. O ruído de rodagem está entre os mais baixos.

À sua frente o motorista vê o quadro de instrumentos “Wolfsburg” no qual a elegância dos finos ponteiros vermelhos agrada à vista. O computador de bordo, de leitura exibida no centro do quadro, tem nada menos que oito funções — autonomia, consumo médio, consumo instantâneo, tempo de viagem, hodômetro parcial (percurso A e percurso B), aviso de revisão e velocidade instantânea em formato digital que repete o velocímetro. Seu comando é por botão de apertar marcado “Trip” no painel ao lado do velocímetro, fácil de usar.

 

A suspensão é o trivial porém eficaz binômio McPherson-eixo de torção dianteira-traseira que prima por ótima calibração na conciliação conforto de rodagem-estabilidade. Não é informada a relação de direção, mas não se sente ser lenta. Estimo que esteja na faixa 15:1~15,5:1.

A escolha dos pneus é adequada para o carro de 1.086 kg, 185/60R15H (Pirelli P1 no carro testado), por prover a aderência lateral esperada. O perfil 60 é adequado para o nosso conhecido mau piso e distância mínima do solo de 165 mm proporciona bom grau de tranquilidade no transpor lombadas, valetas e rampas de garagem.

Pneus de medida 185/60R15H, escolha acertada

A fabricante indica aceleração 0-100 km/h em 11,0/10,6 segundos, resultado da relação peso-potência de 8,8/8,5 kg/cv. O Cx 0,33, razoável, com área frontal inferior a 2 m², ajuda na velocidade máxima de 187/191 km/h em 5ª com motor a 5.700 rpm.

Relação peso-potência baixa e aerodinâmica razoável, mais o brio de motor que dá banho na concorrência de mesma cilindrada e aspiração, proporcionam adequado consumo de combustível. Na cidade, 10,2/7,0 km/l e na estrada, 12,9/9,3 km/l. No habitual percurso residência em Moema–Maison Blanche na Estrada dos Romeiros, 51 quilômetros, o computador registrou 10,9 km/l de álcool ante os 9,3 km/l na estrada oficiais. Rodando na cidade, o consumo ficou sempre entre 9,2 km/l e 10,5 km/l com o combustível de origem vegetal.

 

Motor, câmbio, suspensão, direção e freios (disco ventilado-tambor com perfeita servoassistência) me permitem dizer ser o HB20S um carro que um autoentusiasta apreciará, mesmo sendo automático. Os bancos dianteiros têm boa conformação e encaixam bem o corpo. O revestimento é de material sintético que imita couro, bem agradável.

Há detalhes que agradam, como ser desnecessário pisar no freio para dar partida no motor, o subir marcha pela alavanca seletora tocando-a para frente, haver pinos  para prender sobretapetes, os espelhos serem dobráveis eletricamente a escolher por comando manual ou automático ao trancar o veículo. E a buzina que permite o toque cortês que uma certa e conhecida marca se recusa a prover.

O HB20 sedã vende bem menos que o hatchback, 9.487 unidades contra 34.738 do vice-líder em vendas no primeiro quadrimestre do ano. A escolha de qualquer produto é sempre algo pessoal, mas tem gente que não sabe o que está perdendo.

Assista ao vídeo:

 

BS

FICHA TÉCNICA HYUNDAI HB20S PREMIUM 2019
MOTOR
Denominação Gamma 1.6 16V
Descrição 4-cil, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, aspiração atmosférica, flex
Diâmetro x curso (mm) 77 x 85,4
Cilindrada (cm³) 1.591
Potência máxima (rpm, G/A) 122/128/6.000
Torque máximo (rpm. G/A) 16/4.500//16,5/5.000
Taxa de compressão (:1) 12
TRANSMISSÃO
Transeixo Hyundai, automático epicíclico de 6 marchas mais ré, trocas manuais pela alavanca.tração dianteira
Relações de transmissão 1ª 4,400:1; 2ª 2,726:1; 3ª 1,834:1; 4ª.1,382:1; 5ª 1,000:1; 6ª 0,774; Ré 3,440:1
Relação do diferencial 3,270
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassisitido a vácuo
Dianteiro A disco ventilado
Traseiro A tambor
Controle ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forcas de frenagem
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva n.d
RODAS E PNEUS
Rodas 5,5Jx15, aço + calota integral
Pneus 185/60R15H Pirelli P1
Estepe (temporário) Roda 4,0Jx14, aço, pneu T125/80D15M Maxxis
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.086
Carga máxima 444
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.230
Largura 1.680
Altura 1.470
Distância entre eixos 2.500
Altura livre do solo 165
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (estimado) 0,33
Área frontal (calculada) 1,97 m²
Área frontal corrigida 0,650 m²
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 450/900 com banco rebatido
Tanque de combustível 50
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s,G/A) 11/10,6
Velocidade máxima (km/h, G/A) 187/191
CONSUMO (INMETRO/PBEV)
Cidade (km/l. G/A) 10,2/7,0
Estrada (km/l. G/A) 12,9/9,3
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 43,6
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.750
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 5.700
GARANTIA
Prazo 5 anos sem limite de quilometragem
EQUIPAMENTOS HYUNDAI HB20S PREMIUM 2019
ESTILO – EXTERIOR
Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna central (exceto com cor preto Onix)
Faróis com projetor e guia de luz de LED
Faróis de neblina com projetor
Frisos cromados nos vidros laterais
Grade frontal com malha tipo hexagonal com borda cromada
Lanternas Clear Type
Maçanetas externas cromadas
Moldura cromada na tampa do porta-malas
Retrovisores externos na cor da carroceria
Rodas de liga leve diamantada de 15″, modelo Blender, pneus 185/60R15H
ESTILO – INTERIOR
Bancos e painéis das portas dianteiras de couro cinza (couro sintético de microfibra de alta qualidade)
Detalhe de cromo acetinado no pomo da alavanca de câmbio
Detalhes de cromo acetinado nas saídas de ar e no freio de estacionamento
Detalhes pintados de prata no painel e no console
Maçanetas internas de cromo acetinado
Painel com acabamento nas cores preto e cinza
Painel de instrumentos Supervision Cluster Sport
Volante e pomo da alavanca de câmbio revestidos de couro
SEGURANÇA
Alarmes perimétrico e volumétrico, este com sensor de inclinação
Alerta sonoro de cinto de segurança do motorista desatado
Alerta sonoro de travamento das portas
Alerta visual de portas abertas
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (x2)
Barras de proteção lateral
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) e laterais
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com pré-tensionadores
Cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos
Coluna de direção colapsável
Desembaçador do vidro traseiro
Destravamento automático das portas em caso de acidente
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Estrutura com deformação programada
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem
Repetidoras de seta nos retrovisores
Travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave-canivete
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
Alças de teto para os passageiros dianteiro e traseiros
Apoio de braço para o motorista, escamoteável
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Ar-condicionado automático digital
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro rebatível e bipartido 60:40
Bolsa porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
Computador de bordo com 8 funções: autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem, hodômetro parcial (Trip A e B), aviso de revisão e velocidade instantânea
Console central com porta-copos e porta-objetos
Console de teto com luzes de leitura
Direção assistida hidráulica
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-objetos fechado com tampa retrátil no console
Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Porta-óculos no console de teto
Retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento automático
Sensor de estacionamento traseiro
Tomada de 12 V no console
Travas elétricas nas portas e porta-malas
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções um-torque (descida e subida) e antiesmagamento
Volante de direção com regulagem de altura e distância
SISTEMA DE ÁUDIO
Central multimídia tátil de 7 polegadas, TV digital, conectividade com smartphone OnCar, Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, comandos de áudio e Bluetooth no volante, botão de reconhecimento de voz
Tweeters dianteiros
CORES
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