• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: captura de tela da apresentação online

    MAIS DETALHES DA NOVA FAMILIA DE MOTORES GSE TURBO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: captura de tela da apresentação online

    MAIS DETALHES DA NOVA FAMILIA DE MOTORES GSE TURBO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

BOTTAS SOLTOU O VERBO

Finlandês lidera dobradinha alemã, Ferrari não brilha e Williams se apaga

identicon por Wagner Gonzalez
19/03/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, Motores Clássicos, WG
Foto Mercedes

Foto Mercedes







Os mais céticos já começaram a pensar que se Valtteri Bottas repetir sua atuação de Melbourne no GP do Bahrein (próxima etapa do Campeonato Mundial, dia 31), a imprensa italiana estampará manchetes que a Ferrari já negocia sua transferência para o lugar de Sebastian Vettel. Tal cenário é fruto da maneira como Bottas dominou o GP da Austrália, quando se deu ao luxo de, na penúltima passagem pelo percurso de 5.303 metros registrar o tempo de 1’25”580, suficiente para garantir o ponto extra por ter marcado a melhor volta da prova, pontuação usada na década de 1950 e resgatada este ano. Lewis Hamilton e Max Verstappen completaram o pódio da 998a prova da categoria. O 1.000º GP será disputado dia 14 de abril em Xangai, China.

O pulo na frente de Bottas, mal as cinco luzes vermelhas se apagaram, foi o prenúncio de sua vitória sobre Hamilton (Foto: Mercedes)

O grid de largada e o resultado final do GP da Austrália mostrou poucas alterações no status quo conhecido na temporada passada: apesar do bom desempenho da Ferrari nos testes de pré-temporada, a equipe Mercedes continua superior à Scuderia e a Red Bull continua como terceira força.

Masashi Yamamoto (esq.) e Christian Horner comemoram o primeiro pódio da Honda em uma década (RBCP/Getty Images)

Isto pode ser interpretado como um sinal do progresso da Honda, que trocou de lugar com a equipe McLaren, agora cliente da Renault. Foi o primeiro pódio da casa japonesa desde 2008. Se na Red Bull Verstappen mostrou-se o mesmo, seu companheiro de equipe teve uma estreia atribulada e não correspondeu ao esperado nos treinos — quando não passou da primeira fase de classificação — e na corrida recuperou seis posições para terminar em décimo-primeiro.

Após bom desempenho na pré temporada Gasly teve atuação apagada em Melbourne (RBCP/Getty Images)

No grid apenas os dois Williams foram mais lentos que Gasly e na prova os carros de Grove foram igualmente os últimos classificados: George Russell chegou duas voltas atrás e nem mesmo o alívio de peso causado pela perda de um espelho retrovisor ajudou Robert Kubica, que ficou uma volta atrás do seu companheiro. Para uma equipe que já dominou a categoria e lançou propostas revolucionárias, o caminho de 2019 já é uma encruzilhada: desenvolver um novo carro para a metade da temporada e tentar salvar a honra ou correr o risco da humilhação de não classificar para a largada, possibilidade concreta para, por exemplo, o GP de Mônaco ou até mesmo o GP do Azerbaijão, quarta etapa da temporada.

Kubica ficou a poucos milésimos do limite de 107% na Austrália. Situação pode piorar (Williams)

Vejamos o que aconteceu na Austrália: considerando que o tempo da pole position de Lewis Hamilton (1’20”486) é equivalente a 80,486 segundos, o limite de tempo de volta 107% pior que garante uma vaga para a largada era de 1’26”120, valor bem próximo da melhor marca de classificação de Robert Kubica: 1’26”067. No ano passado a diferença da pole também marcada por Hamilton (1’21”164) para o tempo de Pierre Gasly (1’25”295), último colocado no grid, foi pouco superior a quatro segundos e bem distante da marca que corresponderia a 107% (1’28”621). A mistura da longa reta com as curvas de 90o do circuito de Kabu e os aclives, declives e as fechadas curvas de Monte Carlo serão obstáculos altos demais para o baixo rendimento dos FW42. Caso eles superem os 107% nessa ou em outras provas, só mesmo um apelo aos comissários desportivos da FIA poderá impedir o vexame.

Quarto e quinto na corrida, respectivamente Leclerc (esq.) e Vettel andaram no mesmo nível (Ferrari)

No extremo oposto do grid a Ferrari se vê em situação semelhante: basta considerar como 107% o desempenho da Mercedes, meta que a Scuderia precisa superar. Historicamente propenso a se deixar levar por pressões políticas e guerras internas, o time de Maranello precisa mostrar desempenho suficiente consistente para ser a segunda força da categoria para consolidar suas aspirações para este ano. Enquanto isto não acontecer será difícil considerar que a troca de Mauricio Arrivabene por Mattia Binotto foi uma opção consequente. No quesito piloto Charles Leclerc já deu mostras de estar à altura do cargo, mas ainda é cedo para fechar questão se ele é mais rápido que Sebastian Vettel.

Mais uma vez Daniel Ricciardo não contou com a sorte ao correr em casa (Renault)

Também é cedo para entender o que vai acontecer durante o ano, visão que ficará mais nítida após a quarta etapa do ano, exatamente a prova do Azerbaijão. Até lá muitas reuniões para discutir o que provocou o incêndio na unidade de potência do McLaren-Renault de Carlos Sainz; certamente uma ou duas garrafas de um bom Bordeaux serão abertas para discutir a característica má sorte de Daniel Ricciardo quando corre em seu país e uma situação que parece ter aprovado a volta do ponto extra para a volta mais rápida da corrida. Os três pilotos que subiram ao pódio – Bottas (1’25’580), Hamilton (1’26”957) e Verstappen (1’26”256) – apostaram suas fichas na penúltima das 58 voltas da prova.

Hamilton fez a pole, mas na corrida andou atrás de Bottas (Mercedes)

Com relação à Mercedes algumas coincidências: foi a quarta vez que Hamilton largou da pole e terminou em segundo e foi a quarta vitória da carreira de Bottas. O carro do inglês aparentemente teve um problema com o assoalho, o que junto com ter sido um dos primeiros ponteiros a trocar os pneus macios por médios, acabou limitando suas chances. De qualquer forma, Bottas esteve irrepreensível no domingo e nada pode desmerecer sua vitória, a primeira da história da F-1 a render 26 pontos.

Pódio de Melbourne: Löic Serra (esq.) Hamilton, Bottas e Verstappen (Mercedes)

O resultado completo do GP da Austrália você encontra aqui.

WG





Tags: BottasChristian HornerF-1 2019FerrariGaslyGP da AustráliaHamiltonKubicaMasashi YamamotoMelbourneMercedesRed BullRicciardoVerstappenWilliams
Anterior

O SHOW DO MAO E DO MURAD – EPISÓDIO Nº 17

Próximo

RENAULT CAPTUR INTENSE 1,6 CVT X-TRONIC – 4ª SEMANA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos do autor

RENAULT CAPTUR INTENSE 1,6 CVT X-TRONIC – 4ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: captura de tela da apresentação online

MAIS DETALHES DA NOVA FAMILIA DE MOTORES GSE TURBO

23/04/2021
Fotos: Divulgação ZF

ZF AFTERMARKET INVESTE EM DIGITALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA REPOSIÇÃO

23/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

22/04/2021
Foto: AE/Gerson Borini

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

22/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: captura de tela da apresentação online

MAIS DETALHES DA NOVA FAMILIA DE MOTORES GSE TURBO

23/04/2021
Fotos: Divulgação ZF

ZF AFTERMARKET INVESTE EM DIGITALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA REPOSIÇÃO

23/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

22/04/2021
Foto: AE/Gerson Borini

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

22/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In