• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

AUTOMÓVEL: NINGUÉM ESCAPA DO TERREMOTO

Avanços tecnológicos com rapidez inimaginável e novas tendências do mercado resultam em soluções e parcerias também inimagináveis

identicon por Boris Feldman
10/03/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: abcdoabc.com.br

Foto: abcdoabc.com.br







Dois terremotos assolaram o setor nas últimas semanas no Brasil: a GM ameaçando fechar fábricas e a Ford, mais objetiva, avisando o fechamento de sua unidade fabril de São Bernardo do Campo¨existente há 51 anos (na foto, trabalhadores protestam em Sao Bernardo do Campo).

Aparentemente, há uma contradição entre essas notícias negativas e outras positivas. Como a da Honda, que finalmente decidiu inaugurar sua fábrica de Itirapina,SP, pronta mas fechada há mais de três anos, ou da Toyota, que investe R$ 1 bi nas instalações de Indaiatuba (SP).

Incompetência dos americanos, competência dos japoneses?

Nada disso, apenas sinal dos tempos: Ford é centenária no Brasil, GM está aqui há 94 anos, e pagam caro por isso. Possuem fábricas em locais “inconvenientes”, controladas por sindicatos que extrapolam em exigências e estrategicamente deslocadas em função do desenvolvimento regional do país. Enquanto isso, as chamadas “newcomers”, novatas, asiáticas do Japão e Coreia entre elas, se estabeleceram aqui balizadas por outras estratégias de mercado, geográficas e de logística.

Vale a pena comparar, por exemplo, Hyundai com Ford. A coreana, produzindo um único modelo, o HB20 (nem tinha ainda o suve Creta), derrubou a Ford, com sua extensa linha, em 2016, do quarto lugar em vendas que ocupava há dezenas de anos. Enquanto a Hyundai vai muito bem obrigado, a Ford perdia quase U$ 1 milhão de dólares por dia no país (é isso mesmo: por dia!) na altamente deficitária operação de caminhões e no Fiesta — projeto deficitário e inconsequente, pois baseado na mesma plataforma do Ka (produzido na Bahia), era mais caro e com menor espaço interno.

O anúncio da Ford foi seguido de protestos dos sindicatos e prefeitura de São Bernardo do Campo. À empresa só cabia optar entre ceder, manter a fábrica e a sangria de milhões de dólares, ou concentrar suas operações em Camaçari, BA, onde produz o EcoSport e o Ka, e a de motores, câmbios e componentes em Taubaté, SP.

Mas terremotos no setor não é exclusividade brasileira. A própria Ford anunciou em 2018 deixar de fabricar sedãs e hatches nos EUA, dedicando-se somente a suves, picapes e comerciais. A GM, na mesma linha, vendeu para a PSA (francesa) a Opel, seu braço europeu desde 1927 e anunciou fechar cinco fábricas nos EUA e Canadá. A de Oshawa (canadense), por exemplo, provocou mesmo rebuliço e movimento de sindicatos como o de São Bernardo. do Campo. Mas Mary Barra, “number one” da GM, não arreda pé de sua decisão, pois sabe que corre graves riscos se não reagir às mudanças globais que exigem completa reestruturação das operações, além de investimentos para uma nova geração de automóveis, principalmente elétricos e autônomos. A Sra. Barra não se tocou sequer diante das ameaças do presidente Donald Trump de cortar todos seus subsídios.

Quadro americano semelhante ao brasileiro: enquanto a GM fecha quatro fábricas nos EUA, duas delas em Detroit, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles North America) anuncia investimentos de US$ 4,5 bilhões no mesmo estado (Michigan) em cinco fábricas nos próximos três anos para modernizar quatro e construir uma nova para a produção de modelos Jeep, com previsão de criar 6.500 novos empregos. Diz seu principal executivo, Michael Manley (sucessor de Sergio Marchionne), que faltam à Jeep os suves “full-size”, ou seja, grandes utilitários esporte com três fileiras de bancos.

A Honda abre fábrica no Brasil mas anuncia fechar a que tem na Inglaterra, até 2021, com demissão de mais de 3 mil funcionários. Brexit? Não, seu presidente e executivo-chefe, Takahiro Hachigo, diz que a decisão foi baseada na necessidade de acelerar a produção dos elétricos para manter sua competitividade global.

Avanços tecnológicos com rapidez inimagináveis, fábricas 4.0 e novas tendências dos mercados ocorrem em todo o planeta. E provocam parcerias também inimagináveis: ferozes rivais há décadas, Mercedes-Benz e BMW vão desenvolver um projeto comum na Europa. Nada de carros ou plataformas, mas a criação de sistemas de mobilidade integrada, com idêntica participação dos dois grupos alemães.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

AUTOENTUSIASMO

Próximo

MAREA WEEKEND TURBO: PERFEITA MESMO APÓS 18 ANOS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Fotos de Rejane Lima

MAREA WEEKEND TURBO: PERFEITA MESMO APÓS 18 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In