• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

DAUPHINE: O PRIMEIRO RENAULT A SER FABRICADO NO BRASIL

identicon por Douglas Mendonça
07/04/2019
em DM, Perfume de Carro
Foto: quatrorodas.abril.com.br

Foto: quatrorodas.abril.com.br







A história do Renault Dauphine começou na França em 1949, quando Pierre Lefaucheux, presidente da Renault na França, e Fernand Picard, diretor de design, concluíram, baseados no sucesso do Renault 4CV (que aqui no Brasil foi carinhosamente apelidado de “Rabo Quente”, por concentrar motor e câmbio na parte traseira) que, à medida que a economia fosse melhorando, o consumidor francês e o europeu, de uma maneira geral, precisariam de um carro um pouco acima do pequeno 4CV, que já era um sucesso na Europa e no mundo. Nesse ponto, começava a nascer o Dauphine, cujo nome é o feminino de Dauphin, que significa “O herdeiro do trono”. Com uma visão do futuro, eles já previam que o Dauphine herdaria o sucesso do 4CV.

A engenharia e o design da Renault começaram a trabalhar de maneira acelerada e, em 1952, já existiam protótipos do novo carro em circulação. Inicialmente, o Dauphine utilizava o mesmo motor/câmbio do 4CV, mas, posteriormente, depois de muitos testes, a engenharia da Renault concluiu que o motor precisava de mais potência. A partir daí, o motor de 747 cm³ deu lugar a outro, esse com a cilindrada aumentada para 845 cm³. Com esse novo motor e um câmbio de três marchas com 2ª e 3ª sincronizadas, o carro atingia os 110 km/h de velocidade máxima com baixíssimas médias de consumo, na casa dos 14 km/l, objetivados pela Renault desde o início do projeto.

O Renault Dauphine foi apresentado ao mundo em 1956 em Paris e, alguns dias depois, no Salão de Genebra. O sucesso do novo carro foi imediato, e a receptividade do público consumidor fez com que esse sucesso se espalhasse por todo o mundo. Tanto que após a sua apresentação francesa, as negociações entre a Renault e a Willys-Overland do Brasil já haviam se iniciado para a produção do modelo no Brasil. Em 1957 e 1958 as engenharias da Renault e da Willys-Overland já trocavam informações para a fabricação do Renault Dauphine no Brasil a partir do segundo semestre de 1959.

No final de  1959, o Renault Dauphine foi lançado já como modelo nacional, fabricado aqui pela Willys sob licença e supervisão técnica da Renaultl. Suas vendas começaram em janeiro de 1960. Além da França e do Brasil, o sucesso do Renault Dauphine fez com que ele fosse produzido também na Espanha, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Bélgica, Argélia, Reino Unido, Israel e México. O carro foi um tremendo sucesso mundial. E aqui no Brasil, o porte, preço, baixo custo de manutenção e consumo de combustível, fizeram com que ele fosse adequado aos padrões financeiros e necessidades das famílias brasileiras. Por aqui também, o Renault Dauphine chegou sob aplausos.

O Renault Dauphine brasileiro tinha o mesmo motor 845 cm³ da versão francesa, que desenvolvia 26 cv de potência com um baixo consumo de combustível. Seu desempenho era adequada às condições de nossas ruas e estradas do início dos anos 60. Comportava uma família de até quatro pessoas e seu porta-malas, situado na dianteira, acomodava bem a bagagem dessa família. De 1960 até 1965, quando o Dauphine foi fabricado aqui, foram produzidas cerca de 24 mil unidades. O Renault Gordini, seu irmão mais potente, dotado de câmbio de quatro marchas e com desempenho mais marcante, vendeu cerca de 41 mil unidades até 1968. Se somarmos a esses números a versão esportiva, 1093 e a versão despojada, chamada de Teimoso, as vendas totais da família Dauphine foram de, aproximadamente 75 mil unidades até 1968, quando o último Renault Gordini foi fabricado.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

VIRTUS MSI 1,6 AUTOMÁTICO, COMODIDADE COM SIMPLICIDADE (MAIS VÍDEO)

Próximo

FUSCA: A RARA SÉRIE VW39

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo

FUSCA: A RARA SÉRIE VW39

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In