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Home BS

T-CROSS, O PRIMEIRO SUVE DA VW DO BRASIL, É LANÇADO

Mas vendas só começam em abril.

identicon por Bob Sharp
11/01/2021
em BS, Lançamentos






Como já havíamos noticiado na última terça-feira (19), a VW apresentou seu suve T-Cross, tipo de veículo nunca produzido no Brasil pela fabricante alemã. Foi a primeira vez que o dirigi em via pública — antes, só na pista da Fazenda Capuava numa apresentação prévia em outubro do ano passado, carro ainda não totalmente definido e com piintura-disfarce.

Na apresentação da terça-feira passada só foi mostrada a versão-topo Highline, o que de certa forma foi frustrante, pois a maior curiosidade estava na versão de entrada 200 TSI com câmbio manual de seis marchas, da qual não foi divulgada a ficha técnica. Esta versão só estará disponível em abril, quando iniciam-se as vendas do T-Cross na rede de concessionárias. Seu motor é o EA-211 tricilindro de 1 litro, 116/128 cv e 20,4 m·kgf.

Desenho de traseira é ortodoxo, mas agrada; saídas de escapamento são decorativas

A versão Highline é o topo da linha e custa R$ 109.990. É a única com motor 1,4-litro. Abaixo dela  há a Comfortline 1-L automática, de R$ 99.990; a 200 TSI 1-L automática, por R$ 94.490; e 200 1-L manual, de R$ 84.990. Todos os motores do T-Cross são TSI, vale dizer turbo.

First Edition

Haverá uma edição especial de lançamento, a First Edition (primeira edição), por R$ 117.490, com nível de acabamento Highline. Serão apenas 1.000 unidades nas cores branco, laranja e bronze. Incluem-se nesta edição o instrumento combinado digital, sistema de áudio Beats Sound com subwoofer, sistema de áudio Discover Media com navegador, e seletor de modo de condução. Há opcionais disponíveis para o T-Cross First Edition:

• Pacote Tech para First Edition: assistente de estacionamento Park Assist 3.0 e faróis totalmente em LED com luz de rodagem diurna (DRL) integrada: R$ 4.200
• Teto solar panorâmico Sky View: R$ 4.800

Nesse mesmo dia 19/2 começou a pré-venda pela internet das versões Comfortline e Highline, 400 unidades cada, pelo site www.vw.com.br/prevenda, com direito a brindes: a plataforma digital VW APP Connect que permite ler informações do veículo, uma bicicleta dobrável e uma caixa térmica.

As três primeira revisões do T-Cross são gratuitas, prática que vem sendo adotada pela VW e que de certo modo representa redução do custo de aquisição.

 

Dirigi-o, compartilhando o veículo com dois jornalistas (três por carro, alternando condução), da fábrica ao Balneário de Camboriú pela BR-101, 207 quilômetros, e sozinho no dia seguinte pelo Balneário.

O suve agradou, qualquer que seja o aspecto. Como tem a mesma distância entre eixos do Virtus, 2.651 mm, e é alto mas sem exagero, 1.570 mm, é amplo Internamente, sua largura (1.760 mm) acomoda razoavelmente bem três passageiros no banco traseiro. Estes têm ótimo espaço para pernas e contam com o conforto da saída de climatização, indisponível na versão de entrada, a 200 TSI manual. O T-Cross não tem alças de teto.

A distância mínima do solo, um dado importante nos suves, não foi informada. Vou precisar pedi-la à fábrica.

Sobra espaço para pernas no banco traseiro

Tem praticamente as mesmas dimensões do T-Cross alemão, 11 mm mais alto e 9 mm mais longo.

O banco traseiro é dividido 40:60 e conta com ajuste de inclinação do encosto, que na posição normal deixa o porta-malas com a capacidade de 373 litros, que aumenta para 420 litros com inclinação mais para vertical do encosto. O porta-malas conta com o já conhecido sistema de ajuste variável de espaço em que o seu assoalho poder ter um plano baixo e outro, alto. O estepe é temporário, com pneu 165/65R16H e seu poço é grande o suficiente para acomodar o pneu furado substituído.

 

A versão Highline é propulsionada pelo “curinga” motor EA-211 de quatro cilindros, o 250 TSI flex de 150 cv e 25,5 m·kgf, combinado com o câmbio automático epicíclico Aisin AQ250-6F de seis marchas. Com o peso de 1.292 kg em ordem de marcha a relação peso-potência é de 8,6 kg/cv. O resultado é aceleração 0-100 km/h em 8,7 segundos e por muito pouco não entrando de “sócio do Clube dos 200″— chega a 198 km/h segundo a fabricante.

Motor é o eficiente 1,4-L turbo, 250 TSI, utilizado em outros modelos VW

Esse desempenho, considerando o coeficiente aerodinâmico 0,36, um tanto alto hoje em dia, e a grande área frontal de 2,34 m², é bom para o tipo de veículo. O consumo é contido sem ser excepcional: 11/7,7 km/l na cidade e 13,2/9,3 km/l na estrada, com gasolina. Na viagem pela BR-101 o computador de bordo mostrava 14 km/l com facilidade.

A 120 km/h em D6 o motor está a 2.200 rpm. Destaque para o silêncio a bordo na estrada, com inteligibilidade tal que permite conversar normalmente até com quem está no banco traseiro.

Ambiente interno é bastante agradável

O câmbio automático epicíclico se mostrou excelente, com trocas precisas “quase-DSG”. Há aceleração interina nas reduções, mais acentuadas no modo S (uma posição para trás por toque na alavanca) e modo manual trazendo a alavanca para um canal (não visível) na esquerda — padrão da marca, toque na alavanca para frente sobe marcha/para trás reduz, minha preferência sobre a ordem invertida usada por outras marcas, como BMW.

Quadro de instrumentos digital é opcional dentro de dois pacotes

Há borboletas para trocas manuais, no caso entrando em modo manual mesmo em D ou S. Cessando atividade de trocas manuais em 10~12 segundos, o câmbio reverte para o modo automático. O mesmo ocorre se a borboleta direita for puxada por 2 segundos

As posições da alavanca seletora são indicadas no pomo da alavanca e têm iluminação própria, boa solução

Interessante a calibração do câmbio, que permite retomar velocidade em D6 (a marcha em uso sempre é mostrada no painel) mesmo com amplo curso do pedal do acelerador, sem que haja redução, mimetizando um câmbio manual. Mas há a redução provocada acelerando mais e rapidamente (kickdown).

O conversor de torque, que estola a 2.750 rpm, inclui controle de neutro, deixando o motor sem carga em marcha-lenta com veículo parado. O conversor acopla-se ao se aliviar a pressão no pedal de freio, iniciando o creeping (avanço lento) imediata e suavemente, e em baixa velocidade. O conversor bloqueia-se da terceira marcha em diante.

Resumindo, a fábrica acertou mesmo a mão nesse automático epicíclico.

Dinamicamente percebe-se nitidamente o DNA da marca, com rodar firme sem ser desconfortável e com atitude correta na entrada de curva e no seu contorno, com rolagem discreta. Os pneus (Bridgestone Turanza T103) 205/55R17V denotam boa escolha, não “falta borracha” no chão.

Pneus 205/55R17V são adequados ao T-Cross

A direção eletroassistida é rápida (relação média 14.1:1), 3 voltas entre batentes. O diâmetro mínimo de curva é razoável, 10,9 metros, levando em conta a distância entre eixos de 2.651 mm

A direção mostra indexação à velocidade correta, caracterizada por em velocidade alguma senti-la pesada ou leve demais. O centro tem definição perfeita e o retorno é imediato ao menor desvio; parece uma direção desassistida nisso. Completando a parte rodante, o freio a disco nas quatro rodas provê a desaceleração que se espera, sem surpresas.

Por tudo, fica a impressão de que o T-Cross será bem acolhido por um mercado ávido por suves. Mesmo a versão de entrada 200 TSI e as demais com esse motor deverão satisfazer quem aprecia desempenho com baixo consumo. A dotação de equipamentos é farta e vale a pena ver a lista adiante que engloba as quatro versões.

E, claro, aguardamos os veículos para os nossos testes ‘no uso’ quando o momento chegar. De preferência o 200 TSI manual.

BS

Fotos do autor

(Atualizado em 27/02/19 às 17h20., correção da informação do tipo de estepe)

FICHA TÉCNICA VW T-CROSS 250 TSI HIGHLINE
MOTOR
Designação EA211 R4
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase admissão e escapamento, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, injeção direta, gerenciamento Bosch MED, flex
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Taxa de compressão (:1) 10
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 150/5.5000//150/4.500 a 6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 25,5/1.500 a 3.800//25,5/1.500 a 4.000
Comprimento da biela (mm( 140
Relação r/l 0,285
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ250-6F de 6 marchas automáticas à frente e ré, conversor de torque com bloqueio e controle de neutro, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relações de diferencial (:1) 3,234
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 21 mm
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor na coluna de direção, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,9
Relação de direção média (:1) 14,1
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo com bomba auxilia
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/276
Traseiros (Ø mm) Disco/230
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6,5Jx17
Pneus 205/55R17V
Estepe Temporário, roda de aço, pneu 165/65R16H
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.292
Carga máxima 448
Peso máx. rebocável com ou sem freio (kg) 550
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,364
Área frontal (m²) 2,340
Área frontal corrigida (m²) 0,852
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.199
Largura sem/com espelhos 1.760 / 1.977
Altura 1.570
Distância entre eixos 2.651
Bitola dianteira/traseira 1.524/1.509
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 373 a 420 dependendo da inclinação do encosto do banco traseiro
Tanque de combustível 52
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 8,7
Velocidade máxima (km/h,G/A, km/h) 198
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11/7,7
Estrada (km/l) (G/A) 13,2/9,3
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 55,3
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.200
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 4.600
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Revisão/troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/12 meses
Troca do óleo do câmbio Vida-toda
Garantia total (tempo) Três anos, 6 anos contra perfuração de chapa

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE VW T-CROSS
200 TSI man 200 TSI aut Comfortline 200 TSI Highline 250 TSI
COMODIDADE, PRATICIDADE E VISUAL
Ar -condicionado com filtro de poeira e pólen • – – –
Ar -condicionado com filtro de poeira e pólen com saída para o banco traseiro – • • •
Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura Climatronic – – • •
Banco do passageiro com encosto dobrável para frente • • • •
Banco do motorista com suporte lombar ajustável – – • •
Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível •
Bancos revestidos em couro – – – •
Câmbio automático de seis marchas – • • •
Câmbio manual de seis marchas • – – –
Colunas centrais com apliques em preto brilhante – – • •
Computador de bordo com mostrador multifuncional Plus • • • •
Controlador automático de velocidade de cruzeiro – • • •
Descansa-braço central com porta-objetos – •
Direção eletroassistida com volante ajustável em altura e distância • • • •
Duas entradas USB de carga para uso dos passageiros traseiros – • • •
Espelhos com ajuste elétrico e função do direito abaixar orientação ao engatar ré • • • •
Espelho retrovisor interno eletrocrômico – – – •
Espelhos retrovisores com rebatimento automático – – – •
Faróis com função de luz de chegada e afastamento • • • •
Frisos cromados na região inferior dos vidros laterais – – – •
Grade dianteira em acabamento preto brilhante – • • •
Grade dianteira em acabamento preto brilhante com detalhes cromados – – • –
Grade dianteira com moldura inferior cromada – – – •
Iluminação ambiente em LED – – – •
Iluminação interna na região dos pés – – – •
Insertos decorativos em tecnologia IMD no painel – – • •
Maçanetas externas das porta e carcaças dos espelhos externos na cor do veículo • • • •
Manopla da alavanca do freio de estacionamento em couro – – – •
Manopla da alavanca seletora de câmbio em couro – – • •
Motor 200 TSI – 116/128 cv • • – –
Motor 250 TSI – 150 cv – – • •
Para-choque traseiro com apliques cromados na região inferior – – • •
Pedais com sapatas de alumínio esportivas – – – •
Porta-luvas refrigerado com iluminação – – • •
Porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço – – • •
Rack (estrado) de teto longitudinal na cor preta • • • –
Rack (estrado) de teto longitudinal em acabamento prata anodizado – – – •
Revestimento interno em cor Deep Blue – – • •
Rodas de liga de alumínio 16″ com pneus 205/60R16 • • – –
Rodas de liga de alumínio 17″ com pneus 205/55R17 – – • •
Sistema de áudio  Composition Touch, tela tátil de 6,5″ com APP-Connect, dois alto-falantes adicionais – • • •
Sistema de áudio Media Plus c/ 4 alto-falantes e antena de teto • – – –
Sistema de acesso ao veículo sem chave e partida do motor por botão – – – •
Sistema desliga-liga motor nas paradas (start/stop) – – – •
Suporte para smartphone no painel, removível, e tomada USB para carga – – – •
Sobretapetes em carpete – – – •
Travamento elétrico remoto das portas, porta-malas e portinhola do bocal de abastecimento de combustível • • • •
Vidros das janelas com acionamento elétrico um-toque nas dianteiros • • • •
Volante de direção multifuncional • – – –
Volante de direção multifuncional revestido em couro com borboletas de troca de marchas – • • •
WV Connect – – – •
SEGURANÇA
Alarme antifurto com comando remoto • • • •
Assistente de partida em aclives • • • •
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina • • • •
Câmera de ré – – • •
Controle de estabilidade • • • •
Controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial • • • •
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior • • • •
Faróis de neblina com função luz de curva • • • •
Faróis de neblina com moldura cromada – – – •
Indicador de controle da pressão dos pneus – – • •
Lanternas traseiras em LED • • • •
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED próxima aos faróis de neblina • • • •
Sensores de chuva e crepuscular – – – •
Sensores de obstáculos na dianteira – – • •
Sensores de obstáculos na traseira • • • •
Sistema de frenagem automática pós-colisão – – • •
Sistema de limpeza automática dos discos de freio • • • •
Detector de fadiga do motorista – – – •
OPCIONAIS
Pacote Interative I – câmera traseira, sensores de obstáculos dianteiros, sistema de áudio Composition Touch com tela tátil de 6,5″ e espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay: R$ 1.720 • – – –
Pacote Interative II – câmera traseira, rebatimento elétrico dos retrovisores, sensores de obstáculos dianteiros: R$ 1.590 – • – –
Pacote Design View – bancos em couro Tropix com detalhes na cor marrom Marrakesh e apliques de decorativos no painel na cor bronze Namíbia: R$ 1.950 – – • –
Pacote Exclusive & Interactive – acesso sem chave e partida do motor por botão com chave presencial, rebatimento elétrico dos retrovisores, seletor de modo de condução, sistema de áudio Discover Media com tela tátil de 8″, comando de voz, entrada USB no console central, iluminação ambiente em LED, 4 sobretapetes de carpete: R$ 3.950 – – • –
Pacote Premium – assistente de estacionamento Park Assist 3.0,, faróis em totalmente em LED, sistema de áudio Beats Sound com subwoofer: R$ 6.050 – – • –
Sky View II – faróis e limpadores de para-brisa de acionamento automático e temporizador, retrovisor interno fotocrômico, teto solar panorâmico: R$ 4.800 – – • –
Sky View – teto solar panorâmico: R$ 4.800 – – – •
Pacote Innovation – quadro de instrumentos combinado digital, seletor de modo de condução, sistema de áudio Discover Media com navegador e tela tátil de 8″, comando de voz, entrada USB no console central: R$ 4.000 – – – •
PacoteTech & Beats – assistente de estacionamento Park Assist 3.0, faróis em LED com luz de rodagem diurna integrada, sistema de áudio Beats Sound com subwoofer: R$ 6.050 – – – •





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