• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

XR3: O ESPORTIVO DO ESCORT LANÇADO HÁ 35 ANOS E SUA TRAJETÓRIA

identicon por Douglas Mendonça
02/03/2019
em DM, Perfume de Carro
Foto de Renato Bellote

Foto de Renato Bellote







A minha história como jornalista especializado na área automobilística está próxima à história do Ford Escort XR3. Nesta época, eu ainda testava caminhões para a revista O Carreteiro, além dos testes em dinamômetro para medir a potência nas rodas dos carrões do final dos anos 70. Quando fui para a Quatro Rodas, revista especializada de grande circulação nacional, passei a fazer os testes de pista de quase todos os carros nacionais do inicio dos anos 80.

E, é claro, quando a Ford apresentou o Escort XR3 no final de 1983 para os jornalistas especializados, todos ficaram boquiabertos: O carro havia acabado de ser lançado na Europa e já estava chegando ao consumidor brasileiro. Por aí pode-se ter uma ideia da importância do mercado automobilístico brasileiro para os fabricantes naquela época : Havia passado o tempo de se lançar por aqui apenas carros que tinham ficado obsoletos em seus países de origem. Uma época rica em novidades.

Passei a fazer testes naquele período com o recém-lançado XR3 ano-modelo 1984. Naquele tempo o carrinho da Ford era um foguetinho. Nos números de hoje, valores dignos de um carro 1000, acelerando de 0 a 100 km/h em cerca de 13,5 segundos e com uma velocidade máxima que não superava muito os 170 km/h. Seu motor 1,6, oriundo do motor Renault lançado no Corcel no final de 1968, também era utilizado em uma versão mais mansa pelo Del Rey, Belina e Pampa, mas possuía no XR3 um comando de válvulas mais nervoso, um carburador duplo maior e um sistema de escapamento mais generoso na hora de liberar os gases.

Um motor que não gostava muito de altas rotações e se o motorista errasse uma troca de marchas, as varetas que ligavam os tuchos aos balancins se soltavam e o motor começava a falhar de maneira ininterrupta. Era necessário desmontar os balancins e colocar suas varetas no local correto. Um motor delicado e repleto de artimanhas.

Quando funcionava bem, com álcool o motor chegava a produzir 83 cv com um torque máximo de pouco mais 12 m·kgf que aparecia em rotações ao redor dos 4.000 rpm. O carro exigia uma condução cuidadosa, senão…

Esse motor equipou o XR3 até o final de 1988, quando foi substituído pelo motor VW AP-1800 S, semelhante ao utilizado no Gol GTS. Agora tudo já estava sob a direção da Autolatina, uma fusão entre a Ford e a Volkswagen que existiu em nosso mercado de 1987 até 1994. Esse XR3 1,8 já era mais bacana. Fazia de 0 a 100 na casa dos 12 segundos e chegava ao 180 km/h com seus 97 cv e torque máximo 16 m·kgf. As respostas do XR3 ao comando do acelerador ficaram mais vivas e o carro dava prazer de ser dirigido.

Apesar de ser um carro chamativo e bonito, que despertava suspiros onde quer que passasse, o XR3 devia no quesito esportividade: Perdia nas arrancadas e velocidade máxima para o Gol GTS que lhe emprestava o motor. E ele chegou também no mesmo ano em que foi lançado o Gol GTi, que arrasava o oponente da Ford quando o assunto era desempenho, pois o esportivo GTI fazia de 0 a 100 em menos de 9 segundos e superava fácil o 190 km/h de velocidade máxima.

Mas o XR3 nunca deixou de ser um carro charmoso, principalmente em sua versão conversível. Um deleite para os olhos. Mas aí chegou o ano de 1993 que trouxe consigo a nova geração do Escort que havia sido lançada na Europa. O novo XR3, que o mercado carinhosamente apelidou de “Escort sapão”, por causa do tamanho exagerado da sua boca frontal, deixou o carro ainda mais bonito e trouxe consigo o motor 2,0 semelhante àquele utilizado pelo Gol GTI de 1989.

XR3 ’93 (Foto> quatrorodas.abril.com.br)

Com 116 cv e torque máximo que superava os 17 m·kgf, o novo XR3 “sapão” acelerava de 0 a 100 km/h na casa dos 11 segundos e sua velocidade máxima se aproximava dos 190 km/h do adversário GTi que lhe cedeu o motor.. Um carro bem bacana que foi produzido no Brasil até 1995, quando o final da Autolatina lhe tirou o poderoso e nervoso coração que fazia dele um esportivo de respeito para a época.

Mas o valente e belo Escort XR3 continuou o seu caminho no exigente mercado europeu. Uma trajetória bem bacana, a de todos os XR3 que tive a oportunidade de testar ao longo dos mais de dez anos em que o esportivo da Ford esteve no mercado brasileiro. Dirigi-os nas ruas e estradas e pilotei-os nas pistas de testes todas as gerações do Escort. E guardo, de todas elas, boas lembranças do respeitado esportivo da Ford.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

CARRO ELÉTRICO SEM BATERIA?

Próximo

NOVO JETTA COMFORTLINE, NO USO

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo

NOVO JETTA COMFORTLINE, NO USO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In