• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

    RENAULT R.S. 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

    RENAULT R.S. 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

MERCADO EM JANEIRO, 2019 COMEÇA DENTRO DAS EXPECTATIVAS

identicon por Marco Aurélio Strassen
21/02/2019
em Destaques, MAS, Mercado
Foto: divulgação Ford

Foto: divulgação Ford



 

A indústria automobilística, mais uma vez, tem puxado o crescimento da atividade industrial para cima. Um dos indicadores que consideramos chave para sustentar o crescimento era o crédito. De acordo com o BC, o saldo de crédito às famílias cresceu 8,6% em ’18 e justamente o de aquisição de veículos foi o que puxou o total para cima.

Não obstante, as projeções de crescimento para este ano situam-se entre 10 e 15%, o que seria um valor robusto e similar ao observado no ano passado, trabalhamos para atingir patamares que tivemos em 2008, ou seja entre 2.850mil e 2.900mil autoveículos.

Não é somente o crédito que vem animando os compradores, há uma necessidade natural de renovação da frota e a estabilidade política que deixamos de ter, ao defenestrar da cadeira a doutora Dilma, aos poucos retorna neste novo governo.

Na reunião da Anfavea com a imprensa especializada, no último dia 6, Antônio Megale, presidente da entidade, manteve seu tom otimista com os resultados do mês e apresentou uma projeção de crescimento de 11,3% para veículos leves. Um ano atrás ele mesmo havia apresentado 11,4% de expansão esperada para 2018 e fechamos o ano com quase 14%. Já explicamos aqui, estimativas superiores a 10% são raras em mercados maduros como o nosso, porém é bom lembrar que a capacidade aqui instalada é de cerca de 5 milhões de unidades e o Brasil já comprou 3,8 milhões em 2013.

Janeiro teve um crescimento de 10% sobre mesmo mês do ano passado, nos 22 dias úteis registrou-se uma média de 8.691 licenciamentos/dia de veículos leves. A expansão de caminhões foi de 53%, mas o mercado de pesados está ainda mais longe de seus melhores dias e sua recuperação será lenta também.

Janeiro é mês em que as vendas diretas (PcD incluído) dão um refresco, em dezembro registrara-se 43% dos licenciamentos, mesmo número para o acumulado do ano e no mês que fechou, esse número ficou em 36%. Quem aumentou suas vendas no varejo foram Fiat, GM, VW e Toyota. Aguardemos os demais meses para observar se isso será uma tendência.

Foi noticiado que a receita federal busca formas de conter o avanço das vendas PcD, o país não tem tantos aleijados assim, entre 2013 e 2018 esse modal de vendas cresceu 347%. De uma ideia de beneficiar aqueles que enfrentavam limitações de acesso ao mercado de salários bem pagos por suas condições físicas, o que se notou foi um total desvirtuamento e busca de renúncia tributária para renovar frota em casa. A conta sempre vem para os outros.

RANKING DO MÊS

Chevrolet foi a marca mais vendida novamente, suas vendas foram 7% superiores a janeiro de ’18, com 36.215 emplacamentos. O destaque de crescimento fica por conta da Toyota, 15%, num mercado que cresceu 8,7% e tornou-se a quarta maior marca no mês e 16.396 veículos licenciados. Renault ficou em 5º e distante em 50 unidades apenas e a Ford em 6º, também bastante próxima com 16.250 veículos. Hyundai em 7º, com 14.704. Pouco mais distante, mas o fabricante coreano vem com novidades este ano, não só a renovação profunda de seus carros chefe, o HB20 hatch e sedã, como também uma expansão em suas linhas de montagem, conferindo-lhe maior capacidade produtiva. Esta os vinha castigando ao longo do ano passado, quando não conseguiam entregar o volume que seus compradores queriam. A partir do primeiro trimestre a Hyundai terá sua capacidade ampliada de 180 para 200 mil veículos por ano.

Em rápida conversa com alguns representantes da rede Ford, estes queixaram-se que terão um duro 2019 pela frente por estarem com poucas novidades de impacto.

O Onix deve repetir outro ano em folgada liderança, em janeiro emplacou 18.842 unidades, uma expansão de 17%, ao mesmo tempo em que se notou um recuo nas vendas diretas para 30% (chegou a 44% no ano passado). Seria um sinal a GM buscará reduzir as nada saudáveis vendas a frotistas? Em segundo lugar o Ford Ka, com 8.023 seguido do HB20, com 7.249, Prisma, Polo, o Renegade voltando a figurar entre os 10 primeiros. O compacto Chevrolet deve receber profunda modificação no fim do primeiro semestre, são várias inovações que permitem a GM sonhar em se manter bons anos à frente.

Dois modelos vêm sumindo, o VW up! e o Nissan March, ambos despencando no ranking. O compacto da VW dispensa comentários, coleciona elogios quanto a seu projeto e execução, o motor tricilindro turbo serviu de introdução para seus irmãos maiores, respectivamente Golf e Polo/Virtus e ainda equipará modelos do T-Cross. Recentemente foi noticiado que a VW Europa tampouco planeja sucessores ao up!, mais um caso de estrondoso sucesso de crítica que não encontrou o público necessário para se tornar projeto viável. Já o compacto da Nissan terá pequenas alterações estéticas por aqui, mas não receberá a atualização profunda do resto do mundo. A exemplo do up!, o senhor mercado dita regras e destinos e o Nissan mais bem sucedido aqui é suve.

Nas picapes a Strada mantem-se na ponta, com 4.790 emplacamentos, seguida da Toro, com 4.033, Hilux em 3º, roubando lugar da Saveiro, S10 em 5º, com 2.183 unidades vendidas. O mercado de comerciais leves teve crescimento bastante modesto em janeiro, com 1,7%.

A Fiat também prepara novidades para sua picape compacta, que esbanja vitalidade, mesmo com mais de 20 anos de mercado.

Até mês que vem!

MAS

 

 



Anterior

REFLEXO DA REALIDADE

Próximo

ACREDITE SE QUISER

identicon

Marco Aurélio Strassen

Engenheiro Mecânico pós-graduado em Finanças e Marketing trabalha há vários anos na indústria de autopeças e faz a análise mensal sobre mercado especialmente para o AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: ofluminense.com.br

ACREDITE SE QUISER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019
Foto: divulgação GM

ONIX SURPREENDE POR EQUIPAMENTOS E PREÇO

05/12/2019

FALECE PIERRE-ALAIN DE SMEDT

04/12/2019
Foto: autora

GPS, GOOGLE MAPS E MUITO PERGUNTAR POR AÍ. BEM-VINDO À BÓSNIA!

04/12/2019

PUBLICIDADE

Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019
Foto: divulgação GM

ONIX SURPREENDE POR EQUIPAMENTOS E PREÇO

05/12/2019

FALECE PIERRE-ALAIN DE SMEDT

04/12/2019
Foto: autora

GPS, GOOGLE MAPS E MUITO PERGUNTAR POR AÍ. BEM-VINDO À BÓSNIA!

04/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE
  •  carrodoleitorAE o Fusca 65 do  pabloaverame transformado pela  trocar com br  Muota classe e nostalgia na  curvaAE
  • Vectra GLS 1996  carrodoleitorAE  joeleffernandes
  • A incr  vel  curvaAE  Tem camiseta na Black Friday l   na  automottivo
  • A  automottivo    a loja oficial do AE   Toda a cole    o AE com descontos  Al  m das outras camisetas premium da  automottivo   AGORA     A HORA  Tem camisetas  curvaAe  autobhan  savethemanuals  savethemanuals  eusouAE  estradadosromeiros

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

Foto: Lucas Vane

Foto: Lucas Vane

por Portuga Tavares
05/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In