• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

VIRTUS MSI 1,6 AUTOMÁTICO, COMODIDADE COM SIMPLICIDADE (MAIS VÍDEO)

identicon por Bob Sharp
09/04/2019
em BS, Testes
Fotos: Paulo Keller/Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

Fotos: Paulo Keller/Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo







Ao ser lançado em janeiro de 2018, o Virttus tinha como versão de entrada o MSI de motor 1,6 aspirado com câmbio manual de cinco marchas. Decepcionou quem apostava na versão oferecida com os dois tipos de câmbio, Esse público foi atendido em julho do ano passado e hoje pode-se escolher entre manual e automático, opção em declínio no Brasil. Quem faz questão da comodidade de não ter que trocar marchas ou precisa de um “dois-pedais” devido a uma deficiência no locomotor esquerdo, e almeja ter um sedã moderno, espaçoso e eficiente, tem nessa versão do Virtus a solução.

Simplicidade, mas tudo bem-feito e confortável. além da comodidade proporcionada pelo câmbio automático

A versão com câmbio automático Aisin de seis marchas é oferecida pelo preço público sugerido de R$ 68.870, R$ 5.430 mais que a versão manual de mesmo nível de acabamento e equipamentos. Muitos criticam o acabamento “pobre” da versão que chamo de “minimalista mas não muito.” Uma olhada na lista de equipamentos no final mostra boa dotação de equipamentos de série da versão.

A maior novidade da nova versão MSI, o câmbio automático Aisin de 6 marchas, de funcionamento impecável

O que não tem no MSI

Para poupar o leitor ou leitora do trabalho  de procurar o que o Virtus MSI não traz, elencam-se ajuste de altura e distância do volante; alças de teto (todas as versões);  borboletas para troca de marcha;chave presencial com partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro; descansa-braço com porta-copos entre os bancos dianteiro; encosto do banco traseiro dividido; faróis de neblina; iluminação no porta-luvas e porta-malas; luz de rodagem diurna; luz traseira de neblina; teto solar (nem como opcional); saída de climatização para o banco traseiro; porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros;; tomada USB para o banco traseiro; e tweeters.

 

Assistente de partida em aclive e controle de estabilidade e tração, e bloqueio do diferencial são disponíveis no pacote Safety Pack, R$ 1.430. Sensor de estacionamento traseiro, ajuste elétrico dos espelhos com desvio da orientação para baixo ao selecionar ré, e rodas de liga de alumínio 15″ desenho Scimitar são reunidos no pacote Interatividade, de R$ 3.480.

Cores, sete: preto Ninja sem custo extra, as sólidas branco Cristal e vermelho Tornado (R$ 490), e as metálicas azul Night, cinza Platinum, prata Sirius e prata Tungstênio (a do carro testado) por R$ 1.570.

Cx 0,315 garante boas retomadas em velocidades de viagem e contribui decisivamente para o Virtus MSi atingir 190 km/h com apenas 117 cv (álcool)

Somando-se os opcionais, cor inclusive,  tem-se R$ 6.400, para um preço final máximo de R$ 75.350, 9,4% acima do básico.

Os faróis duplos, mesmo com lâmpadas halógenas, proporcionam ótima iluminação

Destaques

O Virtus MSI automático reúne três destaques: conjunto motriz,  comportamento dinâmico e espaço.

O motor é conhecido há cinco  anos, lançado no Gol Rallye.  Trata-se do EA211 1,6-litro de quatro cilindros,, bloco  e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador contínuo no de admissão em 50º, quatro válvulas por cilindro, injeção no duto. Com 110/117 cv não é dos mais potentes,— o Hyundai 1,6, por exemplo, chega a 120/128 cv — mas tem dotes de potência em baixa e suavidade apreciáveis.

O motor 1,6-L de 4 cilindros e 16 válvulas é da nova geração EA211, 110/117 cv, e proporciona bom desempenho à versão MSI do Virtus

Aliás, esse motor EA211 sempre foi de 110/120 cv, mas no Virtus (e Polo) perdeu 3 cv., explicado pela fábrica ser questão de coletor de admissão, do que duvido. Em minha opinião a capada destinou-se a distanciar do tricilindro 200 TSI 1-litro da dupla Comfortline-Highline (inclusive no Polo), superiores na gama, de 116/128 cv,. do tipo “ficaria chato”.

Seja como for, o motor continua brilhante e atende muito bem quem busca soluções de motorização construtivamente mais simples, especialmente quem reside em regiões carentes de assistência técnica. O casamento com o câmbio automático é ótimo e apesar das perdas inerentes a esse tipo de câmbio o desempenho agrada, como o 0-100 km/h em 11,3/10,8 segundos e velocidade máxima de 186/190 km/h (em 5ª marcha). Boa parte da boa velocidade máxima pode ser atribuída ao bom coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,315.

Instrumentos padrão deuma certa fábrica em cidade cujo nome começa pela letra W

O câmbio Aisin AQ160-6F de trocas manuais sequenciais apenas pela alavanca (sobe marcha para frente) mostra-se preciso em toda a sua operação e conta com modo S de fácil comutação a partir de D, basta um toque na alavanca para trás. O creeping é calmo, há controle de neutro bem calibrado, mas  fica a crítica para a falta da aceleração interina nas reduções. O conversor de torque estola a 2.200 rpm e bloqueia-se de terceira em diante e o motor gira a 2.600 rpm a 120 km/h “GPS”, velocidade verdadeira.O câmbio elevou o peso da versão em 29 kg, para 1.163 kg.

Roda suavemente em rodovia, pouco ruído a bordo, vai sossegado, típico de um bom estradeiro. Pode-se conversar em tom voz normal, nada de “hein?” para o interlocutor.

Dirigindo percebe-se pelo som do motor nas quedas de rotação nas trocas ascendentes — cada vez menores das marchas baixas para as altas — que o câmbio tem escalonamento exemplar. O gráfico dente de serra ilustra bem o que se sente.

Gráfico dente de serra do câmbio Aisin AQ160-6F

O consumo de combustível oficial Inmetro é 10,8/7,8 km/l na cidade e 13,8/9,8 km/l. na estrada, que com o tanque (algo pequeno) de 52 litros permite rodar mais 700 quilômetros sem reabastecer de gasolina. Mas pode ser mais que isso: no meu teste que já virou padrão, sair do meu prédio em Moema e rodar 51 quilômetros até ao ponto da Estrada dos Romeiros que o Paulo Keller batizou de Curva AE. diante da construção abandonada que chamamos de Maison Blanche, o computador de bordo do I-System apontou impressionante 16,9 km/l.,

O rodar, o comportamento dinâmico do Virtus, exemplar, é mesmo da versão de câmbio manual, não poderia ser diferente, o DNA da marca transparece facilmente. Direção rápida e precisa de relação média 14,8:1 (14,8 graus do volante para 1 grau na roda), assistência elétrica como deve ser, sensibilidade dos pedais de freio e acelerador na exata e posição de dirigir correta, apesar de não haver ajuste de altura e muito menos de distância do volante.— deveria haver, pelo menos de altura.

Roda de liga de alumínio é opcional dentro de um pacote que custa RS 3.480 mas que inclui vários itens como controle de estabilidade e tração

Os pneus de medida 195/65R15H estão condizentes com o peso de 1.163 kg e com o desempenho deste Virtus, em momento algum se sente aderência insuficiente nas curvas ou nas desacelerações pelo freio. Essa versão de entrada tem freio traseiro a tambor, nas superiores são a disco.

No uso no dia a dia é fácil de encaixar no trânsito e o diâmetro mínimo de curva de bons 10,5 metros (entre guias) torna o dirigir nas curvas de esquina e nas manobras habituais do uso diário bem fáceis. Não parece um cerro de quase 4,5 metros de comprimento (4.482 mm). A pronta aceleração, mesmo sem ser um motor turbo, “varre” o tráfego à frente com facilidade. A marcha-lenta a 800 rpm é bem sossegada.

O terceiro destaque é o espaço para os ocupantes. Nada de aperto para a “segunda classe”, o banco traseiro. Na minha referência há décadas para avaliar o espaço nessa parte de qualquer carro eu me sentando “atrás de mim”, o Virtus se destaca.

 

Fizemos um teste: o Paulo Keller, de 1,90 m, ajustou o banco para ele, que para mim fica bem afastado do painel, e mesmo assim, sentado atrás dele, ainda havia sobra de espaço para minhas pernas.

A largura interna permite três adultos bem sentados no banco traseiro, e todos têm seu cinto de três pontos e apoio de cabeça. O porta-malas é bem amplo, 525 litros. e as dobradiças “pescoço de ganso” não têm como espremer a bagagem. O vão de abertura é de 1,08 m x 0,50 m, bem adequado. O fecho é elétrico e tem botão externo, acima da placa, além do controle remoto pela chave-canivete.

 

Foi-me particularmente agradável ter os espelhos com ajuste elétrico, embora seja um item que faça parte do pacote Interatividade. Antes, por ocasião do teste do MSI manual, não era possível ter essa importante comodidade sob nenhuma forma. Pelo menos a fábrica acordou e eliminou essa inadmissível carência..

O interior é arejado e agradável e a carroceria de seis janelas ajuda nesse ponto. A decoração interna é moderna e segue o padrão da marca. As dimensões, formato e densidade da espuma dos dos bancos se juntam para acomodar bem  bem o corpo, e o tecido cinza-médio é de bom toque e visual. Como eu disse no começo, muitos reclamam do “acabamento” da versão, na qual não vejo nada de errado. Mas gosto não se discute.

O que é o Virtus MSI: um “sedã à moda antiga” porém moderno e eficiente que atende bem a quem não se rende à avalanche de suves, quer se livrar do pedal de embreagem, e não quer raspar a conta bancária,

Assista ao vídeo:

BS

 

FICHA TÉCNICA DO VW VIRTUS MSI AUTOMÁTICO
MOTOR
Designação EA211 R4
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, correia dentada, variador de fase na admissão contínuo por 50º, injeção no duto, flex, partida a frio sem injeção de gasolina
Diâmetro x curso (mm) 76,5 x 86,9
Cilindrada (cm³) 1.598
Taxa de compressão (:1) 11,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) 110/117/5.5.750
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A)) 15,8/16.5/4.000
Comprimento da biela (mm) 140
Relação r/l 0,31
Corte de rotação 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.1000 rpm)
Gerenciamento do motor Continental Simos 15
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro automático epicíclico Aisin AQ160-6F de 6 marchas marchas à frente e ré, Tiptronic pela alavanca, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,667; 2ª 2,533; 3ª 1,556; 4ª 1,135; 5ª 0,859; 6ª 0,686; ré 3,394
Relações de diferencial (:1) 3,683
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 10,5 entre guias, 10,9 entre paredes
Relação de direção (média, :1) 14,8
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/256
Traseiros (Ø mm) Tambor/228
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço 6J x 15
Pneus 195/65R15H (estepe temporário 175/70R14S
Marca e tipo no carro testado Goodyear Effcientgrip, inclusive estepe
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.163
Carga máxima 437
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã  4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,315
Área frontal (m²) 2,150
Área frontal corrigida (m²) 0,677
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.482
Largura sem/com espelhos 1.757 /1.964
Altura 1.472
Distância entre eixos 2.651
Bitola dianteira/traseira 1.514/1.495
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 521
Tanque de combustível 52
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 11,3/10,8
Velocidade máxima (km/h, G/A)) 186/190
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 10,8/7,8
Estrada (km/l, G/A) 13,8/9,8
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 46,4
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.590
Rotação em vel. máxima, 5ª (rpm) 5.200
MANUTENÇÃO
Revisão (km/tempo) 10.000/1 ano (as três primeiras grátis)
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
Óleo do câmbio Toda-vida, só verificação de nível nas revisões
GARANTIA
Tempo, veículo completo 3 anos
Perfuração por corrosão 12 anos

 

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS DO VIRTUS MSI AT
Acionamento elétrico um-toque  dos 4 vidros
Alarme com controle remoto
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados
Alerta sonoro de faróis ligados ao desligar motor
Alto-falantes (4)
Antena de teto traseira
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Apoios de cabeça e cintos de três pontos no banco traseiro (3)
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
Banco traseiro com encosto rebatível
Bancos revestidos em tecido
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) e laterais
Câmbio automático epicíclico de 6 marchas
Carcaças dos espelho retrovisores externo na cor do veículo
Chave-canivete com controle remoto
Cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador
Cintos traseiros de 3  pontos e apoio de cabeça nos três lugares
Colunas centrais com apliques em preto fosco
Desembaçador do vidro traseiro
Direção eletroassistida
Engates Isofix e pontos de fixação superior para 2 bancos infantis
Espelhos externos com ajuste manual interno
Faróis de dupla parábola com lâmpadas halógenas
Grade dianteira com inserto cromado
Iluminação interna
Interruptor para desativar a bolsa inflável do passageiro
I-System – computador de bordo
Luz de cortesia dianteira
Luzes de leitura dianteira e duas traseiras
Maçanetas das portas e espelho na cor do veículo
Manopla da alavanca em couro
Palhetas do limpador de para-brisa com desenho aerodinâmico
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida a frio sem injeção de gasolina
Pisca 3
Porta-óculos
Rodas de aço 15-pol. com supercalotas, pneus 195/65R15
Sistema de infotenimento Media Plus com rádio AM/FM, Bluetooth, App-Connect, MP3 player, e entradas USB, SD-Card e AUX-IN
Suporte para celular removível com tomada USB para carga
Temporizador do limpador de para-brisa com 4 intervalos
Tomada 12 V no console central
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tanque
Travamento automáticos das portas ao veículo atingir 15 km/h
Volante multifuncional
OPCIONAIS
Safety Pack – R$ 1.430 – Assistente de parrida em aclive, controle de estabilidade e tração
Interatividade – R$ 3.480 – Sensor de estacionamento traseiro, ajuste elétrico dos espelhos com desvio da orientação para baixo ao selecionar ré, rodas de liga de alumínio 15″ desenho Scimitar
CORES
Preto Ninja sólida (sem custo extra); branco Cristal, vermelho Tornado, sólidas (R$ 490); azul Night, cinza Platinum, prata Sirius, prata Tungstênio, metálicas (R$ 1.570)

(Atualizado em 7/04/19 às 18h00, substituição de todas as fotos por serem da versão MSI manual, exceto o gráfico, acréscimo de duas e de um parágrafo no final sobre os espelhos externos)

(Atualizado em 9/04/19 às 22h30, retirada da informação que dizia  serem grátis as três primeiras revisões — 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km — aplicável á versão de topo 200 TSI Highline somente)





Anterior

AIRBAG ASSASSINO: JÁ HOUVE UMA VÍTIMA COM FERIMENTOS NO BRASIL

Próximo

DAUPHINE: O PRIMEIRO RENAULT A SER FABRICADO NO BRASIL

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: quatrorodas.abril.com.br

DAUPHINE: O PRIMEIRO RENAULT A SER FABRICADO NO BRASIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In