• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

    RENAULT R.S. 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

    RENAULT R.S. 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

identicon por Douglas Mendonça
24/02/2019
em Colunas, DM, Perfume de Carro
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)



O ano era 1988, quando nosso inesquecível tricampeão de Fórmula 1 conquistou seu primeiro título mundial com a vitória sobre Alain Prost no GP do Japão, em Suzuka, no dia 30 de outubro. Um de seus principais patrocinadores e apoiadores, o Banco Nacional, já extinto, resolveu presenteá-lo pelo feito com o recém-lançado e badalado na época Gol GTi. O Banco Nacional optou por comprar o carro diretamente da Volkswagen, e as pessoas envolvidas na escolha do carro que serviria ao campeão resolveram caprichar.

Pode parecer estranho hoje tal presente, mas por aí pode-se aquilatar o impacto do Gol GTi no mercado, o que o veículo significou na época, podendo-se considerá-lo uma joia.

No pátio de carros prontos da fábrica, localizada na cidade paulista de Taubaté, onde se encontra a unidade fabril que na época produzia o Gol “quadrado”, os técnicos procuraram uma carroceria excelente, aquela em que todos os ajustes da armação estavam perfeitos.

Esse carro pronto, aguardando para ser enviado a uma concessionária, foi levado para fábrica-sede em São Bernardo do Campo, mais precisamente à Ala Zero, uma espécie de superoficina na fábrica da Volkswagen responsável pelas revisões dos carros da frota interna e solução dos problemas que a rede de concessionárias não conseguiam resolver. Uma oficina modelo da Volkswagen.

Eles fariam a revisão de entrega e os detalhes de um carro campeão que presentearia outro campeão. Resolveu-se também que o motor e o câmbio seriam substituídos, igualmente montados na linha de produção, mas que, graças a uma montagem mais feliz e com componentes mais adequados, desenvolviam mais potência no caso do motor e menos ruído no caso da transmissão.

Ayrton Senna recebendo seu presente do Banco Nacional, ladeado por seu irmão Leonardo e Christian Schues (Foto: Imprensa VW)

Ronaldo Berg, gerente Assistência Técnica ao Produto da VW na época e responsável pela Ala Zero, onde a revisão de entrega do carro de Senna seria feito, se encarregou de pedir às engenharias de motor e transmissão unidades que se destacaram pelo melhor desempenho. Uma equipe de mecânicos foi destacada para o serviço refinado no carro do campeão.

O esportivo de Senna foi colocado em um elevador, ligeiramente erguido para a retirada das rodas dianteiras, que foram devidamente colocadas no porta-malas, já forrado com papel-manteiga para não sujar. Iniciou-se a retirada do conjunto motor-câmbio original, que seriam substituídos por aqueles outros especialmente escolhidos.

O GTi especial foi então totalmente erguido no elevador para que se completasse a retirada do trem de força original. Nesse momento, quando os mecânicos abaixaram o motor e o câmbio original, momentaneamente, a frente ficou vazia, sem motor e câmbio. O porta-malas estava cheio, com o estepe original mais as duas rodas dianteiras, tudo pesando na extremidade traseira e a frente leve, sem absolutamente nada.

O resultado foi algo surpreendente: o carro girou no ar, em uma espécie de cambalhota aérea, caindo ao chão com as quatro rodas para cima. Um susto tremendo para todos os presentes e, por sorte, não machucou absolutamente ninguém.

O Gol GTi do nosso campeão Ayrton Senna estava totalmente perdido sem que ele, Ayrton, tivesse sequer visto o carro. Mas nem tudo estava acabado, afinal de contas, estávamos dentro da principal unidade de manufatura da fabricante que havia criado e produzia diariamente o famoso esportivo em Taubatpe. O primeiro carro do Ayrton foi dado como perda total; nada podia se aproveitar do carro carinhosamente escolhido.

O processo de escolha de um outro carro foi reiniciado. Na fábrica de Taubaté, escolheu-se um novo GTi de carroceria perfeita, carro também enviado para a Ala Zero. Os mecânicos substituíram o conjunto motor-câmbio originalmente montado no segundo carro por aquele especialmente escolhido pela engenharia. Mas, desta vez, o carro foi amarrado ao elevador para que não cometesse o “suicídio” do primeiro.

Houve a solenidade de entrega do carro no início de 1989, na mesma Ala Zero, com a presença do nosso campeão Ayrton Senna e de representantes da Volkswagen, do Banco Nacional e inclusive de Ronaldo Berg, responsável pela Ala Zero, que me contou os detalhes desse episódio, que hoje faz parte da história de bastidores de nossa indústria automobilística.

Esse Gol GTi ficou com a família de Senna, pelo que apuramos, até 1996, utilizado no dia a dia por Leonardo Senna, irmão do nosso inesquecível campeão. Se você sabe onde se encontra esse carro, conte, porque temos grande curiosidade de saber por onde ele anda. Uma verdadeira parte da história de nossa indústria.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.



Anterior

FORD FECHA FÁBRICA. E AS PEÇAS PARA O FIESTA?

Próximo

T-CROSS, O PRIMEIRO SUVE DA VW DO BRASIL, É LANÇADO

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo

T-CROSS, O PRIMEIRO SUVE DA VW DO BRASIL, É LANÇADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019
Foto: divulgação GM

ONIX SURPREENDE POR EQUIPAMENTOS E PREÇO

05/12/2019

FALECE PIERRE-ALAIN DE SMEDT

04/12/2019
Foto: autora

GPS, GOOGLE MAPS E MUITO PERGUNTAR POR AÍ. BEM-VINDO À BÓSNIA!

04/12/2019

PUBLICIDADE

Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019
Foto: divulgação GM

ONIX SURPREENDE POR EQUIPAMENTOS E PREÇO

05/12/2019

FALECE PIERRE-ALAIN DE SMEDT

04/12/2019
Foto: autora

GPS, GOOGLE MAPS E MUITO PERGUNTAR POR AÍ. BEM-VINDO À BÓSNIA!

04/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE
  •  carrodoleitorAE o Fusca 65 do  pabloaverame transformado pela  trocar com br  Muota classe e nostalgia na  curvaAE
  • Vectra GLS 1996  carrodoleitorAE  joeleffernandes
  • A incr  vel  curvaAE  Tem camiseta na Black Friday l   na  automottivo
  • A  automottivo    a loja oficial do AE   Toda a cole    o AE com descontos  Al  m das outras camisetas premium da  automottivo   AGORA     A HORA  Tem camisetas  curvaAe  autobhan  savethemanuals  savethemanuals  eusouAE  estradadosromeiros

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

Foto: Lucas Vane

Foto: Lucas Vane

por Portuga Tavares
05/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In