• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

NOVOS TESTES DE CONSUMO E EMISSÕES NA EUROPA

WLTP é nome do novo protocolo para certificação de veículos quanto a consumo de combustível e emissões na União Europeia

identicon por Bob Sharp
23/03/2019
em BS, Tecnologia
Foto: carblocks.com

Foto: carblocks.com







Para que seja colocado no mercado, os veículos leves são submetidos a uma série de testes para verificar se atendem à legislação. Os testes são de consumo de combustível, dióxido de carbono (CO2) e emissões poluentes, e são realizados em laboratório e baseados em ciclos de condução específicos. Desse modo, os testes são reproduzíveis e os resultados, comparados. Isto é importante porque somente um teste de laboratório, feito segundo um procedimento padronizado e repetível, permite que consumidores comparem diferentes modelos de carros.

Cada país tem os seus procedimentos. No Brasil é a norma NBR 7024, usada pelo Inmetro, que segue os mesmo parâmetros da americana FTP 75, utilizada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Em 1º de setembro de 2017 o novo Procedimento Mundial Padronizado de Teste de Veículos Leves (WLTP, a sigla em inglês) entrou em vigor na Europa e irá substituir gradualmente o protocolo Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC, a sigla também em inglês);

Ciclo de consumo e emissões WLTP (Gráfico: Ferrari)

O NEDC tem sido o ciclo europeu utilizado para medir consumo e emissões de automóveis e comerciais leves. O primeiro ciclo de condução entrou em vigor em 1970 e consistia de um percurso rodoviário. Em 1992 foi introduzido uma fase extraurbana e desde 1997 ele vem sendo usado para medir consumo e emissões. Todavia, a composição deste ciclo não mais corresponde aos modos de condução atuais e às distâncias percorridas em diferentes tipos de estradas. A velocidade média do NEDC é apenas de 34 km/h, as acelerações são brandas, e a velocidade máxima é só 120 km/h. 

O WLTP usa o novo Procedimento Mundial de Teste Padronizado de Veículos Leves para medir consumo de combustível, CO2 e emissões de poluentes de automóveis e comerciais leves. O novo protocolo tem como objetivo dar aos consumidores dados mais realistas e que reflitam melhor o uso diário do veículo.

Comparação NEDC x WLTP
NEDC WLTP
Tempo do ciclo 20 minutos 30 minutos
Distância 11   km 23,25 km
Velocidade máxima 120  km/h 131,3   km/h
Velocidade média  34  km/h 46,5   km/h
Nª de fases de condução 2 fases 4 fases mais dinâmicas
Influência de equipamento opcional Não considerado Itens adicionais (que podem diferir de carro para carro) são levvados em consideração
Trocas de marchas Pontos de troca de marcha fixos Diferentes ponros de troca para cada veículo
Tempo parado 24% 12,5%

O novo procedimento WLTP se caracteriza por um perfil mais dinâmico com acelerações mais fortes. A velocidade máxima passou de 120 km/h para 131,3 km/h, a velocidade média é de 46,5 km/h e o tempo total do ciclo é 30 minutos, 10 minutos mais que o NEDC anterior. A distância percorrida mais que dobra ,passa de 11 quilômetros a 23,25 quilômetros. O WLTP consiste de quatro partes dependendo da velocidade máxima: Baixa (até 56,5 km/h), Média (até 76,6 km/h), Alta (até 98,4 km/h, e Extra-Alta (até 131,3 km/h). Essas partes do ciclo simulam condução urbana e periférica e condução em estradas extra-urbanas e autoestradas. O procedimento também leva em conta todos os itens opcionais do veículo que afetem aerodinâmica, resistência ao rolamento e massa do veículo, resultando num valor de CO2 que reflita as características de um único veículo.

As principais diferenças entre o NEDC e o WLTP

Gráfico que mostra a variação de velocidade ao longo do tempo decorrido no ciclo (Gráfico: Ferrari)

Creio que o leitor ou leitora não terá dificuldade em entender os termos da tabela, mas os pontos ao lado poderão suscitar dúvidas. Por isso, são:

• Longer distance > Distância mais longa
• Higher speed and load > Velocidade e carga mais altas
• Less idle time > Menos tempo em marcha-lenta
• Inertia Weight Classes > Classe de peso de inércia substituídas por famílias de carga de estrada

O WLTP aplica-se a novos modelos de automóveis a partir de 1º de setembro de 2017, e a todos os carros licenciados a partir de 1º de setembro de 2018, além de ser obrigatório em todos os países da União Europeia.

Até o final de 2020, tanto consumo de combustível quanto valores de emissões no WLTP e NEDC constarão dos documentos do veículo. Vale salientar que os valores NEDC serão usados para avaliar as emissões médias de CO2 dos carros licenciados na União Europeia até 2020. Todavia, alguns países poderão continuar a usar o NEDC para fins fiscais. De 2021 em diante, o WLTP será o único na determinação dos valores de consumo e emissões de CO2 para todos os carros. Veículos usados não serão afetados por esse fase e manterão seus valores certificados NEDC.

Consumo e emissões de carros de passageiros

 O novo procedimento de teste WLTP é mais representativo das atuais condições de condução do que o NEDC, mas não pode levar em conta todos os casos possíveis, incluindo o efeito do modo de dirigir de cada motorista individualmente.

Desse modo, ainda haverá diferença entre consumo e emissões medidas em laboratório e aqueles resultantes do uso do veículo no mundo real, e o quanto dessa diferença dependerá de fatores com comportamento ao volante, o uso de sistemas de bordo como ar-condicionado, trânsito e condições meteorológicas que sejam características de cada área geográfica, e cada motorista.

Por esse motivo, apenas um teste de laboratório padronizado permite obterem-se valores em que seja possível, de maneira justa, comparar veículos e diferentes modelos.

O que muda para os consumidores

O novo procedimento WLTP proporcionará critérios mais realistas para comparar consumo e emissões de diferentes modelos de veículos, já que foi criado para refletir mais fielmente modo de conduzir real e levar em conta características técnicas específicas do modelo e versão, incluindo equipamentos opcionais.

BS

Nota: Esta matéria é baseada em informação divulgada no site da Ferrari (ferrari.com)





Anterior

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

Próximo

KADETT GS/GSI: O ESPORTIVO DA GM QUE ERA ARQUIRRIVAL DO GOL GTi

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: quatrorodas.abril.com.br

KADETT GS/GSI: O ESPORTIVO DA GM QUE ERA ARQUIRRIVAL DO GOL GTi

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In