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Home BF

FIAT PROJETA MOTOR (SÓ) PARA ÁLCOOL. VOCÊ COMPRARIA?

Nossos carros nunca tiveram motores projetados para o álcool. Por isso ele vende a quarta parte da gasolina.

identicon por Boris Feldman
25/05/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Usina Estiva (estiva.com.br)

Usina Estiva (estiva.com.br)







Com lançamento previsto dentro de quatro anos, os engenheiros da Fiat desenvolvem um novíssimo motor para queimar apenas o álcool, chamado pela fábrica de E4. Seria o primeiro projeto específico para este combustível, pois até hoje, tanto os carros da época do Proálcool (década de 80) como os flex atuais possuem motores projetados para gasolina e adaptados para o álcool puro ou para queimar os dois combustíveis. E, portanto, ficam devendo eficiência.

Para que um motor a álcool?

•“Pato” – Em primeiro lugar, libertar-se das “amarras” do motor flex. Como dizia o empresário Sergio Habib (Citroën/JAC), o flex é como um pato, que nada, anda e voa, mas tudo mal feito… no sentido de que ele aceita os dois combustíveis, mas não tem a mesma eficiência do motor projetado especificamente para um deles. Perde mais justamente o motor a álcool, que não pode ter uma taxa de compressão bem mais elevada por “respeito” à menor octanagem da gasolina, 95 octanas RON contra 130 octanas RON do álcool — octanagem equivalente, dado que o álcool não tem a iso-octana do petróleo. Então:

1- Com gasolina: como a taxa de compressão deve ser elevada para aproveitar a alta octanagem do álcool, quando o motor queima gasolina, a central eletrônica tem que atrasar a ignição para evitar sua detonação. E o motor perde eficiência.

2- Com álcool: como o uso da gasolina limita a taxa de compressão, os engenheiros não são “livres” para aumentá-la o necessário para se obter máxima eficiência térmica;

• Eficiência – Eliminar o “fantasma” do consumo mais elevado do álcool no motor flex. Mesmo que seu poder calorífico seja 37% inferior ao da gasolina, poderia se quase igualar a eficiência de ambos aproveitando-se sua maior octanagem. Com consumo semelhante, o motorista iria preferir abastecer com o álcool pois é mais barato que a gasolina. E inverter o quadro atual, pois vende-se no país 20% do derivado de cana, 80% do  petróleo.

• Ecológico – O álcool é mais “limpo” nos dois sentidos:

1- Meio Ambiente – Não recolhe carbono no fundo do mar ou da terra (combustível fóssil) lançando-o na atmosfera pelo escapamento sob a forma de dióxido de carbono (CO2);

2 – Motores – O que queima álcool permanece mais limpo devido à menor presença de carbono em sua composição: apenas 35% contra 83% da gasolina, reduzindo praticamente a zero a formação de depósitos carboníferos em seu interior. Por isso não é necessário o álcool aditivado, mas deve-se acrescentar aditivos detergentes-dispersantes à gasolina.

• Futuro – Os derivados do petróleo para combustão em motores estão com os anos contados, por maiores que sejam suas reservas nas profundezas da terra e do mar. Ou seja, por ser limitado e nobre, considera-se um absurdo utilizá-lo em motores a combustão de ridícula eficiência térmica. Da energia contida num litro de gasolina ou diesel, há um desperdício acima de 50% com atrito e geração de calor. O motor a álcool também tem baixa eficiência mas:

1- Não é um combustível tão nobre quanto a gasolina, mas renovável, gerador de emprego e que fixa o homem ao campo;

2 – Suas emissões de CO2 são inferiores às da gasolina no balanço final, pois o que sai do escapamento é compensado pelo que é absorvido no campo durante o crescimento da cana.

• Confiança – O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) criado pelo governo em novembro de 1975 foi um fiasco, pois quando estava em seu auge (final de 1986) faltou álcool nos postos. O brasileiro passou a desconfiar do álcool e, na década de 90, a gasolina voltou a dominar até o lançamento, em 2003, do motor flex. Hoje o motorista não tem mais receio de faltar o álcool, possibilitando desenvolver motores específicos para o álcool.

• Álcool melhor – a eficiência do motor a álcool pode ser elevada ainda mais se a Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinar que o álcool comercializado nas bombas seja puro, com 0,5% e não 7% de água como é hoje. Lembrar que o álcool puro é o chamado álcool anidro, justamente o que é adicionado à gasolina. Portanto, seria desnecessário “inventar” outro tipo de álcool.

• Proconve – Entra em vigor em janeiro de 2022 uma nova fase da legislação que regulamenta as emissões veiculares, bem mais rigorosa. O motor a álcool se enquadraria como uma luva às exigências do Proconve L7.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

 

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Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

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