• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

TRIBUTO AO PERES

Ele foi exceção à regra: um presidente do Contran competente e preocupado com a segurança veicular

identicon por Boris Feldman
19/01/2019
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman






A sucessão de diretores incompetentes à frente do Conselho Nacional de Trânsito teve pelo menos uma exceção: Alfredo Peres da Silva, que dirigiu a entidade normativa do trânsito brasileiro de 2005 a 2010 e que faleceu no domingo passado, dia 13 de janeiro. Nasceu em Corumbá (MS), formou-se em Direito e foi um dos maiores especialistas em trânsito no Brasil. Participou ativamente da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro, publicado em 1997 e vigente desde 22 de janeiro de 1998. Defendia com unhas e dentes a segurança veicular e a educação de trânsito nas escolas. Foi também diretor de inúmeras entidades de transporte de cargas e recebeu várias condecorações em reconhecimento ao seu trabalho no setor.

Como jornalista, eu sempre critiquei a postura do governo federal em relação ao trânsito, à segurança veicular e à legislação. O Peres foi, até hoje, o único a me ligar e retrucar. Trocávamos ideias. E farpas, algumas vezes. Defendia com elegância certas decisões que eu criticava com certa dureza. “No governo não se faz exatamente o que se quer, mas o que é possível” — ele dizia

Um belo dia, recebo uma ligação de sua secretária pedindo uma reserva de data. Dias depois era o Peres na linha, oficializando um convite para uma palestra em Brasília, durante a posse dos novos membros das seis Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Transito. Especialistas que discutiam e analisavam todas as resoluções técnicas do Contran, que, no frigir dos ovos, determinavam as diretrizes básicas do trânsito a serem executadas pelo Denatran e Detrans de cada estado.

“Você enlouqueceu, Peres? Você me conhece e sabe das minhas críticas a estas câmaras temáticas. Que parte dos nossos problemas de trânsito resultam exatamente de suas decisões atabalhoadas!”

“É por isso mesmo que estou te convidando” — retrucou o Peres. “Venha e fale o que você quiser”. Fui. Auditório lotado com centenas de empresários, representantes de entidades de classe, de fábricas de automóveis e equipamentos, lobistas, técnicos de ministérios e funcionários de órgãos de trânsito de todo o país.

Já comecei a palestra afirmando que a responsabilidade de grande parte de feridos e dos 40 mil mortos nos acidentes de trânsito era a incompetência das câmaras temáticas. Fez-se um silêncio ensurdecedor na plateia. Engrenei uma segunda e disse que as câmaras não suportavam as pressões políticas e econômicas do governo, de parlamentares e de empresas do setor. Que muitas de suas decisões significavam faturamento de bilhões de reais ao tornar obrigatório o uso de equipamentos ou a prestação de serviços para dezenas de milhões de veículos e motoristas.

Dei exemplos: a Philips, gigante multinacional, queria ver aprovada a utilização das lâmpadas de xenônio em qualquer veículo. Pressionou as câmaras temáticas com argumentos técnicos distorcidos e interpretando a lei de acordo com sua conveniência. Apesar dos pareceres de que, tecnicamente, se instaladas em automóveis não projetados para seu uso, iriam ofuscar outros motoristas e provocar acidentes.

Citei outros absurdos decididos pelas câmaras como a exceção à obrigatoriedade de se transportar crianças no banco traseiro em picapes ou esportivos que só contavam com o dianteiro. As fábricas de automóveis pressionaram também durante muito anos para que o Contran não exigisse o apoio de cabeça e cinto retrátil no centro do banco traseiro. Um custo adicional para a fábrica, apesar de ser óbvio que o quinto passageiro tivesse direito à mesma proteção que os outros quatro. Critiquei a permissão do transporte — assassino — de boias-frias nas carrocerias de caminhões. E que a posse de novos membros poderia significar um divisor de águas no nosso triste recorde mundial de mortos no trânsito.

Ao final, os aplausos foram muito pouco entusiásticos. Em compensação, recebi um forte abraço do Alfredo Peres e nossa amizade fortalecida desde então. O Contran nunca mais foi o mesmo depois dele.

 

Um grande brasileiro

Sua rica vida profissional bem mostra o valor de Alfredo Peres da Silva: diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran e presidente do Contran no período de 2005/2010. Formado em Direito com especialização em Direito Municipal. Administrador de empresas e empresário atuou no setor de trânsito e transportes há mais de 30 anos. Foi ainda, por dois triênios, ministro suplente do Tribunal Superior do Trabalho – TST e juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Membro da Comissão, criada pelo Presidente da República em 1991, que elaborou o anteprojeto do Código de Trânsito Brasileiro. Foi membro das Câmaras Temáticas de Assuntos Veiculares e Habilitação do Contran de 2000 a 2005. Diretor-executivo da Associação Nacional de Transporte de Cargas – NTC por 28 anos. Foi também, vice-presidente Executivo da Seção de Cargas da Confederação Nacional do Transporte – CNT e diretor da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas – Fenatac, e vice-presidente Regional da NTC & Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Atualmente era presidente da Associação das Administradoras de Meios de Pagamento Eletrônico de Frete – Ampef.

Suas condecorações também dizem o tipo de pessoa que era:

Ordem Do Rio Branco – Grau Comendador – Presidência da República;
Ordem Do Mérito Militar -Grau Comendador – Presidência da República;

Ordem Do Mérito Dom Bosco – Grau de Grande Cruz – Tribunal Regional Do Trabalho 10ª. Região;
Ordem Do Mérito Judiciário Militar – Superior Tribunal Militar – STM;
Ordem Do Mérito Mauá – Ministro dos Transportes;
Medalha De Mérito Legislativo – Câmara Dos Deputados;
Medalha Tiradentes – Governador Do Distrito Federal;
Medalha De Mérito Pela Valorização Da Vida – Conselho Nacional Antidrogas;
Medalha De Mérito Jk – Confederação Nacional dos Transportes;
Medalha Do Mérito Rodoviário – NTC & Logística;
Medalha De Mérito – Polícia Rodoviária Federal;

O Brasil precisa de mais gente como o Peres….

BF

Foto> portalntc.org.br

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

MERCADO, UM DEZEMBRO SEM 13º?

Próximo

LE-JETRONIC, A INJEÇÃO ELETRÔNICA USADA PELA VW, GM, FORD E FIAT

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

LE-JETRONIC, A INJEÇÃO ELETRÔNICA USADA PELA VW, GM, FORD E FIAT

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In