• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

RENAULT 4CV, SUCESSO MUNDIAL QUE CHEGOU AO BRASIL

identicon por Douglas Mendonça
18/03/2019
em DM, Perfume de Carro
Foto: autoevolution.com

Foto: autoevolution.com







O Renault 4CV foi o primeiro automóvel francês que vendeu mais de 1 milhão de unidades. Um sucesso inegável. Foram exatas 1.105.543 unidades comercializadas desde quando começou a ser fabricado na França, em 1947, permanecendo em produção até 1961. Foram 14 anos de fabricação do pequeno carro familiar de quatro portas, vendido em todos os países europeus, parte da Ásia e Austrália, além do Brasil e outros países da América do Sul

Por aqui ficou conhecido pelo carinhoso apelido de “Rabo Quente”, pelo fato de ter sido o primeiro carro com motor traseiro vendido no mercado brasileiro (chegou aqui em 1948, dois anos antes do Volkswagen). Era produzido em cinco fábricas ao redor do mundo: França, Austrália, Inglaterra, Espanha e Japão (onde era montado sob licença da Renault pela Hino Motors).

No Brasil, o importador era a Companhia Comercial e Marítima “Auto Geral”, do Rio de Janeiro, que em 1957 se tornou também importante concessionário Vemag.

Em que pese seu sucesso mundial, o simpático Renault teve uma história bastante atribulada. Como a Alemanha invadiu a França em 1940, a partir desse ano e até 1944, com a libertação da Franca pelas forças aliadas, a Renault ficou sobre controle dos alemães, que usavam a fábrica apenas para a produção de caminhões e veículos militares, a produção de automóveis tendo sido paralisada. Secretamente, os engenheiros e técnicos em design trabalharam num carro que eles julgavam recuperar a Renault quando a guerra acabasse. Começaram a trabalhar no projeto do 4CV sem que os alemães soubessem. O projeto foi evoluindo sem desconfiarem que, debaixo dos seus narizes, os franceses estavam desenvolvendo um carro que seria sucesso no pós-guerra.

Renault 4CV Luze 1950 (Foto:hiveminer.com)

A guerra terminou na Europa em maio de 1945 e em dezembro Ferdinand Porsche, o filho Ferry e o genro Anton Piëch foram presos pelo governo francês sob acusação de utilização de trabalho escravo na fábrica Volkswagen, na qual Porsche era o diretor-geral no período da guerra. Ferry e Piëch foram liberados seis meses depois, mas Ferdinand Porsche só em 1º de agosto de 1947. No tempo em que permaneceu preso em Dijon foi-lhe ordenado olhar o projeto R-1060 (código interno do 4CV), mas acredita-se ele pouco ou nada tenha podido fazer. Além de o carro estar praticamente pronto, aos 70 anos seu estado de saúde era precário, deteriorado pelo encarceramento.

A libertação do Prof. Porsche foi mediante fiança de 1 milhão de francos, equivalente na época a quase 3 mil dólares. A soma foi adiantada pelo Industrial italiano Piero Dusio, para quem a equipe de Porsche, sob comando de Ferry, projetara um monoposto de Grande Prêmio (categoria que antecedeu a Fórmula 1) com motor central-traseiro e tração integral, o Cisitalia-Porsche.

Piero Dusio foi o fundador do conglomerado Cisitalia (Compagnia Sportiva Italia) em 1946, para produzir carros esporte e de corrida.

É interessante ressaltar que o então presidente da Renault (estatizada em 1945 e privatizada em 1996), Pierre Lefaucheux, não queria que o alemão Porsche desse palpites no projeto que havia sido criado por sua equipe francesa.

Um belo 4CV 1955 totalmente restaurado; os três frisos na dianteira simulam à perfeição a grade para o radiador de um motor dianteiro (Foto: pinterest.com.

Mas o importante é que o 4CV, apresentado no Salão de Paris de 1946, despertou um grande interesse no público, não só francês, mas também de outros países e, em meados de 1947, a fábrica iniciava a produção do modelo, que ainda na década, já chegava a quase 38 mil unidades comercializadas. Sem dúvida, o 4CV foi fundamental para a recuperação da Renault na crise do pós-guerra. Nosso querido “Rabo Quente” possuía um motor de quatro cilindros e 760 cm³, 21 cv, câmbio de 3 marchas com primeira não sincronizada e atingia velocidade máxima de, aproximadamente, 100 km/h. Seu grande destaque estava em sua economia de combustível, graças também ao seu peso contido, na casa dos 600 kg.

Assista a esse vídeo da TV alemã Deutsche Welle, dublado em espanhol:

YouTube video

 

Repare no vídeo o momento em que o jornalista abre a tampa do motor: ele encaixa a vareta de sustentação no motor, precisamente no cabeçote: havia neste um pequeno rebaixo circular para essa finalidade — que continuou no Dauphine/Gordini/1093.

Quem teve a oportunidade de dirigi-lo notou dois fatos curiosos. O câmbio de três marchas com “H” universal de ré acima da 1ª, no mesmo canal, não tinha nenhuma trava para evitar o engate involuntário da ré por distração: não precisava, ainda não havia carros de quatro marchas e todo motorista sabia que a primeira era embaixo.

Outro, o motor de partida não tinha a chave magnética atual e que existe há décadas. Para dar partida havia uma pequena alavanca — entre os bancos dianteiros e bem atrás — com olhal na extremidade para poder passar o dedo e puxá-la. O engate do pinhão do motor de partida com a engrenagem no volante era mecânico!

Aqui no Brasil, foi um carro bastante popular nos anos ’50 e só perdeu sua popularidade com a chegada de seu sucessor, o Renault Dauphine, lançado na França em 1956 e fabricado também pela Willys-Overland do Brasil a partir do final de 1959.

O “CV”, em letras maiúsculas, do “Rabo Quente” 4CV,  quatre chevaux, quatro cavalos, corresponde à potência fiscal, usada na França para estabelecer o imposto anual. O Dauphine era 5CV.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

LOMBADAS: BOLSONARO ATIROU NO QUE VIU…

Próximo

SEPARADOS PELO TEMPO, UNIDOS NO AMOR – POR RODRIGO CANOZI

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo
Fotos do autor

SEPARADOS PELO TEMPO, UNIDOS NO AMOR – POR RODRIGO CANOZI

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In