• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

TRÂNSITO: GUINADA DE 180º?

Depois de anos de decisões atabalhoadas, as novas autoridades de trânsito emitem sinais de se preocupar com a integridade e o bolso do cidadão.

identicon por Boris Feldman
16/02/2019
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman
Foto: Wikipédia

Foto: Wikipédia







Luz no fim do túnel: as profundas alterações introduzidas pelo governo federal nos órgãos reguladores de trânsito poderão corrigir distorções históricas que prejudicam e infernizam a vida do cidadão, sem nenhum efeito prático na redução de acidentes nas ruas e rodovias.

Para começo de conversa, Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deixam de ter comando único: o primeiro é o órgão normativo de assuntos de trânsito e veículos. Denatran e  Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de cada estado são encarregados de executá-la. A partir de agora, cada um terá comando próprio como, aliás, já foi no passado.

Além disso, outra boa medida é que ambos deixam o Ministério das Cidades e passam para o de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para o qual o presidente Bolsonaro nomeou Tarcísio Gomes de Freitas. O novo ministro é do ramo, pois é engenheiro e já integrou a diretoria do DNIT. E vai acumular a presidência do Contran, tendo indicado Jerry Dias (também do ramo, ex-PRF) para dirigir o Denatran.

As primeiras declarações do presidente Bolsonaro e do ministro Tarcísio Freitas permitem antever uma guinada de 180º nos rumos dos dois órgãos. Ambos comungam a ideia de simplificar a vida do cidadão.

Jerry Dias, diretor do Denatran; já colocou o dedo em várias feridas. O primeiro absurdo a ser atacado é o registro de pontos negativos no prontuário do motorista que tenha cometido uma falta administrativa. Ele deu um exemplo significativo: o cidadão compra um carro usado e tem 30 dias para efetivar a transferência de propriedade junto ao Detran. Se não é feita no prazo seja por esquecimento, problema burocrático ou outro qualquer, o dono do carro é considerado um infrator e tem que pagar multa. Até aí, correto, pois desrespeitou o prazo.

Mas, por incrível que pareça, ele terá também 5 pontos registrados no prontuário, como se tivesse cometido uma infração de trânsito. Ou seja, se desrespeitar o prazo quatro vezes num ano, ele tem a habilitação suspensa, embora esta penalidade seja prevista para banir das ruas os motoristas que coloquem em risco a segurança do trânsito…

Outro verdadeiro absurdo que deverá merecer mesma atenção do Contran/Denatran é a inacreditável transferência de multa para o novo dono caso o carro seja vendido por quem cometeu efetivamente a infração. Ou seja, a rigor, o Detran não pune o motorista, mas o automóvel…

Outras alterações no sistema vigente deverão ser analisadas pelos órgãos de trânsito, entre elas a validade da CNH (de cinco para dez anos) ou a pontuação necessária no prontuário para suspendê-la, de 20 para 40 pontos.

Outra polêmica mencionada pelo presidente e seu ministro é relativa às novas placas padrão Mercosul. Ambos perceberam que os favorecidos pela substituição não são os motoristas, mas seus fabricantes. Depois de adiado várias vezes e até já adotadas por alguns estados,  o novo prazo final é junho deste ano.

O ministro comentou também sobre os simuladores nas autoescolas e disse que pretende eliminá-los. Um assunto também polêmico e que merece ser discutido antes de qualquer decisão, pois mais de 6 mil deles já estão em operação no Brasil. Não somente as autoescolas como seus fabricantes também investiram pesado depois que a legislação tornou-os obrigatórios.

Se por um lado representam um custo adicional para os candidatos à habilitação, é inegável que contribuem para que os futuros motoristas estejam melhor preparados para enfrentar situações adversas como chuva intensa, rodovias muito movimentadas, neblina, etc.

Há pontos controversos. Mas o importante é que as novas autoridades do trânsito assumem com o propósito de rever grande parte das decisões tomadas no passado. A maioria delas preocupada não com a segurança veicular nem com o propósito de facilitar a vida do cidadão, mas para agradar lobistas e enfiar a mão no bolso do motorista.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com





Anterior

DESIGN – "HIGHLIGHT", A PALAVRA MAIS USADA NO ESTÚDIO

Próximo

COM UM PEQUENO ACERVO, A FIAT DO BRASIL PRESERVA SUA HISTÓRIA - PARTE II

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Fotos: Rejane Lima

COM UM PEQUENO ACERVO, A FIAT DO BRASIL PRESERVA SUA HISTÓRIA - PARTE II

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In