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Home Matérias Análises

TRABALHO COM LAZER

Se trabalhar com o que se gosta já é bom, imagine trabalhar com lazer incluído.

identicon por Carlos Meccia
16/01/2019
em Análises, CM, História, Tecnologia






O engenheiro de desenvolvimento é responsável pela interação dos atributos funcionais do veiculo, requerendo o seu envolvimento com o projeto, testes e avaliações, tanto em campo de provas quanto nas ruas e estradas, analisando as varias situações reais que o consumidor vai se deparar.  Para tal, requer do profissional um amplo conhecimento interativo do produto, discernimento e disponibilidade para viagens tanto no Brasil quanto no exterior.

Os atributos funcionais indicam os sistemas que independentemente interagem entre si, indicando o melhor caminho para que o consumidor fique satisfeito. Cada atributo, explicitado em seus detalhes, daria para escrever um compêndio:

  1. Conforto de rodagem
  2. Direção
  3. Estabilidade
  4. Ruído do conjunto motriz
  5. Ruído de componentes eletromecânicos
  6. Ruído de vento e de rolagem
  7. Freios
  8. Sensação de desempenho
  9. Dirigibilidade
  10. Câmbio
  11. Controle climático
  12. Bancos e cintos de segurança
  13. Visibilidade e espaço interno
  14. Controles funcionais
  15. Sistemas de entretenimento
  16. Manutenção
  17. Iluminação

Todos os atributos passam pelo crivo da engenharia, em termos de testes, medições, análises virtuais e avaliações veiculares, esta ultima gerando viagens representativas dos ambientes vários que o consumidor irá se defrontar com seu veículo.

A percepção do consumidor é fundamental quando se fala em DNA da marca, por exemplo, a Ford sempre se destacou pelo acabamento interno e conforto, a VW em durabilidade geral, a GM em termos de equilíbrio entre os atributos sem grandes destaques individuais, etc. Ruídos espúrios sempre geram insatisfação e veículos silenciosos são normalmente elogiados.

Ford Del Rey, exemplo de requinte e conforto

Falando em conjunto motriz, os motores são calibrados inicialmente em dinamômetros que levantam mapas de torque, potência e consumo específico em função das rotações e cargas, desde a marcha-lenta até a rotação máxima especificada do motor. A calibração em veículo é feita em campos de provas e/ou em ambientes externos, ao nível do mar, em altitudes, em baixas e altas temperaturas/umidade relativa do ar, etc.

Mapa de consumo específico e carga

Lembro-me nos idos de 1982, eu e mais dois engenheiros, em viagem a Campos do Jordão-SP, em pleno inverno, para avaliações de dirigibilidade do Escort em clima frio e em altitude, como parte do trabalho de desenvolvimento do veículo para o Brasil.

A cidade de Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira a 1.630 m de altitude, tendo o seu ponto mais alto, o Pico do Itapeva a 2030 m e no inverno, sua temperatura ambiente chega fácil a 0 °C.

A altitude afeta o rendimento do veiculo pela perda de potência. Para motores aspirados, a 1.000 m, a redução é de 10%; a 2.000 m, a queda atinge 23%; em 2.500m, chega a 31%. No Pico do Itapeva o motor estaria com 23% a menos de potencia com relação a seu valor ao nível do mar.

Pico Itapeva em Campos do Jordão-SP

A estrutura da dirigibilidade inclui os seguintes pontos:

– Facilidade na partida do motor, tempo para funcionar e qualidade sonora
– Marcha-lenta, estabilidade e retorno à rotação especificada
– Suavidade nas mudanças de marcha, facilidade de concatenar o acionamento da embreagem e o acelerador durante as trocas
– Desempenho em velocidades estabilizadas na estrada e em tráfego anda e para, nas cidades- Respostas ao movimento do pedal do acelerador em todo o seu curso, acelerações e desacelerações, com progressividade
– Respostas em regime máximo do motor em várias cargas
– Facilidade de partir em rampas, considerando a modulação da embreagem e a redução do câmbio

Basicamente podemos resumir que a sensação de perda de torque/potência está intimamente ligada a efeitos observados de descontinuidades de calibração do motor.

A dirigibilidade se relaciona com a qualidade do motor em termos de gerenciamento da mistura ar-combustível e tempo de injeção e ignição. As avaliações são efetuadas na condição de motor frio e motor quente, nas diversas condições ambientais de temperatura, pressão e umidade relativa do ar.

Os principais focos são os seguintes: facilidade de partida do motor a frio e a quente, estabilidade de marcha lenta, dirigibilidade em trafego anda e para, dirigibilidade na estrada, freio motor, progressividade em acelerações e desacelerações, tempo de reação em varias posições do pedal do acelerador etc.

Avaliamos o Escort com o motor CHT 1,6 comparativamente ao original CVH 1.6, gasolina com 10% de álcool e com grata surpresa, o CHT se comportou bem, tanto em desempenho quanto em dirigibilidade.

Escort com motor CVH 1.6 original europeu

Em outra viagem de avaliação, fomos com os dois Escort para a cidade de Teresina no Piauí, na condição de praticamente ao nível do mar (75 m de altitude) e temperaturas acima de 30 °C, repetindo todos os pontos de dirigibilidade da viagem anterior.

Teresina, cidade muito bonita e contrastante com o sertão do Piauí

Na realidade o motor CHT, mesmo de concepção antiga, foi a abertura para que a Ford do Brasil fosse considerada centro de criação de produtos mundiais,  graças ao programa brasileiro de exportação do Escort CHT para os países nórdicos, principalmente para a Finlândia. Este fato foi importante para justificar mais investimentos para o Campo de Provas de Tatuí e para toda a engenharia. Várias avaliações foram feitas também na Finlândia, incluindo o comportamento das borrachas, liquido de arrefecimento, óleo do motor, graxas e lubrificantes em geral em temperaturas bem abaixo de zero, podendo chegar a 20 °C negativos. Eu, infelizmente não estava lá.

Ford Escort em avaliação de inverno na Finlandia

Imagine para quem gosta de dirigir como nós, autoentusiastas, conhecendo novas paragens e trabalhando com prazer. Realmente não tem preço.

CM

Créditos de fotos e imagens: youtube, autocar, naturam, diariodoturismo, google





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identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

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